DUNGEONS & ALCHEMIST: TRANSMUTANDO ENSINO-APRENDIZAGEM DO RPG (ROLE PLAYING GAME)

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Santos, R.P. (IFRN) ; Antas, F.P. (IFRN) ; Junior, C.A. (IFRN) ; Paiva, J.G. (IFRN)

Resumo

O Dungeons & Alchemist é um projeto de pesquisa voltado para aplicação do Role Playing Game (RPG) em aulas de química. Sua aplicação como alternativa didático-pedagógica ao ensino de química é o principal foco deste trabalho. Em alguns momentos, a Química é uma disciplina de difícil compreensão, por este motivo, vê se a necessidade do uso de atividades lúdicas para fixação de conteúdos como alternativa no processo ensino-aprendizagem, o RPG que é um jogo de interpretação grupal desenvolvendo-se no plano da imaginação, podendo ser utilizando para testar os conhecimentos químicos e suas aplicabilidades no cotidiano.

Palavras chaves

Atividade Lúdica; Ensino de Química; RPG

Introdução

O jogo se confunde com uma literatura interativa, pelo o fato de ser narrado, e através do ato desenvolver uma história. Este elemento no RPG parece envolver e fascinar pessoas de várias idades, talvez pelo fato de que a arte de narrar histórias, há muito tempo, faz parte das práticas dos homens. Esse diferencial é a garantia de um crescimento mútuo do educador e do educando. O educador, enquanto profissional atento ao seu contexto é um construtor da história, portanto, sua ação jamais poderá ser entendida e praticada como um fazer neutro. Na verdade, o educador atento possibilita um processo ensino-aprendizagem em que educador e educando tornam-se mestre e personagem. Possibilita também, a construção e o estabelecimento de relações entre todos os grupos que desempenham o fazer pedagógico, refletindo e construindo ações coletivas. Estima-se um maior desempenho dos discentes ao se depararem com as aplicações da Química em um universo onde a proposta cientifica é desenvolvida para a sobrevivência dos jogadores. Tendo o jogador que avaliar a problematização, com soluções a serem desenvolvidas e não previamente determinadas e, principalmente, estimulando um trabalho colaborativo na sua formação, desta maneira induzindo o trabalho conjunto em meio às situações do jogo que irão estipular tais ações com dramatizações. Ajudando o aluno a testar comportamentos e experimentaram possibilidades.

Material e métodos

Este projeto foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte – campus Ipanguaçu. Sendo concretizado em três etapas intituladas como Alfa, beta e ômega. Cada etapa teve suas próprias aplicações e regras apropriadas. Os jogos feitos tinham avaliações com conteúdos programados e suas aplicações tiveram tempos diferentes em sala de acordo com a complexidade. Foram usados em todas as aplicações miniaturas de papelão e plástico, mapas de papel, dados acrílicos e fichas de papel. O instrumento criado para ser utilizado como ferramenta auxiliar de aprendizagem foi um jogo de RPG do tipo de mesa denominado de DUNGEONS & ALCHEMIST. O jogo seguiu os princípios do sistema D&D(Dungeons & Dragons), mas com personagens criados previamente, baseando se nos temas de inorgânica. A dinâmica do jogo consistiu em fazer com que os jogadores, através de seus personagens, vivenciassem sessões (partidas narradas por um mestre), onde seus personagens usufruíssem dos conhecimentos químicos para sobreviverem em ambientes onde o conhecimento é a maior arma. Com o intuito de maior interação com a química, foram formadas duas classes de personagens, a primeira criada com base na classe Monge do D&D 3.5, livro do Jogador usando suas habilidades como molde para criação de uma nova classe, o personagem cuja classe se chama Dureza de Mohs, onde o jogador, a cada nível, adquire uma dureza correspondente a dureza. De acordo com cada nível, uma habilidade é proposta, mas o jogador só poderá usá-la se tiver as substâncias corretas e em quantidades correspondentes a descrição da habilidade.Em seguida com base no personagem Mago da Guerra do D&D 3.5 Livro do Arcano foi criado à classe Alquimista. A qual usa de reações químicas como magia.

Resultado e discussão

O RPG estimulou as múltiplas inteligencias, a Inteligência Lógica matemática trabalha com problemas aritméticos. No RPG está presente quando se joga o dado pra obter um valor, ao criar uma estratégia para sair de um problema ou montar um ataque. A Inteligência Intrapessoal envolve os sentimentos e dentro do jogo isso é enfatizado pela ansiedade de uma jogada bem sucedida, com a emoção de vencer uma batalha ou perde-la. A Inteligência Interpessoal trabalha com situações onde o individuo ira interagir com os demais percebendo as motivações, no RPG isso apresenta uma força muito grande, pois quem joga acaba desenvolvendo espirito de liderança e atitude para com os demais jogadores, estando pronto para perceber as ações em conjunto. Inteligência Linguística basicamente é à proporção que existe para comunicação seja ela por uma musica ou conversa, dentro do jogo o dialogo é extremamente necessário, para a troca de informações, um de seus pontos principais. Inteligência Musical é a que envolve ritmos a reprodução de sons, no RPG existem testes de ouvir onde o jogador discriminam os sons que ouvem. Inteligência Sinestésica são habilidades corporais, como este existe a interpretação do personagem determinando quem é o personagem e a arte cênica é um dos pontos principais desta inteligência. Por ultimo trás a Inteligência Espacial que trabalha a capacidade de visualização em dimensões e esta é a que se encaixar por completo ao RPG por ser um jogo de imaginação a projeção dos personagens no mapa o uso das miniaturas descreve esta habilidade. Deixando assim as inteligências trabalharem.

D&A

Alunos do IFRN tendo aula de história da Química com RPG




Conclusões

Por afirmação dos alunos a atividade lúdica apresentada mostrou uma grande interatividade tornando a aula mais prazerosa e produtiva. Afirmando que a opção do jogo como revisão foi bem aceita. Os alunos obtiveram o conhecimento necessário para avaliação de uma maneira nova, por investigação do ambiente vivido pelos personagens. A aprendizagem não é simplesmente observar o professor falar ou mostrar, mas também acontece com exercícios previamente organizados. Então os alunos têm que experimentar, ou dedicar-se a exercício tateando-se por si mesmo, trabalhando ativamente em liberdade.

Agradecimentos

Agradecemos o apoio financeiro disponibilizado pela coordenação de pesquisa e extensão do IFRN que possibilitou nossa estadia e aos professores.

Referências

BRAGA, Jane Maria. Aventurando pelos caminhos da leitura e escrita de jogadores de role playing game (RPG). 2000. 147p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG.
CAVALCANTI E. L. D. e Soares M. H. F. B.; Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol.8 Nº1, 2009.

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