ESTUDO FÍSICO-QUÍMICO E QUIMIOMÉTRICO DE NÉCTAR DE CAJÚ INDUSTRIALIZADOS

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Alimentos

Autores

Ferreira de Lima, A. (UFPA) ; Menezes Raiol, A. (UFPA) ; Oliveira Bino, G. (UFPA) ; da Costa Barbosa, I.C. (UFRA) ; Carvalho de Souza, E. (UFRA) ; dos Santos Silva, A. (UFPA)

Resumo

Néctar é uma bebida não fermentada, obtida da dissolução da polpa de uma fruta em água potável e açúcares, sendo destinada ao consumo direto. Este trabalho analisou 6 parâmetros físico-químicos (acidez, pH, condutividade elétrica, densidade, sólidos solúveis totais e viscosidade) de néctar de caju, sendo utilizadas 4 amostras de 3 diferentes fábricas. Os resultados concordam com os limites estipulados pela legislação brasileira e/ou com outros trabalhos. Se empregou testes de ANOVA e Tukey para se verificar possíveis diferenças de cada parâmetro em relação as 3 marcas. Com os parâmetros que se apresentaram distintos via ANOVA, foi processada uma análise de componentes principais para diferenciar as marcas. As amostras de néctar de caju investigadas se mostram de boa qualidade.

Palavras chaves

controle de qualidade; bebidas não alcóolicas; caju

Introdução

O fruto do cajueiro é, na verdade, a castanha e a parte da qual se extrai o suco de caju é o pedúnculo floral, ou simplesmente pedúnculo (ABREU, 2004). Também conhecido como pseudofruto do cajueiro é rico em vitamina C, carotenóides e fenólicos, sendo a porção mais utilizada na fabricação de bebidas. O néctar de caju é definido como a bebida não fermentada, obtida da dissolução da parte comestível do caju (Anacordium occidentale, L.), em água potável e açúcares, podendo ser adicionado de ácidos, sendo destinada ao consumo direto (MAPA, 2003). O Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) designa que o néctar de caju deve ser produzido com, no mínimo, 15% de suco ou polpae teor de sólidos solúveis superior ou igual a 10 °Brix.O Brasil está entre os três maiores produtores de frutas do mundo. E a indústria, consciente desse potencial brasileiro, utiliza a tecnologia como um benefício para investir no mercado de sucos prontos, o qual está em crescente expansão (MONTEIRO, 2006). Neste trabalho se objetivou avaliar alguns parâmetros físico-químicos (acidez, pH, condutividade elétrica, densidade, sólidos solúveis totais e viscosidade) de néctar de caju, comercializadas em supermercados de Belém do Pará, provenientes de três fábricas diferentes empregando análise multivariada (componentes principais) para discriminar as origens das polpas com bases nos parâmetros físico-químicos estudados.

Material e métodos

Quatro amostras de néctar de caju, de três fabricantes distintos, foram adquiridas em supermercados de Belém do Pará, e foram levadas para o Laboratório de Química Farmacêutica da UFPA, onde permaneceram sob refrigeração em geladeira convencional até suas análises. Foram executadas as seguintes análises: condutividade elétrica, executada fazendo uso de condutivímetro portátil (INSTRUTHERM, CD 18000); pH, determinado usando pHmetro, calibrado com solução tampão pH 4 e 7 (AOAC, 1992); densidade, determinada através da medida de massa de néctar contida em proveta de 10mL em balança analítica; acidez, através de titulação com solução de NaOH 0,1 mol (ADOLFO LUTZ, 1985); teor de sólidos solúveis totais, determinado em refratômetro portátil (INSTRUTHERM) e seus resultados corrigidos para 20°C (AOAC, 1992).Todas as análises foram realizadas em triplicatas. Aos dados obtidos se empregou um teste de ANOVA para se verificar as possíveis diferenças dos parâmetros estudados conforme a fábrica (aqui denominadas de A, B e C) e uma análise de componentes principais (PCA) para se tentar distinguir as amostras conforme sua origem (fábrica). Esses testes foram executdos no programa MINITAB 14.

Resultado e discussão

A Tabela 1 demonstra os resultados obtidos. Ao realizar a caracterização físico-quimica do néctar de caju, foram encontrados valores para os sólidos solúveis totais de 11º (A e B) e 12º Brix (C); para pH de 3,53 (A), 3,35 (B) e 3,20 (C) e para a acidez total valores iguais a 0,22 (A), 0,20 (B) e 0,30 g/100g (C). Esse resultados se assemelham aos encontrados por Souza Filho (1996). Sendo a acidez o único parâmetro similar a literatura, pois os valores de pH e sólidos solúveis totais apresentaram-se inferiores, porém ainda de acordo com a legislação vigente. Lewicki (2004) afirma que a viscosidade de um alimento liquido afeta pronunciadamente a mobilidade iônica, influenciando na condutividade elétrica. O valor médio encontrado no presente estudo, para viscosidade foram de 209,22; 211,24 e de condutividade elétrica foi de 207,71 cSt e 0,15; 0,12 e 0,24 mS/cm, respectivamente paras as marcas A, B e C. Não há valores na legislação vigente para tais parâmetros. Já os valores das densidades das três marcas foram de 1,02 kg/m3, demonstrando estarem dentro do valor determinado por Brasil (1978) que é de no máximo 1,04 kg/m3. A Figura 1 ilustra o gráfico das componentes principais, onde se percebe que as amostras da fábrica A não se separaram perfeitamente das B.

Tabela 1- Resultados obtidos

Legenga: CE= condutividade elétrica, SST= sólidos solúveis totais.

Figura 1- Gráfico das PC's

Legenda: AS letras A, B e C significam amostras de cada uma das três fábricas estudadas.

Conclusões

As três marcas de néctar de caju analisados no presente trabalho se mostraram adequados com a legislação e com outros resultados para esses produtos contidos na literatura, exceto para os parâmetros de viscosidade e condutividade elétrica, já que os mesmos não são encontrados na atual legislação. A análise de componentes principais conseguiu uma boa, mas não perfeita separação das amostras conforme a fábrica produtora.

Agradecimentos

Ao Laboratório de Físico-Química da Faculdade de Farmácia da UFPA

Referências

ABREU, F. A. P. de; SOUZA, A. C R. de. Cajuína: como produzir com qualidade. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2004. 34 p. (Embrapa Agroindústria Tropical. Documentos, 95)

AssociationofOfficialAnalyticalChemistry. OfficialMethodsofAnalysisof AOC International, 11 ed. Washington: AOAC, 1992.

ASSUNÇÃO, R. B.; MERCADANTE, A. Z. Carotenoidsandascorbicacidcompositionfromcommercialproductsofcashewapple (AnnacardiumoccidentaleL.). JournalofFoodCompositionandAnalysis,San Diego, v. 16, n. 6, p. 647-657, 2003ª

BRASIL. Decreto n. 12.486, de 20 de outubro de 1978. Normas técnicas especiais relativas a alimentos e bebidas. Diário Oficial do Estado de São Paulo. São Paulo, p. 20, 21 de out. 1978.

CAVALCANTE, A. A. M. et al. Mutagenicity, antioxidantpotential, andantimutagenicactivityagainsthydrogen peroxide ofcashew (Anacardiumoccidentale) applejuiceandcajuina.Environmentaland molecular mutagenesis,New York, v. 41, n. 5, p. 360-369, 2003

Edição Número 174 de 09/09/2003, Gabinete do Ministro Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento , INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 4 DE SETEMBRO DE 2003
INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz: Métodos químicos e físicos para análises de alimentos. v.1, 4 ed. Brasília, 2005. 1018p.

INSTITUTO ADOLFO LUTZ.Normasanalíticas do Instituto Adolfo Lutz. São Paulo, 1985, v.1.
LEWICKI, P. P. Water as the determinant of food engineering properties. A review. Journal of Food Engineering, v. 61, p. 483-495, 2004

MONTEIRO, S. Fruta para beber – O caminho da industrialização é alternativa para melhor aproveitamento da matéria-prima e oportunidade para fruticultores obterem melhores ganhos financeiros. Revista Frutas e Derivados,São Paulo, Ano 1, Edição1, p. 28-31, abril 2006.

______. Ministério da Agricultura. Instrução Normativa nº 12 de 04 de setembro de 2003. Anexo III:Padrões de identidade e qualidade dos néctares de abacaxi, acerola, cajá, caju, goiaba, graviola, mamão, manga, maracujá, pêssego e pitanga. Disponível em: <www.agricultura.gov.br>. Acesso: 10 julho. 2015
SOUZA FILHO, M.S.M.; Aspectos da Avaliação Física, Química, Físico-Química e Aproveitamento Industrial de Diferentes Clones de Caju (Anacardium occidentale, L). Universidade Federal do Ceará, 196 pg., 1987. (Tese de Mestrado)

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás