ANÁLISE SENSORIAL DO ATRIBUTO ESPUMA DO XAMPU ARTESANAL FITOTERÁPICO DE MELÃO – LINHA PET – ANIMAL DE ESTIMAÇÃO (CÃO E GATO)

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Oliveira, Z.L. (UFPE) ; Oliveira, Z.L. (UFPE)

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar sensorialmente a aceitabilidade do xampu artesanal fitoterápico de melão da linha pet – animal de estimação (cão e gato), com indicações: irritação da pele, sarna e pulga; manipulado pela Apasca (Associação dos Produtores de Serra Capoeira), localizada no município de Orobó, Agreste PE. Utilizando o teste afetivo – teste de aceitação por escala hedônica de 9 a 6 (aceitação); a escala 5 (ponto de equilíbrio) e a escala 4 a 1 (rejeição). Aplicada para 40 animais. Aceitação ocorreu com bastante significância com 100% para o atributo espuma. A presente pesquisa comprovou a aceitabilidade e eficiência no combate a irritação da pele, sarna e pulga, do produto pesquisado, proporcionando o fortalecimento de novos produtos naturais pet para cães e gatos

Palavras chaves

atributo espuma; Xampu artesanal; Produto fitoterápico

Introdução

O papel mais importante dos produtos naturais se dão pela capacidade de solucionar problemas antimicrobianos. A utilização das plantas pela medicina popular vem sendo utilizado na medicina veterinária obtendo alguns êxitos (SILVA et al., 2003). Momordica charantia Linn. (Melão de São Caetano) pertencente à família das Cucurbitáceas, planta herbácea rasteira, apresenta muitos ramos, flores amarelo-pálidas ou brancas. As partes da planta mais utilizadas pela medicina popular são principalmente as folhas e em menor medida os talos e os frutos. O extrato preparado nas formas aquosas e etanóica apresentam também ação antibacteriana, antifúngica, antielmíntica (PEREIRA et al., 2006). Xampu são produtos que se destinam à limpeza e consequentemente higiene e embelezamento dos cabelos e couro cabeludo (Motta, 2007). A análise sensorial é realizada em função das respostas transmitidas pelos indivíduos às várias sensações que se originam de reações fisiológicas e são resultantes de certos estímulos, gerando a interpretação das propriedades intrínsecas aos produtos. Com o teste de afetivo (teste da escala hedônica), o indivíduo expressa o grau de gostar ou de desgostar de um determinado produto, de forma globalizada ou em relação a um atributo específico (Instituto Adolfo Lutz, 2008).

Material e métodos

Esta pesquisa foi realizada na região metropolitana da cidade de Recife - PE. Utilizando o teste afetivo – teste de aceitação por escala hedônica (9 – gostei extremamente, 8 - Gostei moderadamente, 7 - Gostei regularmente, 6 - Gostei ligeiramente, 5 - Não gostei, nem desgostei, 4 - Desgostei ligeiramente, 3 - Desgostei regularmente, 2 - Desgostei moderadamente e 1- desgostei extremamente), adaptação da ficha 13 – Modelo de escala hedônica (estruturada verbal, numérica, bipolar, nove pontos), Instituto Adolfo Lutz, 2008. O teste afetivo (teste de aceitação) do xampu artesanal fitoterápico de melão da linha pet – animal de estimação (cão e gato), com indicações: irritação da pele, sarna e pulga; manipulado pela Apasca (Associação dos produtores de serra capoeira), localizada no município de Orobó, Agreste Pernambucano. Com objetivo de avaliar o atributo espuma. Após o uso no animal, avaliação ocorreu globalmente segundo o grau de gostar ou desgostar para 40 animais entre cães e gatos. Foi feito o monitoramento do pH (phmetro - ph meter model-phs-3btphtek/uteche). A análise foi realizada em triplicatas de acordo com o método descrito no Instituto Adolfo Lutz, (2008).

Resultado e discussão

Avaliação da análise sensorial do atributo espuma do xampu de melão – linha pet – animal de estimação (cão e gato), aplicada para 40 animais entre cães e gatos. Na escala hedônica de 9 a 6 (aceitação); a escala 5 (ponto de equilíbrio – não gostei, nem desgostei) e a escala 4 a 1 (rejeição). Para o atributo espuma: a aceitação [escalas: 9- gostei extremamente (45%); 8- Gostei moderadamente (40%); 7- Gostei regularmente (5%); 6 - Gostei ligeiramente (0%); 5 - Não gostei, nem desgostei (12,5%) e as escalas: 4 a 1 (0%)]. Aceitação ocorreu com bastante significância com 100% para o atributo espuma (Tabela 1). O pH 6,5 a 25º C. Resultado similar ocorreu na analise sensorial do sabonete líquido com digluconato de clorexidina, O painel sensorial foi composto por 30 elementos, com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos. Para a análise sensorial foram preparadas duas amostras: o sabonete controlo (S01N), com a mesma constituição mas sem o vinho do Porto, e a amostra S03P, o sabonete com a adição de 5 ml de vinho do Porto (o Bem-Haja), desta forma, os resultados da análise sensorial mostraram-se satisfatórios, pois em praticamente todos os parâmetros avaliados a amostra S03P (sabonete Bem-Haja) foi melhor classificada, apenas com exceção da cor em que a pontuação foi igual em ambas as amostras. (Higioka e Barzotto, 2013).

Tabela

TABELA 1: Resultados da Analise Sensorial do Atributo Espuma

Conclusões

Aceitação ocorreu com bastante significância com 100% para o atributo espuma. A aceitação - escalas: 9- 45%%; 8- 40%; 7- 5% 6- 0%; 5- 12,5% e escalas: 4 a 1 (0%). Com um pH próximo da faixa neutra, dando uma estabilidade ao produto. A presente pesquisa comprovou a aceitabilidade e eficiência no combate a irritação da pele, sarna e pulga, do produto pesquisado, proporcionando o fortalecimento de novo produtos naturais pet para cães e gatos.

Agradecimentos

À DEUS, Apasca (Associação dos Produtores de Serra Capoeira) e Programa de Pós- Graduação em Engenharia Química e Engenharia Civil (UFPE).

Referências

Higioka, A. S.; Barzotto, I. L. M. Desenvolvimento e controle físico-químico de sabonete líquido com digluconato de clorexidina. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicad. 34(4):537-543, ISSN 1808-4532, 2013.
INSTITUTO ADOLFO LUTZ (São Paulo). Métodos físico-químicos para análise de alimentos /coordenadores Odair Zenebon, NeusSadoccoPascuet e Paulo Tiglea -- São Paulo: Instituto Adolfo Lutz, 2008
MOTTA, F. R. O. Fabricação de produtos de higiene pessoal. Dossiê Técnico Redetec Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro maio 2007.
PEREIRA, L. F. Efeito antimicrobiano dos extratos de momordica charanha linn. e psidium Gecajava Linn. Isolados e em associação sobre linhagens de staphylococcus aureus. In: Anais do XIV encontro de iniciação científica da UFPB, 2006.
SILVA, M. A. R; PEIXOTO, M. H. P; PEREIRA, J.V; HIGINO, J. S; FREITAS, D. B; SIQUEIRA-JÚNIOR, J. P; PEREIRA, M. S. V. Influencia do extrato da româ (Punica granatum Linn.) sobre plasmídeos nos processos de cura e transmissibilidade genética em Staphylococcus aureus de origem bovina. In: Congresso Brasileiro de Genética, Gramado, 2003.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ