DETERMINAÇÃO DE MINERAIS EM BEBIDAS LÁCTEAS FERMENTADAS ADICIONADAS DE EXTRATO DE QUIRERA DE ARROZ

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Alimentos

Autores

Boêno, J.A. (IF GOIANO CÂMPUS MORRINHOS) ; Santos, J.R. (IF GOIANO CÂMPUS MORRINHOS) ; Oliveira, N.R. (IF GOIANO CÂMPUS MORRINHOS) ; Oliveira, C.F.D. (UFG) ; Gonçalves, J.M. (IF GOIANO CÂMPUS URUTAÍ) ; Tomé, A.C. (IF GOIANO CÂMPUS MORRINHOS)

Resumo

Desenvolveu-se bebidas lácteas fermentadas adicionadas de extrato de quirera de arroz (EA) e determinou-se os teores de minerais nas bebidas recém processadas. Utilizou-se leite pasteurizado, soro lácteo (SL), sacarose e cultura láctea. A elaboração das bebidas foi conforme (Vieira; Lourenço Júnior, 2005) com adaptações. Utilizou-se o DIC, com fatorial (3x2), ou seja, (15, 25 e 35%) de EA e (30 e 50%) de SL, com 2 repetições, utilizando- se ANOVA e Tukey, em 5%. As bebidas apresentaram valores consideráveis de P, Mg, Zn e Cu. O teor de K, foi próximo ou superior a literatura e o Na foi baixo. Não detectaram-se Fe e Mn. Considerando os minerais nas bebidas, sugere-se que elas poderiam ser consideradas como alternativa alimentar para o aproveitamento das propriedades nutricionais do EA e SL.

Palavras chaves

Extratos vegetais; Aproveitamento de produto; Soro lácteo

Introdução

O desenvolvimento de produtos utilizando o soro lácteo é bastante promissor, pois as bebidas contendo soro, em destaque as bebidas lácteas fermentadas, são uma realidade no mercado brasileiro, porque já representam 25 % do mercado total de iogurtes no país (Pflazer et al., 2010). Por isso, a indústria deve buscar uma diferenciação de mercado, incluindo o aumento no uso de ingredientes exóticos e inovadores. Misturas de base láctea com extratos vegetais quando submetidas à fermentação produzem bebidas lácteas com melhores propriedades texturais, sensoriais e nutricionais; reduzem fatores antinutricionais pela hidrólise de proteínas e formação de peptídeos (Siqueira et al. 2013). Considerando que o soro lácteo e a quirera de arroz é um coproduto industrial (muitas vezes considerados resíduo), pouco explorado, com grandes vantagens nutricionais e funcionais, e que a busca de alternativas para o aproveitamento desses nutrientes pode reduzir gastos com tratamentos de resíduos e aumento da receita, pretendeu-se desenvolver bebida láctea fermentada diferenciada, a base de soro lácteo e quirera de arroz que fosse possível ser consumida por indivíduos com intolerância a lactose e por doentes celíacos, por usar reduzido teor de leite e um cereal que não contém glúten. Teve-se como objetivo elaborar bebida láctea fermentada, aproveitando subprodutos do processamento do queijo e do arroz, além de realizar determinações dos teores de macro elementos (Na, K, P e Mg) e micro elementos (Fe, Mn, Zn e Cu) nas bebidas recém processadas.

Material e métodos

A elaboração das bebidas lácteas fermentadas e as determinações dos macro e micro elementos foram realizadas nos Laboratórios dos Institutos Federal Goiano Câmpus Morrinhos (Morrinhos-GO) e Câmpus Urutaí (Urutaí-GO). Utilizou-se na preparação das formulações, leite integral pasteurizado, soro de queijo Minas Frescal (SL), extrato de quirera de arroz por cocção em micro-ondas (EA), 10 g (100 g)-1 de sacarose e 2,5 g (100 g) -1 de cultura láctea e 0,3 g (100 g)-1. O EA foi obtido triturando a quirera de arroz em liquidificador industrial, em proporção de cinco partes de água por uma parte de arroz (5:1 v/m), seguido de aquecimento em forno micro-ondas, na potência alta, 1000 W, até a amostra atingir a temperatura de 85°C. O extrato cozido foi batido em liquidificador por 2 min até a obtenção de uma consistência cremosa. O tratamento térmico, a fermentação e o processo para obtenção das bebidas lácteas se deram conforme Robinson et al. (2006). O delineamento experimental adotado para as análises foi o inteiramente casualizado (DIC), sendo um fatorial (3x2), ou seja, três concentrações do extrato da farinha de arroz (15, 25 e 35%) e duas concentrações diferentes de substituição do leite por soro na base láctea (30 e 50%) e duas repetições em todos os tratamentos. Utilizou-se ANOVA e teste de Tukey ao nível de 5%. Foram analisados nas bebidas lácteas fermentadas recém processadas, os macros elementos: Sódio (Na), Potássio (K), Fósforo (P) e Magnésio (Mg) e os micros elementos: Ferro (Fe), Manganês (Mn), Zinco (Zn) e Cobre (Cu), segundo IN n° 28 (BRASIL, 2007). A leitura dos valores de P, Mg, Fe, Mn, Zn e Cu foram realizadas no espectrofotômetro de absorção atômica (Perkin Elmer, modelo 5100 PC, Waltham, MA, EUA) e para Na e K foi utilizado o fotômetro de chamas (Corning 400, Cambridge, United Kingdom). A concentração dos minerais foi comparada com a ingestão diária recomendada (IDR) para adultos da RDC 269 de 22/09/05 (BRASIL, 2005).

Resultado e discussão

Na tabela 1 estão os resultados da determinação de minerais nas bebidas lácteas fermentadas elaboradas com adição de extrato de farinha de arroz. A agregação do extrato de quirera de arroz às bebidas lácteas fermentadas forneceu valores consideráveis de Mg, Zn, K, P e Cu, ou seja, valores próximos ou superiores aos encontrados por NEPA - UNICAMP (2006) que foi de (9; 0,2; 62, 63, 0,02 mg (100 g)-1) para Mg, Zn, K, P e Cu respectivamente,em bebida láctea sabor pêssego. As concentrações desses minerais correspondem entre 4, 67 a 7,07 % do IDR para Mg, entre 2,57 a 7,57 do IDR para Zn, entre 4,7 a 9,25% para P e entre 28,88 a 53,3% de Cu. Em relação ao teor de K, Tarantola & Wujastyk (2009) encontrou 15 e 200 mg (100 g)-1 de K em bebidas comerciais à base de arroz, valor similar ao entrado neste trabalho. Já quanto ao teor de Na foram encontradas baixas concentrações nas bebidas. As concentrações desses minerais correspondem entre 0,69 a 1,30% do valor diário referência (VDR) de Na (BRASIL, 2003). Segundo a Portaria SVS/MS n° 27/1998 (BRASIL, 1998), as bebidas elaboradas no presente estudo podem ser consideradas com baixo teor de Na, por possuírem em sua composição valor inferior a 120 mg (100 g)-1 ou (100 mL)-1. Este resultado vai ao encontro do acordo voluntário para reduzir o teor de sódio dos produtos industrializados, realizado entre o Ministério da Saúde e associações que representam as empresas da indústria alimentícia no Brasil que prevê a redução do ingrediente nos laticínios, embutidos e refeições prontas (BRASIL, 2013). Não foram encontrados teores de Fe e Mn nas bebidas elaboradas, corroborando com o estudo de NEPA- UNICAMP (2006) em bebida láctea sabor pêssego que encontrou apenas traços para esses dois minerais.

Tabela 1 - Determinação de minerais nas bebidas lácteas fermentadas



Conclusões

As bebidas lácteas fermentadas adicionadas de extrato de quirera de arroz apresentaram consideráveis valores dos macro elementos fósforo e magnésio, e dos micro elementos zinco e cobre. O teor de potássio, foi próximo ou superiores a outras bebidas lácteas disponíveis no mercado, enquanto os teores de sódio foi baixo, resultado este que vai ao encontro do acordo voluntário para reduzir o teor de sódio dos produtos industrializados. Não foram detectados teores de ferro e/ou manganês. Considerando o índice diário recomendado dos macro e micro elementos determinados nas bebidas, sugere-se que as bebidas lácteas desenvolvidas com extrato de quirera de arroz poderiam ser consideradas como mais uma alternativa alimentar para o aproveitamento das propriedades nutricionais do soro lácteo e da quirera de arroz.

Agradecimentos

Ao IF Goiano Campi Morrinhos e Urutaí; A Embrapa Arroz e Feijão pela doação da quirera de arroz; Ao CNPQ pelas bolsas concedidas do Pibic e Pibic Jr.

Referências

BRASIL, Ministério da saúde. Anvisa vai monitorar alimentos quem devem reduzir presença de sal. 06 de novembro de 2013. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2014.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n° 360, de 23 de dezembro de 2003. Aprova regulamento técnico sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 de dezembro de 2003.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 28 de 27 de julho de 2007. Aprovar os Métodos Analíticos Oficiais para Fertilizantes Minerais, Orgânicos, Organo-Minerais e Corretivos, disponíveis na Coordenação-Geral de Apoio Laboratorial - CGAL/SDA/MAPA.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 27, de 13 de janeiro de 1998. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Regulamento Técnico referente à Informação Nutricional Complementar (declarações relacionadas ao conteúdo de nutrientes). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 de janeiro de 1998.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução RDC n° 269, de 22 de setembro de 2005. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Regulamento técnico sobre a ingestão diária recomenda (IDR) de proteína, vitaminas e minerais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de setembro de 2005.

PFLANZER, S.B.; CRUZ, A.G.; HATANAKA, C.L. Perfil sensorial e aceitação de bebida láctea achocolatada. Food Sci. Technol., Campinas, v.30, n.2, p.391-398, 2010.

ROBINSON, R.K.; LUCEY, J.A.; TAMIME, A.Y. Manufacture of Yoghurt. In: TAMIME, A.Y. (Ed.). Fermented Milks. Oxford: Blackwell Science Ltd., 2006. cap. 3, p. 53-75.

SIQUEIRA, A.M.O.; MACHADO, E.C.; STAMFORD, T.L.M. Bebidas lácteas com soro de queijo e frutas. Ciên. Rural, Santa Maria, v.43, n.9, p.1693-1700, set, 2013.

TARANTOLA, J.; WUJASTYK, L. Alternative Milk Beverages. J Ren.Nutr. v.19, n.2, p. 1-10, Mar. 2009.

UNICAMP. Tabela brasileira de composição de alimentos/NEPAUNICAMP. - T113 Versão II. 2. ed. Campinas: NEPA-UNICAMP, 2006. 113p.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás