Estudo comparativo da concentração de sacarose em sucos e refrigerantes industrializados

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Alimentos

Autores

Goetz, C. (UEG) ; Santos, J. (UEG)

Resumo

Este trabalho avalia a concentração de sacarose em diferentes sabores e marcas de sucos industrializados e nas diferentes marcas de refrigerantes de sabor guaraná. O método de análise utilizado é a polarimetriapor meio da rotação específica da sacarose. Foram observados elevados teores principalmente nos refrigerantes, diferindo algumas vezes do valor especificado no rótulo do produto.

Palavras chaves

Polarimetria; Sacarose; Industrializado

Introdução

No século XX, o desenvolvimento industrial fez com que o Brasil passasse por várias transformações, possuindo novos hábitos de consumo alimentar. Este desenvolvimento propiciou o aparecimento de novos produtos alimentícios, dentre eles os sucos e os refrigerantes industrializados (AKUTSU etal., 2005). De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas (ABIR), uma lata de refrigerante contém por volta de sete a nove colheres de sopa de açúcar, dessa forma é dito que os refrigerantes fornecem “calorias vazias”, ou seja, não possuinenhum valor nutritivo (SWEETMAN, WARDLE, COOKE, 2008). Os sucos industrializados são consumidos em todo mundo devido ao seu sabor agradável e por serem uma fonte de carotenóides, carboidratos, vitaminas e minerais. (BLENFORD, 1996). De acordo com Pinheiro et al. (2006), os gêneros alimentícios devem apresentar boa aparência e valores nutricionais adequados. Dentre os componentes do suco está presente a sacarose. Segundo o decretonúmero 6.871 do Ministério da Agricultura, os açúcares adicionados em sucos industrializados devem ser expressos em níveis de sacarose nos rótulos. A sacaroseé o principal açúcar não-redutor transportado pelas plantas, além disso,outros carboidratos móveis contem a sacarose ligada a um número variado de moléculas de galactose e que podem ser translocados pelos vegetais. A partir da sacarose, a indústria alimentícia produz o xarope para adicionar aos alimentos para evitar a cristalização. O objetivo do trabalho é encontrar as concentrações de sacarose em diversos sucos e refrigerantes industrializados, variando o sabor e a marca.

Material e métodos

A concentração de sacarose em cada produto foi obtida por meio de medidas realizadas no polarímetro do tipo POLAX-2L, sendo construída a curva padrão utilizando soluções de sacarose com as seguintes concentrações: 15%, 10%, 5% e 2,5%. Foram tomadas amostras de 2mL de cada produto e diluídas para 500 mL com água destilada. As amostras de suco são compostas pelos sabores mais comuns de várias marcas, enquanto que as amostras de refrigerantes são compostas por diferentes marcas de sabor guaraná, assim como está exposto na Tabela 1 e 2.

Resultado e discussão

As análises foram realizadas em duplicatas e seus resultados expressos em valores médios. De acordo com os resultados obtidos, as maiores concentrações de sacarose estão presentes nos refrigerantes, tornando-se, consequentemente, os mais calóricos do estudo. Os valores apresentados em alguns rótulos não condizem com a realidade.

Tabelas 1 e 2

Marcas dos sucos e refrigerantes industrializados utilizados

Tabelas 3 e 4

Concentração de sacarose/100 mL do produto

Conclusões

De acordo com as Tabelas 1 e 2, é notado que os produtos que possuem o maior valor calórico são os sucos industrializados de maracujá e todos os refrigerantes de Guaraná analisados, apresentando as seguintes porcentagens a mais de sacarose: Maracujá: Del Valle Néctar: 464%; Nutri Néctar: 384%; Maguary Vita Kids: 344%; Carrefour Néctar: 368%; Del Valle Kapo: 264%. Refrigerantes de Guaraná: Guaraná Antártica: 872%, Guaraná Antártica Zero: 236%; Guaraná Antártica Black: 754%; Mineiro: 692%; Guaraná Jesus: 863%.

Agradecimentos

Referências

AKUTSU, R. C.; BOTELHO, R. A.; CAMARGO, E. B.; SÁVIO, K. E. O.; ARAÚJO, W. C. A ficha técnica de preparação como instrumento de qualidade na produção. Revista de Nutrição, Campinas, v. 18, n. 2, p. 277-9, mar./abr. 2005.
BRASIL. Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Decreto n° 6871, de 04 de Junho de 2009. Regulamenta a Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. Brasília, 2009.
PINHEIRO, A. M.; FERNANDES, A. G.; FAI, A. E. C.; PRADO, G. M.; SOUSA, P. H. N.; MAIA, G. A. Avaliação Química, físico-química e microbiológica de suco de frutas integrais: Abacaxi, Caju e Maracujá. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 26, n.1, p. 98-103, 2006.

SWEETMAN C, WARDLE J, COOKE L. Soft drinks and ‘desire to drink’ in preschoolers.International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 2008.
BLENFORD, D.E. Winner drinks: use of amino acids and peptides in sports nutrition. International Foods Ingredients, n. 3, p. 20, 1996.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás