COBERTURAS COMPOSTAS DE FÉCULA DE MANDIOCA, MANTEIGA DE CACAU E TENSOATIVOS NA REDUÇÃO DA PERDA DE MASSA DE PIMENTÕES (Capsicum annuum L.) DURANTE ARMAZENAMENTO

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Alimentos

Autores

Teixeira Fernandes, N. (UFERSA) ; Gomes de Menezes, F.L. (UFERSA) ; Mendes Aroucha, E.M. (UFERSA) ; Azevedo de Oliveira, T. (UFERSA) ; Gomes dos Santos, F.K. (UFERSA) ; de Lima Leite, R.H. (UFERSA)

Resumo

Neste trabalho foram avaliadas as eficiências de coberturas compostas por misturas de fécula de mandioca, manteiga de cacau e tensoativos na redução da perda de massa de pimentões armazenados sem refrigeração. Os pimentões foram recobertos com películas formadas a partir de misturas filmogênicas com as composições: T1– 3% de fécula de mandioca (FM), T2–3% de FM + 0,6% de manteiga de cacau (MC), T3 - 3% de FM + 0,6% de MC + 0,6% de emustab® e T4 - 3% de FM + 0,6% de MC + 0,6% de tween 80. Todas as coberturas foram capazes de reduzir a perda de massa dos pimentões, em comparação ao grupo controle, durante o armazenamento sem refrigeração. Diminuições na perda de massa dos pimentões superiores a 20% dos valores obtidos no controle foram alcançados com aplicação de coberturas de fécula apenas.

Palavras chaves

pimentão; fécula de mandioca; manteiga de cacau

Introdução

A atmosfera modificada vem sendo utilizada na preservação da qualidade de frutas e hortaliças, contribuindo para o decréscimo de perdas pós-colheita, reduções da atividade metabólica e perda de massa, melhoria do aspecto comercial e aumento do período de comercialização. O uso de ceras em pimentão aumenta o período de conservação dos frutos por meio da diminuição da taxa respiratória (HOJO et al., 2007). O enceramento pode reduzir de 30 a 50% a perda de água de alguns frutos nas condições comerciais de armazenamento (OLIVEIRA, 1996). O uso de películas (filmes) comestíveis é uma proposta que vem sendo usada com a mesma finalidade da cera. A fécula de mandioca é considerada uma matéria-prima adequada na elaboração de filmes comestíveis, por formar películas resistentes e transparentes, eficientes barreiras à perda de água, proporcionando bom aspecto e brilho intenso, tornando frutos e hortaliças comercialmente atrativos (BOBBIO & BOBBIO, 1984). O pimentão (Capsicum annuum L.) é uma solanácea originária do Continente Americano, rica em vitamina C quando comparado a outras hortaliças e frutas cítricas, contendo razoável teor de vitamina A e bom teor de vitaminas do complexo B. Além do valor nutritivo, quando utilizada em preparações culinárias, esta hortaliça aprimora o sabor, aroma e coloração dos pratos (FILGUEIRA, 2003). O objetivo deste trabalho foi de avaliar a eficiência de coberturas compostas por misturas de fécula de mandioca, manteiga de cacau e tensoativos na redução da perda de massa de pimentões armazenados sem refrigeração.

Material e métodos

Os pimentões foram selecionados e adquiridos no mercado local. Os mesmos foram escolhidos de forma a apresentar o mesmo estágio de maturação, com casca na coloração verde-escuro. Antes de serem revestidos, os frutos foram higienizados através da imersão em solução de hipoclorito de sódio 200 mg.L- 1, durante 15 minutos. Os frutos, em seguida, foram enxaguados com água destilada para remoção do sanitizante. Foram realizados quatro tratamentos e um controle, testando coberturas à base de fécula de mandioca (Fecularia Lopes), manteiga de cacau (Emfal) e tensoativos. O glicerol comercial (Barbosa Ltda) foi usado como plastificante em todas as formulações. Os tensoativos usados foram o emustab® (Selecta) e o tween 80 (Vetec). Os tratamentos consistiram na aplicação das seguintes formulações sobre os frutos: T1 – 3% de fécula de mandioca, T2 – 3% de fécula de mandioca + 0,6% de manteiga de cacau, T3 - 3% de fécula de mandioca + 0,6% de manteiga de cacau + 0,6% de emustab® e T4 - 3% de fécula de mandioca + 0,6% de manteiga de cacau + 0,6% de tween 80. O experimento controle consistiu de frutos sanitizados sem aplicação de cobertura. Todos os experimentos foram realizados em triplicata. Na preparação das misturas filmogênicas, a fécula foi previamente gelatinizada à 70 ºC por 15 minutos antes da adição dos demais constituintes. O método da imersão foi utilizado para a aplicação das coberturas. Os pimentões foram imersos nas misturas filmogênicas durante 30 segundos e mantidos em temperatura ambiente (25 ± 3ºC) sendo suas massas medidas diariamente para a avaliação da perda de massa dos frutos em cada experimento.

Resultado e discussão

A Figura 01 apresenta a evolução da perda de massa dos pimentões submetidos aos tratamentos com as coberturas avaliadas. É possível observar que todos os tratamentos levaram a uma perda de massa dos pimentões, durante o armazenamento, inferiores ao controle. A adição do material hidrofóbico manteiga de cacau (T2) e a presença das moléculas anfifílicas dos tensoativos emustab® (T3) e tween 80 (T4) nas composições filmogênicas não proporcionaram uma redução da perda de água quando comparados com os revestimentos contendo apenas fécula de mandicoa e glicerol. Os tensoativos deveriam promover uma melhor homogeneização da manteiga de cacau na matriz da fécula de mandioca e formar uma barreira mais eficaz ao vapor de água. No entanto, as coberturas contendo tween 80 como tensoativo apresentaram formação de grumos, possivelmente devido à desestabilização da matriz polimérica por este tensoativo. Além disso, as formulações contendo manteiga de cacau apresentaram descamações após 2 (dois) dias de armazenamento para o tratamento T3 e 3 (três) dias para o tratamento T2 (Figura 02). Não foram observadas descamações das coberturas contendo apenas fécula de mandioca e glicerol (tratamento T1), ao contrário do observado por Hojo et al. (2007). Esse autor não utilizou plastificante (glicerol) em seus experimentos o que pode explicar as descamações observadas nas coberturas de fécula de mandioca sobre os pimentões. Observa-se que a maior redução da perda de massa nos pimentões foi obtida com a aplicação de coberturas de fécula de mandioca e glicerol (T1). O resultado foi uma redução da perda de massa dos pimentões superior a 20% em comparação com o controle.







Conclusões

Diminuições da perda de massa dos pimentões superiores a um quinto dos valores obtidos no controle foram alcançados através da aplicação de coberturas de fécula de mandioca e glicerol. A adição de manteiga de cacau e tensoativos (emustab® ou tween 80) não foi eficiente em reduzir a perda de massa dos pimentões. A adição de manteiga de cacau e tensoativos à matriz polimérica da fécula de mandioca pode acarretar uma desestabilização desta, produzindo coberturas quebradiças que descamam sobre a superfície do fruto.

Agradecimentos

Referências

BOBBIO, P. A.; BOBBIO, F. O. Material de embalagem. In: Química de processamento de alimentos.Campinas: Fundação Cargill, 1984. cap. 9, p. 189-202.

FILGUEIRA, F. A. R. Solonáceas: agrotecnologia moderna na produção de tomate, batata, pimentão, pimenta, berinjela e jiló. Viçosa: UFV, 2003. 333 p.

HOJO, E.T.D.; CARDOSO, A.D.; HOJO, R.H.; VILAS-BOAS, E.V.B.; ALVARENGA, M.A.R. (2007). Uso de películas de fécula de mandioca e PVC na conservação pós-colheita de pimentão. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, 31(1), p. 184 – 190.

OLIVEIRA, M. A. de. Utilização de filmes de fécula de mandioca como alternativa à cera comercial na conservação pós-colheita de frutos de goiabas (Psidium guayava). 1996. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos) - Escola Superior de agricultura Luiz de Queiroz ,Universidade de São Paulo, Piracicaba, 1996.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás