Óleo essencial de Tetragastris catuaba (Burseraceae) como deterrente de oviposição de fêmeas grávidas de Aedes aegypti L.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Silva, R.C.S. (UFPE) ; Rocha, S.K.L. (UFPE) ; Silva, A.G. (UFPE) ; Navarro, D.M.A.F. (UFPE) ; Machado, G. (CETENE)

Resumo

O presente trabalho objetivou avaliar a atividade deterrente de oviposição do óleo essencial de Tetragastris catuaba frente Aedes aegypti. Dessa forma, foi realizada a extração do óleo essencial através da técnica de hidrodestilação e a caracterização química através de cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Para os testes de atividade biológica foram utilizadas fêmeas grávidas de A. aegypti, postas em gaiolas de bioensaio contendo um recipiente com a solução teste e outro contendo a solução controle dispostos em lados opostos da gaiola. Os resultados obtidos evidenciaram o α-terpinoleno e o trans-cariofileno, como compostos majoritários do óleo essencial, bem como uma forte atividade deterrente da oviposição (p<0.000) de A. aegypti.

Palavras chaves

Óleo essencial; Tetragastris catuaba; Aedes aegypti

Introdução

O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor de doenças virais como a febre amarela, dengue e febre chinkungunya (POWELL; TABACHNICK, 2013). As fêmeas do mosquito são as principais envolvidas na disseminação do vírus através da picada e da propagação da espécie pela deposição de ovos em diversos sítios. O controle do mosquito tem sido feito principalmente através de inseticidas químicos, como organofosforados e piretróides, porém diversos trabalhos na literatura relatam a atividade biológica de óleos essenciais no combate às larvas de A. aegypti (DIAS; MORAES, 2014), além da atividade de deterrência de oviposição (PRAJAPATI et al., 2005), porém esta ultima é descrita em menor proporção. A família Burseraceae possui cerca de 20 gêneros e 500 espécies, ocorrendo no Brasil aproximadamente de 60 espécies (SOUZA; LORENZZI, 2008). Uma de suas características diagnósticas é o forte aroma exalado de suas folhas e cascas, devido a produção de óleos essenciais e resinas. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou avaliar a atividade deterrente de oviposição do óleo essencial de Tetragastris catuaba, uma espécie pertencente à família Burseraceae, frente fêmeas grávidas de Aedes aegypti.

Material e métodos

O material vegetal foi coletado e cerca de 220g de folhas de T. catuaba foram submetidas ao processo de hidrodestilação, durante quatro horas, para obtenção do óleo essencial. O óleo essencial recém-coletado foi tratado com sulfato de sódio anidro para retirada da água remanescente. Em seguida uma solução hexânica do óleo foi preparada para injeção em um cromatógrafo gasoso acoplado a um espectrômetro de massas (GC/EM). Para realização da caracterização dos constituintes químicos do óleo, os espectros obtidos através de CG/EM foram comparados com dados encontrados na literatura (ADAMS, 2007). Para realização do ensaio biológico, foram utilizadas 10 fêmeas grávidas de A. aegypti após o terceiro dia do repasto sanguíneo, tempo necessário para maturação dos seus ovos. As fêmeas foram transferidas para uma gaiola de bioensaio medindo 30 cm × 21 cm × 30 cm. Dois recipientes contendo papel de filtro como substrato para oviposição foram colocados em lados opostos da gaiola, um contendo a solução de teste e o outro contendo a solução controle. A solução de teste foi preparada utilizando-se 0,02g de óleo essencial diluído em 1.4 mL de DMSO mais três gotas de Tween 80 (utilizados como co-solventes para obtenção de uma solução homogênea), completando-se a solução até um volume final de 200 mL, para obtenção de uma concentração de 100 ppm. A solução controle foi preparada utilizando-se apenas o DMSO mais Tween 80 e água, nas mesmas condições descritas acima. O experimento foi repetido oito vezes. Os resultados foram obtidos através da contagem do número de ovos depositados em cada recipiente e a análise estatística foi aplicada através do Teste-t Student, no qual valores de p<0,05 foram considerados para representar diferenças significativas entre os tratamento.

Resultado e discussão

A extração do óleo essencial de T. catuaba apresentou um rendimento de 0.07%. Através das análises cromatográficas foi possível observar a presença de 58 compostos, sendo o α-terpinoleno e o trans-cariofileno os compostos majoritários, correspondendo a 28,2% e 14,6% do total de constituintes do óleo essencial. Os testes de atividade biológica revelaram que o óleo essencial de T. catuaba induz uma forte deterrência de oviposição (p<0.000) de A. aegypti, impedindo que aproximadamente 81,7 ± 5 % dos ovos fossem colocados nos recipientes contendo a solução do óleo essencial. Prajapati e colaboradores (2005) avaliaram a atividade deterrente de oviposição do óleo essencial de diversas plantas, relatando a melhor atividade para Cinnamomum zeylanicum, o qual reduziu em 50% o número de ovos deixados no recipiente de teste na concentração de 33.5 ppm. Este trabalho corrobora com os resultados encontrados no presente estudo, indicando a potencialidade dos óleos essenciais na deterrência de oviposição por mosquitos importantes para saúde pública.

Conclusões

Os resultados obtidos indicam que o óleo essencial de T. catuaba pode se tornar uma alternativa ao controle de A. aegypti impedindo que seus ovos sejam colocados em sítios que sejam potencialmente classificados como áreas favoráveis à oviposição de fêmeas do mosquito.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, a UFPE, a FACEPE, ao CNPq e a CAPES.

Referências

ADAMS, R.P. Identification of Essential Oil Components by Gas Chromatography/Mass Spectrometry. Allured Publishing Co., Carol Stream, IL. Quarta edição, 2009.

DIAS, C. N.; MORAES, D. F. C. Essential oil and their compounds as Aedes aegypti L. (Diptera: Culicidae) larvicides: review. Parasitology Research. Volume 113, 565-592, 2014.

POWELL, J. R.; TABACHNICK, W. J. History of domestication and spread of Aedes aegypti – A Review. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Volume 108, 11-17, 2013.

PRAJAPATI, V.; TRIPATHI, A. K.; AGGARWAL, K. K.; KHANUJA, S. P. S. Insecticidal, repellent and oviposition-deterrent activity of selected essential oils against Anopheles stephensi, Aedes aegypti, and Culex quinquefasciatus. Bioresource technology. Volume 96, 1749-1757, 2005.

SOUZA, V. C.; LORENZI, H. Botânica Sistemática: Guia ilustrado para identificação das famílias de Fanerógamas nativas e exóticas no Brasil, baseado em APG II. Instituto Plantarum. Segunda edição, pp. 478, 2008.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ