DIAGNÓSTICO DE PROCEDIMENTO DA QUALIDADE DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ- PA.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Físico-Química

Autores

Araújo, S.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS CAMETÁ) ; Teles, J.L.A. (UNIASSELVI) ; Aquino, P.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS CAMETÁ) ; Sanches, T.T. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS CAMETÁ) ; Borges, J.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS CAMETÁ) ; Alves, F.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS CAMETÁ) ; Damasceno, G.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS CAMETÁ) ; Cardoso, R.B.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS CAMETÁ) ; Costa, A.R.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS CAMETÁ) ; Cassol, C.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS CAMETÁ)

Resumo

O presente trabalho apresenta a análise da pesquisa de campo direcionada ao tratamento de água no município de Cametá-PA, onde enfocamos o sistema de abastecimento e capitação de água do Bairro Novo. Para atingir os objetivos traçados nessa pesquisa foi necessário realizar entrevistas e observações sobre o tratamento de água, pois se verifica, dessa forma, que há necessidade do manejo adequado dos recursos hídricos, visto que a água desempenha um papel essencial na vida do ser humano, seja para o próprio consumo ou fonte de alimento, bem como para os afazeres domésticos e de higiene pessoal.

Palavras chaves

Qualidade; Abastecimento ; Tratamento adquado

Introdução

A pesquisa manteve o intuito de monitorar a qualidade de água para abastecimento público no Município de Cametá- PA. Sabe-se perfeitamente o quão importante é a água para nossa sobrevivência, baseando – se o controle de qualidade de água, isto nos faz refletir sobre os fatores de qualidade destinada a consumo doméstico. Assim, torna-se cada vez mais urgente a necessidade de estudos voltados para o diagnóstico O SAAE de Cametá é conta com quinze poços e quatro caixas d’ água distribuídas na cidades, assim como nas vilas que contam também com esse serviço. A população local ainda depende do tratamento de água através da clarificação feita através do SAAE por não obter em suas residências, filtros e água mineral, sabemos que a parcela da população que ferve a água para o consumo é bem pequena. Se tratando das ilhas, as pessoas consomem a água direta do rio Tocantins, sem qualquer tipo de tratamento, não utilizam cloro, apenas coam a água para retirar os resíduos de sujeira maiores e outros se deslocam para a cidade em busca de água tratada para o consumo. Com intuito de analisar o tratamento de água no bairro novo, nossa equipe se deslocou para administração de serviços de água de Cametá o SAAE, a fim de obter um apanhado geral de como funciona o abastecimento de água e assim compreender no contexto geral esse serviço. No primeiro capítulo faremos a análise de entrevista do diretor financeiro do SAAE, no terceiro sobre o tratamento de água através do cloro contínuo, em seguida enfoca-se a observação feita do tratamento de água na captação do Bairro Novo.

Material e métodos

Para a coleta de dados, visando a análise da pesquisa, foi feita primeiramente a aplicação de questionários por meio de entrevistas orais aos principais funcionários da empresa SAAE, no momento da visita. Em seguida, visitamos os principais postos de tratamento de água e distribuição (as caixas d’água), para se construir uma ideia geral e mais abrangente sobre o trabalho da empresa na região e seu desempenho na qualidade da água. Feito isso, foi possível fazer um levantamento contendo os níveis de qualidade da água, a eficiência da distribuição, e o desempenho da empresa nesse papel. A partir desse estágio é que a equipe realizadora do projeto se encaminhou até o Bairro Novo, região periférica do município, e realizou algumas entrevistas com a população local. Os moradores do bairro disseram, em suma, que o abastecimento é feito apenas durante o dia, sendo que nesse horário tem-se que gradar água em bacias e baldes para poder fazer uso durante a noite, e que a não é de boa qualidade, o que, segundo os mesmos, já causou enfermidades a crianças e idosos.

Resultado e discussão

A água servida aos usuários deste SAAE, é de origem subterrânea, captada de poços através de bombas e armazenadas em caixas elevadas, sendo sua distribuição feita por meio de gravidade e ou impulsionadas nas redes por bombas adequadas, e adicionada a mesma, reagentes químicos, com a finalidade de evitar contaminações de percurso. O controle de água servida por este Serviço é feito sistematicamente por meio de exames físico-químicos e bacteriológico no período de 03 em 03 meses, através da FUNASA, sendo que a partir do exercício de 2012, este controle será feito diretamente por esta Autarquia em seu laboratório próprio, montado nesta rede. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cametá (SAAE) cuida da operação, manutenção, expansão e reparos dos sistemas de águas, e arrecadar dos usuários deste SAAE as taxas estipuladas pelos seus serviços prestados. DESINFECÇÃO DA ÁGUA ATRAVÉS DO GERADOR DE CLORO CONTÍNUO: GERADOR CONTÍNUO – LINHA GC A linha de gerador de cloro contínuo (GC) produz cloro com a utilização de sal (pode ser sal refinado ou sal moído) 24 por dia ou de acordo com a necessidade e uso do cloro. O sistema é automatizado com reservatório de cloro fabricado, ou seja, o reservatório de cloro fabricado possui uma boia de nível superior e quando o reservatório está cheio o equipamento desliga e para a fabricação de cloro. Quando a boia de nível superior abaixa até o nível programado o equipamento liga novamente e reinicia o processo de fabricação até encher o reservatório de cloro fabricado novamente. .Após ser efetuado o processo de tratamento da água com pastilhas de cloro obtivemos os resultados apresentados, onde detectamos que a qualidade da água no Município e de boa qualidade para o consumo.

Conclusões

Durante todo esse processo foi possível construir um conhecimento novo, resultante da análise das informações obtidas pela observação, pela teoria, pela experiência, enfim, vivenciar de forma plausível a realidade em que água que consumimos é tratada. Buscar informações a respeito do tratamento de água em Cametá foi além de nossas expectativas, pois perpassa por uma questão de saúde, eleva nossa consciência a respeito de como preservar e consumir um bem tão importante e precioso é preciso que esta pesquisa seja aprimorada visto que se trata de um tema de grande relevância para nossa população.

Agradecimentos

Referências

SAAE DE CAMETÁ. Histórico do SAAE. Disponível em: <http:// http://blogdosaaecameta.blogspot.com.br/> Acesso em 29 jan. 2015.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás