Caracterização física e físico-química do fruto do juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart)

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Alimentos

Autores

Barros da Silva, J. (UFRN-EAJ) ; Moura,, M.F.V. (UFRN) ; Barbosa, I.M. (UFRN-EAJ) ; Castro, H. (UFRN) ; Costa da Silva, T.R. (UFRN-EAJ)

Resumo

A caracterização de frutos nativos do Nordeste brasileiro, ainda pouco estudados, pode reflitir as possibilidades do uso em alimentos e outros produtos. O fruto do juazeiro foi caracterizado sob os aspectos físico e físico-químico na tentativa de se avaliar quanto à sua utilização. Conforme técnicas recomendadas pelo Instituto Adolfo Lutz (2005) foram determinados os parâmetros físico-químicos do material analisado. Dentre os resultados observados, o rendimento da parte comestível (91,83%), teor de sólidos soluveis (18,98º Brix), acidez titulável (0,14% em ácido cítrico), pH (5,30) foram compatíveis com o perfil característico das frutas em geral, confirmando, portanto, a potencialidade do seu aproveitamento em processos agroindustriais alimentícios.

Palavras chaves

Ziziphus joazeiro; caracterização; potencial de uso

Introdução

O aproveitamento do potencial representado na biodiversidade do bioma caatinga contribuirá na preservação de espécies vegetais representativas do Semi-Árido, tal qual o juazeiro, cujo conhecimento da natureza física, físico-química e química será indicador da sua potencialidade para a agroindustrialização, impedindo, dessa forma, o extrativismo predatório e ao mesmo tempo em que se conserva esta espécie em seu hábitat natural. Informações já disponíveis sobre a caracterização do fruto do juazeiro fornecem alguns indicativos da possibilidade de diversificação do seu uso na alimentação humana, conforme resultados de Moniz (2002), Oliveira et al. (2009) e Cavalcanti et al. (2011), entretanto, há a necessidade de aprofundamento dos estudos sobre esta espécie frutícola no âmbito da caracterização física e físico-química e em processos de conservação. O presente trabalho teve como objetivo Caracterizar, sob o aspecto físico e físico-químico, o fruto do juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart) nos estádios semi-maduro e maduro.

Material e métodos

Os Frutos do juazeiro (juás), em estádios de maturação semi-maduro (“de vez”) e maduro, foram coletados de árvores existentes na fazenda da Escola Agrícola de Jundiaí /UFRN. Na caracterização física, os frutos foram submetidos à pesagem, medição de diâmetro (longitudinal e transversal), firmeza e determinado o rendimento em polpa. Conforme técnicas recomendadas pelo Instituto Adolfo Lutz (2005), os frutos foram caracterizados sob o aspecto físico-químico.

Resultado e discussão

A Tabela 1 apresentam os resultados da caracterização do fruto do juazeiro in natura em estádio de maturação semi-maduro e maduro. Testes preliminares constataram a inadequação do fruto verde em processamento. O diâmetro dos frutos (Tabela 1) submetidos ao teste de diferença de médias, ao nível de 5% de significância, evidencia que as médias são iguais, do ponto de vista estatístico, entre os frutos semi-maduros e maduros em relação a razão entre DL/DT. Ao contrário do verificado em relação à sua massa, considerando o mesmo nível de significãncia (5%), observou-se a diferença entre as médias dos grupos semi-maduro e maduro. De acordo com Moniz (2002), na fase de desenvolvimento os frutos sofrem mudanças qualitativas e quantitativas acentuadas, como, mudança na coloração e acréscimo de açúcares e outros compostos. Quanto à massa comestível do fruto, pode-se afirmar que não há diferença entre as médias dos grupos semi- maduro e maduro em relação à massa do fruto. Os resultados obtidos na caracterização físico-química mostram que os valores da acidez titulável (AT), em ácido cítrico, 0,14 % no fruto maduro e 0,15% no fruto semi-maduro se aproximam da média dos resultados (0,13%) obtidos por Silva et al.(2011) em frutos de juazeiro colhidos no município de Mossoró-RN e superior ao resultado (0,016%) apresentado por Moniz (2002) analisando amostras de frutos colhidos em Tanquinho-BA. Os teores de sólidos solúveis totais (SST), na forma de grau Brix observados em fruto semi-maduro (16,82° Brix) e maduro (18,98° Brix) estão acima dos valores mínimos definidos na legislação (Brasil, 2000) para a polpa de abacaxi (11,00º Brix), acerola (5,50º Brix), caju (10,00º Brix) e goiaba (7,00 ºBrix) e dos valores médios verificados em umbu-cajá (11,25º Brix), umbu (10,60º Brix), goiaba (8,89 º Brix), respectivamente, por Lira Junior et al. (2005), Campos (2007) e Silva et al. (2009). Os valores de pH e a relação SST/AT (112,13), no juá indicam que esta fruta apresenta características desejáveis para o processamento agroindustrial.

Tabela 1

Resultado da caracterização física e físico- química do fruto do juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart)

Conclusões

Os resultados observados, especialmente, o rendimento da parte comestível (91,83%), teor de sólidos soluveis (18,98º Brix), acidez titulável (0,14% em ácido cítrico), pH (5,30) foram compatíveis com o perfil característico das frutas em geral, confirmando, portanto, a potencialidade do seu aproveitamento em processos agroindustriais alimentícios.

Agradecimentos

Referências

CAMPOS, C. O. Frutos de umbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda): características físico-químicas durante o seu desenvolvimento e na pós-colheita. 2007. 213 f. Tese (Doutorado em Agronomia). Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu-SP.
CAVALCANTI et al. Obtenção da farinha do fruto do juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart.) e caracterização físico-química Revista Verde (Mossoró – RN – Brasil) v.6, n.1, p. 220 - 224 janeiro/março de 2011. Disponível em: http://www.revista.gvaa.com.br , acesso em: 12 jun. 2013.
INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Métodos químicos e físicos para análise de alimentos. 4 ed. São Paulo: IAL, 2005, 1018p.
LIRA JÚNIOR, J. S.; MUSSER, R. S.; MELO, E. A.; MACIEL, M. I. S., LEDERMAN, I. E.; SANTOS V. F. Caracterização física e físico-química de frutos de cajá-umbu (Spondias spp.). Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 25(4): 757-761, out.-dez. 2005.
MONIZ, K. L. A. Caracterização morfológica de sementes e frutos e estudos da germinação da espécie Ziziphus joazeiro Mart (Rhamnaceae). 2002. 88 f. Dissertação (Mestrado em botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana-BA.
SILVA, L. R.; BARRETO, N. D. S.; BATISTA, P. F.; ARAÚJO, F. A. R.; MORAIS, P. L. D. Caracterização de frutos de cinco acessos de juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart.). Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v. 13, n. 1, p. 15-20, 2011.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás