ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DE Fe3+ EM SOLO PARA PLANTIO

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Química Analítica

Autores

Sena, J.A. (IFRN) ; Paiva, J.G. (IFRN) ; Bezerra, D.P. (IFRN) ; Oliveira, N.P.M. (IFRN) ; Fônseca, K.C. (IFRN) ; Sena, M.M.S. (IFRN)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise qualitativa e quantitativa de íons Fe3+ em amostras de solos para plantio no IFRN campus Ipanguaçu. Utilizando um método simples o experimento serviu para averiguar se o solo em questão estaria em condições apropriadas para ser realizado plantio adequando, referente a presença do micronutriente Fe, ou se o solo seria fitotóxico para as culturas. A análise do solo demonstrou que o teor do micronutriente, com valor médio de 985,75 mg/kg, apresentava-se em níveis adequados para a manutenção da saúde das plantas que iriam ser cultivadas no terreno.

Palavras chaves

análise de solo; ferro ; fitotóxico

Introdução

Nos vegetais o ferro esta envolvido em reações redox, constituintes de citocromos e ferro-proteínas não-hemi, envolvidas na fotossíntese, fixação de nitrogênio e respiração. A deficiência desse micronutriente causa a clorose e em condições extremas ou prolongadas podem ser tornar cloróticas, fazendo com que as folhas tornem-se amareladas ou bancas, interferindo na síntese de alguns complexos constituídos por clorofila e proteína nos cloroplasto (OH, et al., 1996). As plantas obtêm o ferro do solo, onde está presente primariamente como íon férrico (Fe3+), em espécies como Fe(OH)2+, Fe(OH)3 e Fe(OH)4-. Em pH neutro, o Fe3+ é altamente insolúvel, porem solos de pH ácido aumentam a solubilidade da espécie (TAIZ, 2009). Em decorrência dos altos teores de Fe encontrados em solos brasileiros, problemas relacionados com a toxidez são mais comuns do que aqueles relacionados com a deficiência dessa espécie. Nesse trabalho é apresentado um método simples para identificação de ferro no solo e posteriormente um procedimento para quantifica-lo com a finalidade de averiguar se este micronutriente, essencial para as plantas, está presente no solo em níveis adequados ou se é fitotóxico.

Material e métodos

Para que a análise de solo procedesse de forma adequada foram tomados os devidos cuidados tanto na escolha das porções de solo a serem analisadas quanto aos procedimentos para a realização da prática. O solo escolhido estava livre de adubação, que poderia ter interferido na análise, e as amostras coletadas foram retiradas a uma profundidade de 20 a 40 cm da superfície. As amostras obtidas no campo foram secadas em estufa a 80 ºC por 1 hora e peneiradas para separa-la dos grânulos maiores e quaisquer matérias orgânicas não degradada na amostra. Para realizar a identificação e a subsequente análise da concentração de Fe3+, utilizou-se os seguintes reagentes: HCl concentrado, solução de ácido salicílico e uma solução padrão de FeCl3 0,1 mol/L. O procedimento para a realização das analise foram organizados nas seguintes etapas: - As amostras de solo coletadas foram dissolvidas com 25 mL HCl concentrado (P.A.) dentro da capela de exaustão. - Após dissolução, montou-se um sistema de filtração com funil e papel de filtro sob um balão volumétrico contendo água destilada para diluir a solução ácida filtrada. - Para identificar a presença do Fe3+, uma amostra da solução filtrada e diluída foi posta em um tubo de ensaio e reagiu ao ser misturada com a solução de ácido salicílico, formando uma nova solução de cor violeta, indicando a presença da espécie. - Logo após a identificação do Fe3+ realizou-se uma curva de calibração a partir da solução de FeCl3 0,1 mol/L, para determinar a concentração do Fe3+ em um espectrofotômetro de UV-Vis.

Resultado e discussão

Para a identificação do Fe3+, utilizou-se uma solução de ácido salicílico, que ao entrar em contato com os íons Fe3+ reagiu e formou um complexo de coordenação de cor violeta. Para determinar a concentração de Fe3+ elaborou-se uma curva de calibração a partir de soluções de FeCl3 com concentrações de 0,1 a 0,02 mol/L que foram analisadas em um espectrofotômetro UV-Vis com um comprimento de onda de 465 nm. Com os valores obtidos na análise e os respectivos cálculos, obteve-se a equação que relaciona absorbância e a concentração. A partir desse procedimento foi possível quantificar o teor de ferro na amostra de solo. A concentração média de ferro III foi de 985,75 mg/kg nas amostras coletadas. A amostra com maior teor deste íon foi de 1420,43 mg/kg, valor considerado alto, contudo ainda se encontra dentro parâmetros para um solo não fitotóxico. De acordo com o Internation Plant Nutrition Institute (INPI), o Fe é um elemento essencial, mas quando encontrados em teores acima de 1880mg/kg apresenta-se como prejudicial às plantas. Todas as soluções obtidas a partir das amostras de solo foram testadas em ensaio com a solução ácida, e a coloração da solução final variou do roxo ao violeta, indicando que a intensidade da cor depende da quantidade de íons presente na solução, como indicou a análise quantitativa.




Conclusões

O trabalho mostrou através de um método simples como identificar e quantificar a concentração de Fe III presente em amostras de solo. Com os resultados obtidos na experimentação fica evidente que com base nessas análises o solo encontrasse com níveis adequados de quantidades requerida deste micronutriente para a manutenção da saúde das plantas.

Agradecimentos

Referências

OH, S. H., CHO, S. W., KWON, T. H., YANG, M. S. Purification and caracterization of phytoferritin. J. Biochem. Mol. Biol. 29: 540-544, 1996.
TAIZ, Lincoln., ZEIGER, Eduardo. Fisiologia vegetal. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás