Ribeirão Santa Maria: Aspectos teóricos e análise de carbofurano

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Química Analítica

Autores

Martins Silva, D. (IFG) ; Machado Goulart, S. (IFG) ; Victorino Santos, J.P. (IFG) ; Kamille Silva, A. (IFG) ; Teodoro Bernardes, J. (IFG)

Resumo

O carbofurano é empregado em culturas como cana-de-açúcar, citrus, batata, entre outros. Buscou-se elucidar a existência de poluição hídrica por carbofurano na região do Ribeirão Santa Maria que permeia a cidade de Itumbiara - GO. O método utilizado para extração de carbofurano em águas do Ribeirão Santa Maria foi extração líquido-líquido com partição a baixa temperatura (ELL-PBT), seguida de análise por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência na região do ultravioleta (CLAE-UV). Não houve detecção de carbofurano nas condições de análise realizadas. No levantamento teórico, verificou-se que os órgãos oficiais não dispõem de informações relevantes sobre o Ribeirão. Na literatura também são escassas as informações, indicando a necessidade de maiores estudos sobre o Ribeirão Santa Maria.

Palavras chaves

carbofurano; Ribeirão Santa Maria; cromatografia

Introdução

A cidade de Itumbiara, localizada no estado de Goiás, produz várias culturas que são tratadas com carbamatos. Inclusive, no ano de 2012, foram produzidas 4.010 toneladas de algodão, 110 toneladas de arroz, 3.096.830 toneladas de cana-de-açúcar, 280 toneladas de feijão, entre outros conforme dados publicados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (SEAGRO,2012). O Ribeirão Santa Maria é a principal fonte de capitação de água para o abastecimento da cidade de Itumbiara – GO, daí a importância de maior conhecimento dessa bacia, realizando um levantamento teórico sobre o Ribeirão Santa Maria e analisando carbofurano em águas desse Ribeirão utilizando a técnica de extração líquido-líquido. Para análise de carbofurano em águas utilizou-se a técnica ELL-PBT seguida de análise em CLAE-UV, pois foi otimizada para análise de carbofurano em águas visando diminuir os impactos ambientais causados pelo uso de solventes orgânicos (GOULART et al, 2010). É uma técnica de extração simples, fácil de ser executado e baixo consumo de solvente se comparado à outras técnicas de extração de carbamatos.

Material e métodos

Primeiramente foi realizado um levantamento junto ao Batalhão Ambiental a respeito de relatórios sobre o Ribeirão Santa Maria no que diz respeito a sua localização, principais culturas agrícolas que o margeiam e, em seguida,analisou-se matrizes de água coletadas neste mesmo Ribeirão com intuito de constatar a presença do agrotóxico carbofurano. Em um segundo momento forambuscadas informações também junto à SANEAGO sobre os locais onde é capitada a água destinada ao abastecimento da cidade de Itumbiara-Goiás, inclusive sobre relatórios de análises feitas nesse Ribeirão no que concerne a presença de agrotóxicos. Coletou-se a água do Ribeirão Santa Maria em maio de 2015 em quatro pontos. Os primeiro e segundo pontos foram em um condomínio de chácaras (18 º 18 ‘ 34 ‘’ S 49 º 10 ’ 8 ‘’ O) e as amostras colhidas foram da margem e da região de correnteza do Ribeirão respectivamente. Os terceiro e quarto pontos foram dentro de uma propriedade rural (18 º 17 ‘ 7 ‘’ S 49 º 11 ‘ 7 ” O) , onde as amostras foram colhidas da mesma maneira. Cinco amostras foram coletadas em cada ponto em frascos plásticos e armazenadas em geladeira. Para o ensaio experimental, foi utilizada a técnica ELL - PBT, seguida de análise em CLAE-UV, conforme metodologia proposta por Goulart et al (2010).Nesse método, a 2,00 mL de água foram adicionados 4,00 mL de acetonitrila. Essa solução é mantida em agitação mecânica, em vórtex por 60 segundos. Essas amostras foram deixadas em freezer a aproximadamente -20 °C por 12 h. As condições cromatográficas foram: tempo de corrida de 7 minutos; fase móvel (modo isocrático) formada por água purificada e acetonitrila na proporção 65:35, fluxo da fase móvel de 0,8 mL/min, temperatura do forno da coluna de 35 ºC e detector ultravioleta a 195 nm.

Resultado e discussão

Uma curva de calibração foi construída utilizando-se padrões de carbofurano nas concentrações 0,1 a 5 ppm e a equação da reta obtida foi y=317648x-15681 com coeficiente de correlação de 0,9928, indicando a linearidade da resposta do detector. Na Figura 1está apresentado a curva analítica do carbofurano. Na Figura 2 está apresentado o cromatograma de padrões de carbofurano com tempo de retenção de 5,354 minutos, indicado pela seta no cromatograma. Na análise das amostras de água do Ribeirão, não houve detecção de nenhum pico no tempo de retenção do carbofurano, indicando que as águas do Ribeirão Santa Maria não apresentam contaminação por carbofurano no período de coleta e nas condições de análise realizadas.

Figura 1: Curva analítica do Carbofurano

Curva analítica do Carbofurano

Figura 2

Figura 2: Cromatogramas de padrões de carbofurano de 5, 1 e 0,1 ppm.

Conclusões

Verificou-se no levantamento teórico que os órgãos oficiais não dispõem de informações relevantes sobre o Ribeirão Santa Maria. Na literatura também são escassas as informações, indicando a necessidade de maiores estudos sobre o Ribeirão Santa Maria, visto sua importância econômica para a região de Itumbiara-GO. Após extração por ELL-PBT e análise por CLAE-UV, constatou-se que não houve presença de carbofurano em amostras de água coletadas nos quatro pontos distintos do Ribeirão Santa Maria.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Goiás; Ao grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade; E ao MEC/FNDE pela bolsa concedida.

Referências

GOULART, S.M.; ALVES, R.D.; NEVES, A. A.; QUEIROZ, J.H.; ASSIS, T.C.; QUEIROZ, M. E. L. de, Optimization and validation of liquid-liquid extraction with low temperature partitioning for determination of carbamates in water, AnalyticaChimicaActa, v. 671, p. 41-47, 2010.
SEAGRO – Superintendência de Políticas Agrícolas e Agronegócios. Disponível em <http://www.seagro.go.gov.br/post/ver/170062/levantamento-de-safra> Acesso em 1º de abril de 2014.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás