AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DE ÁGUA E COR DE CARNE SALGADA E DESSECADA

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Alimentos

Autores

Ribeiro, I. (IFMT) ; Peron, P. (IFMT) ; Oliveira, L. (IFMT) ; Amorim, M. (IFMT) ; Almeida, M. (IFMT) ; Masson, J. (IFMT)

Resumo

O charque é preparado com mantas de carne bovina a partir de cortes dianteiros ou traseiros, salgadas e mantidas expostas ao tempo para que sejam dessecadas promovendo aumento de sua vida de prateleira. Com o emprego de técnicas adequadas possibilitam manter a sua qualidade e longevidade. Com o objetivo de avaliar a umidade, coloração e o tipo de salga na perda de água e de ganho de sal na produção do charque foram avaliados a atividade de água e a cor da carne antes do procedimento de salga da carne no seu estado in natura e após a carne ser salgada e dessecada.

Palavras chaves

Maturação; Salga; Carne

Introdução

O charque é um alimento ligado à própria historia da cultura brasileira e enraizado nos hábitos alimentares do povo, de produção e consumo difundido no país. A forma de processamento do charque se manteve praticamente inalterada por um longo tempo, havendo pouquíssimo esforço em realizar estudo que permitisse o aumento da qualidade do mesmo (PAVIA et al., 1997). Somente na ultima década é que algumas tentativas de melhoria de sua qualidade foram realizadas (TORRES et al., 1994). A salga e a desidratação, seguida ou não da defumação, foram e ainda são as formas mais primitivas de conservação da carne e decorrem da necessidade de preservar o excedente do produto obtido no abate, dessecando- o. Assim, as partes que seriam consumidas nos dias subseqüentes ao abate do animal eram envolvidas por uma pequena camada de sal e levemente desidratas. As demais recebiam uma quantidade maior da substância e passavam por um processo de secagem mais prolongado, de modo que tivessem a vida útil aumentada. O primeiro método de conservação deu origem à carne-de-sol, alimento que, 400 anos depois, ainda tem preparo artesanal. O regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal (RIISPOA), em seu artigo 431 define este produto da seguinte forma: “entendesse por charque, sem qualquer outra especificação, a carne bovina salgada e dessecada”. Ele deve conter no máximo 45% de umidade e não mais que 15% de cinzas, com variação tolerada de 5% e quando a carne empregada não for de bovino, depois da designação "charque" deve se esclarecer à espécie de procedência (BRASIL, 1997). Considerando a importância desse produto tipicamente nacional que chegou a ser exportado para uns poucos países em pequenos volumes faz-se necessário estudos para a melhoria da sua qualidade e neste realizamos análises físico- químicas da atividade de água e da alteração de cor antes e após o processamento da carne.

Material e métodos

O presente estudo foi realizado no Laboratório de Bromatologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Bela Vista, Cuiabá – MT. A matéria prima utilizada para o processo de charque foi o corte ponte de agulha, desossado em uma quantidade de três Kg. Foram realizadas análise de cor e atividade de água na matéria-prima “in natura” e processada. Para isso, a carne ficou exposta a oxigenação cerca de 30 a 40 minutos para restaurar sua cor. A manteação foi realizada nas proporções musculares mais densas e peças mais uniformes com espessura em torno de 2 a 3 cm. Após o processo de manteação foi realizada a salga úmida com sal fino comum em solução a 23,5° Baumé ou 95° salômetros (335 g de sal/Kg de água), por 24 horas. A manta foi retirada do recipiente de imersão e deixada por alguns minutos inclinada para o escoamento do líquido. A manta foi retirada do recipiente de imersão e deixada por alguns minutos inclinada para o escoamento do líquido. A ressalga foi realizada a seco, primeiramente na porção gordurosa voltada para cima e com adição de sal de primeiro uso entre a manta com duração de 20 horas. Após este período foi realizada a lavagem prévia com água e cloro ativo (0,5 mg/L de água) antes de ser estendida para dessecação removendo o excesso de sal da superfície. A peça foi lavada e deixada inclinada para o escorrimento da água. A secagem da manta foi realizada ao sol por 7 dias e após este período de dessecação a carne ficou em descanso e coberta por vinte dias. Para a análise de cor utilizou-se o colorímetro MINOLTA, calibrado conforme o fabricante pelo sistema CIELAB com iluminante padrão D65. Os parâmetros de cor indicam luminosidade (L*) com valor máximo de 100, que representa uma perfeita reflexão difusa, enquanto o valor mínimo é zero e constitui o preto. As cromáticas a* e b* são eixos que possuem limites numéricos específicos, ou seja, valores positivos de a* indicam coloração vermelho e valores de positivos de b* indicam amarelo. Os valores encontrados de a* e b* foram utilizados para calcular os índices de croma e a tonalidade da carne. A atividade de água foi determinada utilizando-se o analisador Aqualab (Modelo 4TE) de forma direta operando-se a temperatura de 25°C em que as amostras foram dispostas em pequenas fatias "in natura" e processada nas cápsulas e introduzidas no aparelho para a análise.

Resultado e discussão

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO As médias das análises da atividade de água indicam uma redução da atividade de água da carne fresca para a charqueado de 25,58%. Para ser um produto de boa qualidade, o charque deve apresentar umidade entre 40-50%, 10-20% de sal na porção intramuscular e atividade de água entre 0,70 e 0,75 sendo considerado um produto de umidade intermediária (BRASIL, 1997; SÁVIO et al., 2012). A atividade de água do charque determinada foi de 0,7416, valor este próximo aos estudos de Farias (2010) que cita valores da atividade de água do charque entre 0,70 e 0,80 e de Sabadini et al., (2001) que encontrou o teor em 0,745 a temperatura de aproximadamente 20°C na elaboração da carne salgada desidratada. A cor dos alimentos é um importante critério de aceitabilidade do consumidor, pois é o primeiro contato com o produto, por isso, muitos fabricantes comentem fraudes, adulterando a cor em alimentos como o charque adicionando nitratos. A cor característica da carne in natura está relacionada com o pigmento mioglobina (vermelho-púrpura), sendo que este não é o único pigmento, nem o mais importante do ponto de vista biológico, mas é o único em quantidades suficientes para conferir cor vermelha à carne (BOBBIO; BOBBIO, 1989). Essa mudança em relação a cor, pode ser observada em que o a* responsável pela cor vermelha teve uma diminuição da carne fresca "in natura" para a processada com valores de 6,54 e 5,1, respectivamente. E a cromática b* que indica cor amarela teve um aumento de 10,23 para 12,6. A Luminosidade L* foi o fator que menor diferenciou após o processamento sendo 40,95 para carne "in natura" e 40,71 para a charqueada. Felício (2010) determinou em seu trabalho valor de L* de 38,75 para carne in natura. Sendo um valor menor em comparação ao estudo realizado que foi de 40,95. É de se esperar que o valor de L* diminua durante o processamento, pois ocorre processo de “queima”, em que a superfície da peça de carne torna-se acinzentada (SABANIDI et al., 2001). Souza (2005) em seu estudo sobre efeito da combinação do sal com o lactato em um produto similar a carne-de-sol, obteve valor de a* 6,11 que foi próximo ao deste estudo com a* de 6,54. Diferentemente de Souza (2005), Sabadini et al., (2001) obteve valores maiores na temperatura de 20°C com a* igual 14,56. A maior quantidade de gordura e o tempo em que foi sujeito a oxigenação pode explicar essa diferença. Melo e outros autores (2010) determinaram um valor de 8,11 para cromática b*, sendo este um valor abaixo do determinado neste estudo que foi de 12,6, podendo ressaltar que a ausência da cor vermelha foi maior. Salviano (2011) também encontrou valores menores em seu trabalho sobre processamento de carne-de-sol com carne maturada com valor de b* igual a 7,24.

Conclusões

O processo de salga e dessecação demonstrou ser eficiente na redução da atividade de água. Ocorreu uma redução em 25,58% na atividade de água após o processo de charqueamento. Os efeitos da salga, perda de água e da cor foram influenciadas com o processamento da carne in natura em charque.

Agradecimentos

Referências

BISCONTINI, T. M. B.; CORREIA, R. T. P. Influência da dessalga e cozimento sobre a composição química e perfil de ácidos graxos de charque e jerked beef. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 23(1): 38-42, jan.-abr. 2003.
BOBBIO, F.O.; BOBBIO, P.A.; Introdução à Química de Alimentos cap.VI, p.191-221,1989.
BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Departamento de Inspeção e Produtos de Origem Animal. Regulamento de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal. Aprovado pelo Decreto nº 30.691 de 29 de março de 1952, alterado pelo Decreto no 1.225 de 25 de junho de 1962, Decreto nº 1236 de 2 de setembro de 1994, Decreto nº 1.812 de 8 de fevereiro de 1996, Decreto no 2.244 de 4 de junho de 1997. Brasília, 1997. 174 p.
FARIAS, S. M. O. C; Qualidade da carne de sol comercializada na cidade de João pessoa. Dissertação (Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos). João Pessoa – PB, 2010.
FAYRDIN, A. Modernidade e tecnologia chegam à indústria de charque. Rev. Nac. Carne, ano 16, n.144, p.3-4, 1991.
FAYRDIN, A. O sucedâneo do charque ganha mais espaços no mercado. Revista Nacional da Carne, n.256, p.8-12, 1998.
FELÍCIO, E. P. Qualidade da Carne Bovina: Características Físicas e Organolépticas. Disponível em:< http://www.sic.org.br. Acesso 12 de novembro de 2010.
MELO L. M, et al.; Parâmetros de qualidade da carne de sol. Artigo científico da Universidade Estadual de Montes Claros. Janaúba/MG. 2010.
PAVIA, P. C.; OLIVEIRA, L. A. T.; FRANCO, R. M. Recuperação de salmouras utilizadas no preparo do charque. Revista Nacional da Carne, n. 248, p. 41-4, 1997.
SABADINI, E.; M. D. HUBINGER, M. D; SOBRAL, P. J. do A.; CARVALHO, B. C. Jr.; Alterações da atividade de água e da cor da carne no processo de elaboração da carne salgada desidratada. Ciênc. Tecnol. Aliment. Campinas, 21(1): 14-19, jan.-abr. 2001
SALVIANO, A. T. M; Processamento da carne-de-sol com carne maturada: qualidade sensorial e textura. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa, 2011.
SÁVIO, D. B. et al.; Comportamento de SalmonellaEnteretidisem charques experimentalmente contaminados. In XIV ENPOS – Encontro de Pós-Graduação em Universidade Federal de Pelotas, 2012. Disponível em http://www2.ufpel.edu.br/enpos/2012/anais/pdf/CA/CA_00473.pdf. Acessado 13/06/2015
SOUZA, N. L. Efeito da combinação de sal com lactato e diacetato de sódio nas características sensoriais, físico-químicas, cor e textura de um produto similar à carne-de-sol. (dissertação de mestrado). Campinas: Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, 2005.
TORRES, E. A. F. S.; SHIMOKOMAKI, M.; FRANCO, B.D.G..M.; LANDGRAF, M.; CARVALHO Jr, B.C.; SANTOS, J.C. Parameters Determining the Quality of Charqui, an Intermediate Moisture Meat Product Meat Science, v.38, p.229-239, 1994.
FELÍCIO, P.E. de; ALLEN, D.M.; CORTE, O O. Influencia da maturidade da carcaça sobre a qualidade da carne de novilhos zebu. Coletânea do ITAL, Campinas, SP, v.12, p. 137-179, 1982

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás