Apresentação e construção de uma mini estação de tratamento de água numa perspectiva da conscientização da importância do tratamento da água para o meio ambiente.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ambiental

Autores

Falcão de Carvalho Junior, F. (UESPI) ; Cleiton dos Santos, J. (UESPI) ; Alves de Oliveira, A. (UESPI) ; dos Santos Sousa, J. (UESPI) ; Oliveira Meira Gusmão, G. (UESPI)

Resumo

A preocupação do o esgotamento dos recursos hídricos vem sendo motivo de discussão em todo o mundo. Neste contexto, apresentamos os resultados obtidos em uma das atividades desenvolvidas no projeto PIBID- UESPI (subprojeto química), visando a conscientização de estudantes do ensino médio sobre as etapas e importância de águas tratada. Para tanto, inicialmente foi realizada uma palestra sobre tratamento e água e, posteriormente fez-se a demonstração do funcionamento de uma estação de tratamento de água (ETA).

Palavras chaves

água; conscientização; tratamento

Introdução

Atualmente a questão da poluição da agua tem sido uma preocupação mundial. Sabe-se que a água é uma substância indispensável a qualquer ser vivo, sendo assim, esta deve ser de boa qualidade, sem nenhum risco a saúde. Devido à poluição do nosso planeta, a água potável está em constante redução, o que demonstra o difícil acesso a este bem em inúmeros países. Desta forma, a água com a finalidade de consumo humano necessita de inúmeros processos de tratamento para remoção das impurezas. As Nações Unidas e a Organização Mundial de Saúde alertaram a comunidade internacional acerca da crescente escassez de água e da deficiência de cuidado com a poluição das fontes disponíveis. Para tratar corretamente os recursos hídricos há necessidade de desenvolvimento de novos paradigmas tecnológicos. As novas tecnologias de tratamento de águas e esgotos não poderão por em risco a qualidade de vida das futuras gerações, deverão estar adequadas à cultura local de modo a não interferir muito drasticamente com as tradições sociais e não ser dependentes de mecanismos externos de transferência de equipamentos e outros insumos. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo impor a discussão a respeito dos problemas provocados ao ser humano e principalmente ao meio ambiente, devido à poluição da água. A intenção é propiciar um ambiente de debate que faça o aluno refletir a respeito das causas e consequências que provoca a poluição da água. O objetivo central do projeto foi de promover dentro da Unidade Escolar Mhatias de Olímpio uma discussão sobre a importância do tratamento da água e também, apresentar a metodologia de avaliação do funcionamento de estações de tratamento de água para o abastecimento público com o intuito da conscientização dos alunos sobre a importância do uso adequado e do tratamento da água para o meio ambiente.

Material e métodos

O trabalho foi realizado em duas etapas. Incialmente realizou- se uma palestra sobre a importância da água e do tratamento dela e os métodos utilizados nesse processo. Na segunda etapa, por meio da praticidade, foi desenvolvido com os alunos um experimentos simulando uma estação de tratamento de água a partir de materiais recicláveis. A estação de tratamento foi construída em três etapas da seguinte maneira: na primeira etapa colocou-se em um béquer água turva, em seguida adicionou-se ao béquer contendo a água, oito gotas de agua sanitária, no qual pôde-se observar a etapa de percloração, posteriormente adicionou-se trinta gotas de sulfato de alumínio e mais quinze gotas de hidróxido de cálcio, onde, essa etapa consiste na etapa de floculação. Depois da realização das etapas acima, a água foi filtrada e após a filtragem recolheu-se 2 ml da mesma e colocou-a em outro béquer, e posteriormente, realizou-se o teste de pH, onde, adicionou-se uma gota de indicador universal verde aos 2 ml de água filtrada. Após os procedimentos acima, foi recolhido mais 1 ml da água filtrada e colocou-a em um tubo de ensaio, adicionando em seguida no mesmo, quinze gotas de ácido acético, cinco gotas de iodeto de potássio, e uma espátula de amido, e fez-se o teste do padrão de cloro.

Resultado e discussão

Antes da palestra e da aplicação do experimento, fez-se a realização de perguntas relacionadas ao tratamento da água para os alunos, onde, foi possível verificar que os sessenta alunos, regularmente matriculados no 1° e 2°º ano da Unidade Escolar Matias de Olímpio não tinham um conhecimento prévio do tema abordado. Após as aulas teóricas e experimentais, a maior parte dos alunos conseguiu entender melhor sobre o assunto, demonstrando-se participativos e fazendo perguntas direcionadas ao tema do tratamento da água e de como fazer o uso devido da mesma. As imagens da apresentação do trabalho e da realização da prática experimental podem ser observadas nas figuras abaixo. Após a realização do projeto, foi aplicado para os alunos um questionário de 4 quatro questões para os alunos numa tentativa de avaliar a prática desenvolvida na sala de aula, onde, as perguntas foram relacionadas a metodologia utilizada, da importância do trabalho para o aprendizado e conscientização dos alunos, os resultados da pesquisa podem ser observados no gráfico 01 representado a baixo. Através do gráfico pôde-se perceber que 50% cinquenta por cento dos alunos avaliaram as metodologias como ótimas para ampliação dos conhecimentos sobre o assunto. Outros 25% jugaram a metodologia como boa, outros 16,7% jugaram como regular e 8,3% dos alunos avaliaram as metodologias aplicadas como ruim. No presente projeto, os alunos tiveram a oportunidade de observar de uma forma mais simples como ocorre o processo de tratamento de água, tendo também a curiosidade de participar de um dos procedimentos, como no teste de acidez, quando há a mudança de cor que é dado pelo indicador universal, caracterizando o caráter acido - básico da solução.

FIGURA 3

Avaliação do questionário.

figura 1

Apresentação da prática experimental

Conclusões

O trabalho realizado mostrou-se de grande importância uma vez que se conseguiu introduzir a aos alunos os conhecimentos sobre o uso adequado da água, e os processos utilizados no tratamento da mesma. Pôde-se perceber através do projeto aplicado que a grande parte dos alunos demonstrou interesse pelo assunto. Nessa perspectiva, o objetivo inicial de conscientização dos alunos foi alcançado, e através da aplicação do questionário com perguntas sobre o tema, conclui-se que a maior parte dos alunos passou a entender melhor do assunto, demonstrando também maior interesse pelo tema abordado. Assim pode-se verificar que este projeto tornou- se favorável para o desenvolvimento intelectual dos alunos no que se refere a adoção de atitudes adequadas ecologicamente.

Agradecimentos

UESPI, PIBID CNPQ

Referências

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 12216: Projeto de estação de tratamento de água para abastecimento público. Rio de Janeiro, 1992.
FUNASA – Fundação Nacional da Saúde. Manual prático de análise de água. Brasília: FUNASA, 2009.
MIRANDA, Luis Acides Schiavo e MONTEGGIA, Luis Olinto. Sistemas e processos de tratamento de águas de abastecimento. Porto Alegre, RG: ReCESA, 2007. 148p. Apostila

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás