HIDROMENCLATURA: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO LÚDICO

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Química Orgânica

Autores

Alves, N.N. (IF SERTÃO) ; Silva, C.M. (IF SERTÃO) ; Augusto Filha, V.L.S. (IF SERTÃO) ; Figueirôa, J.A. (IF SERTÃO) ; Candido, R.A. (IF SERTÃO) ; Sá, C.L.S.G. (IF SERTÃO)

Resumo

Os jogos didáticos vêm sendo ao longo das décadas cada vez mais utilizados no ensino de química, por ser uma ferramenta que facilita e proporciona ao educando o desenvolvimento de aprendizagem através de interação. Nessa perspectiva este trabalho titulado como HIDROMENCLATURA: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO LÚDICO foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Floresta, sendo aplicado turma de EJA, com objetivo de aplicação do lúdico e revisão do conteúdo de hidrocarbonetos e seus grupos funcionais.

Palavras chaves

Química ; Hidrocarbonetos ; Ensino aprendizagem

Introdução

Os jogos didáticos vêm sendo ao longo das décadas cada vez mais utilizados no ensino de química, por ser uma ferramenta que facilita e proporciona ao educando o desenvolvimento de aprendizagem através de interação. Segundo Prensky (2001), “em geral, tais jogos são desenvolvidos em ambientes educacionais para serem utilizados como complemento às aulas de determinados assuntos. São desenvolvidos para terem, além do fundamento educacional, elementos relativos aos jogos como contexto, objetivos, regras, feedback, competição e interação”. Dentro desse contexto o professor deve desenvolver e introduzir metodologias significativas que venham a se tornar eficaz no ensino aprendizado do aluno. Ressalta Soares (2008), “jogo é o resultado de interações linguísticas diversas em termos de características e ações lúdicas, ou seja, atividades lúdicas que implicam no prazer, no divertimento, na liberdade e na voluntariedade, que contenham um sistema de regras claras e explícitas e que tenham um lugar delimitado onde possa agir”. Complementa Lopes (2001), que “é muito mais eficiente aprender por meio de jogos, sendo válidos para todas as idades, desde a infância à fase adulta”. Nessa perspectiva este trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID, sendo aplicado turma de EJA, com objetivo de aplicação do lúdico e revisão do conteúdo de hidrocarbonetos e seus grupos funcionais.

Material e métodos

O presente trabalho foi vivenciado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano campus Floresta em uma turma de EJA. De inicio foi ministrado o conteúdo dos hidrocarbonetos e posteriormente, as funções oxigenadas: álcoois, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos. O lúdico “Hidromenclatura” continha 20 perguntas, onde 10 eram estruturas e 10 nome dos compostos e 20 envelopes que correspondiam a cada pergunta, nos mesmo continham 2 dicas Referentes às estruturas e aos nomes dos compostos. Cada pergunta tem o valor de 10 pontos, se acertada. A turma foi organizada em duas equipes. Cada equipe tinha o tempo de 2 minutos para responder a pergunta sorteada. Era permitida a “santa ajuda”, ou seja, eram disponibilizadas as equipes envelopes com dicas sobre a resposta da pergunta sorteada. Caso esse recurso fosse solicitado o valor da pergunta dacairia para 5 pontos, caso respondida corretamente. Ao final da atividade, a equipe vencedora da partida era a que apresentava maior quantidade de pontos no placar.

Resultado e discussão

O lúdico Hidromenclatura foi aplicado em uma turma de EJA por bolsistas PIBID. As perguntas formuladas focaram a nomenclatura de cadeias simples e ramificadas de hidrocarbonetos e funções oxigenadas, sendo que o grau de dificuldade das cadeias aumentava com o decorrer da aplicação da atividade. Os alunos dispunham de material (papel e caneta) para a construção das cadeias propostas e a participação em equipe foi um fator crucial para que as equipes atingissem o objetivo do jogo. Notamos que, com o decorrer da aplicação do jogo, a construção do conhecimento se sobrepôs a competição, pois a interação e a concentração da equipe foram se tornando cada vez mais evidente. Com o intuito de avaliar a contribuição do jogo na construção do conhecimento, foi aplicado um exercício, no qual continha perguntas e compostos relacionados com a atividade aplicada. Tivemos como resultado que os alunos apresentaram 87% de acertos nas questões, demonstrando que a aplicação desta atividade contribuiu significativamente no processo de ensino e aprendizagens dos alunos; e ainda no desenvolvimento significativo das aulas e avaliações. Ainda, podemos perceber a importância do lúdico para o aprendizado do conteúdo de química por intermédio da aplicação da atividade lúdica.

Conclusões

O lúdico aplicado contribuiu para o ensino a aprendizado dos educandos no ensino de química, possibilitando a interação entre os mesmos, o desenvolvimento de trabalho em equipe, a contextualização dentre outros aspectos. Os objetivos traçados foram alcançados e desta maneira a atividade lúdica tornou-se construtiva e eficaz. Desta forma, podemos concluir que esta atividade mostra-se como um instrumento auxiliador em sala de aula para o professor, facilitando no desenvolvimento das atividades.

Agradecimentos

Ao IF Sertão Pernambucano Campus Floresta e ao PIBID pelas oportunidades de crescimento acadêmico.

Referências

LOPES, M. G. Jogos na Educação: criar, fazer e jogar. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PRENSKY, M. Digital Game-Based Learning. New York, McGraw-Hill, 2001.
SOARES, M.H.F.B. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: teoria, métodos e aplicações. 2008.

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