Confecção do Bonequinho Pet: uma metodologia inovadora de ensino e sustentabilidade ambiental

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ambiental

Autores

Silva, D.A. (UESPI) ; Oliveira, M.E.A. (UESPI) ; Cardoso, F.S. (UESPI) ; Silva, T.P.C. (UESPI) ; Morais, K.A. (UESPI) ; Sousa, J.S. (UESPI) ; Oliveira, A.A. (UESPI) ; Junior, F.F.C. (UESPI) ; Santos, J.C.S. (UESPI) ; Gusmão, G.O.M. (UESPI)

Resumo

O artigo apresenta resultados de um trabalho na escola Unidade Escolar Severiano Sousa localizada no município de Teresina-PI, sobre a Educação Ambiental com técnicas de reciclagem de garrafas pet aplicadas com alunos e o professor da turma de 9° ano do Ensino Fundamental, mediante a atuação de alunos do curso de Química da Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Tendo como objetivo relatar a importância da Educação Ambiental e aplicação de técnicas de reciclagem da referida escola. Então, o projeto aguçou o interesse e a colaboração do professor da turma e estudantes, despertando a curiosidade e viabilizando aos educandos uma nova visão de cuidados ao meio ambiente para agredi-lo.

Palavras chaves

Reciclagem; Garrafa pet; Meio ambiente

Introdução

Como alternativa considerável, as técnicas de reutilização de garrafas pet apresentam-se acessíveis a qualquer cidadão, não apresentam consumo considerável de energia, sendo mais viável economicamente a sociedade, por ser uma opção de renda extra sem ônus. E ainda por apresentar grande volume descartado por todas as classes sociais, o potencial de redução dos impactos no meio ambiente torna-se cada vez maior (SOUSA; MOURA e FERNANDES, 2012). Os plásticos ao serem reciclados contribuem para o desenvolvimento de artefatos de boa qualidade e baixos custos, contribuindo para pessoas de baixa renda fazerem a utilização dos mesmos como meio de sobrevivência, além de não poluir o meio ambiente. Com base nisto, as reutilizações de garrafas pet podem ser introduzidas na educação ambiental visando à conscientização dos educandos a respeito dos efeitos de suas ações e os danos causados ao meio ambiente. Segundo Dias (2000), a educação ambiental é um “processo por meio do qual as pessoas aprendem como funciona o ambiente, como dependemos dele, como o afetamos e como promovemos a sua sustentabilidade”. A compreensão a respeito da necessidade de implementação da educação ambiental é de extrema importância para alicerçar a mudança de postura diante da problemática dos resíduos sólidos e a criação de políticas públicas coerentes com a busca do desenvolvimento sustentável. O presente trabalho tem como objetivo despertar o interesse nos alunos através da conscientização, formação de hábitos com relação à reutilização de garrafas pet, utilizando oficinas de reciclagem de forma de cidadania e arte.

Material e métodos

O projeto foi realizado na escola Unidade Escolar Severiano Sousa localizado no município de Teresina-PI, tendo como atuantes alunos licenciandos em Química da universidade estadual do Piauí- UESPI mediante a participação do professor de Ciências e alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. O projeto foi dividido em três etapas: 1ª etapa: Realizou-se uma palestra sobre o lixo e a importância da reciclagem, para que os alunos tenham conhecimento sobre o trabalho. 2ª etapa: Reuniu-se quatro turmas e dividiu-se a sala em 6 grupos de 10 alunos. 3ª etapa: Distribuiu-se os materiais necessários para cada grupo e começou o procedimento para a montagem de boneco de garrafa pet, no qual é confeccionado com garrafas pet e papel eva. A figura 1 mostra o bonequinho reciclado.

Resultado e discussão

Com os relatos apresentados pelo professore observou-se que ele têm consciência da importância da educação ambiental e que é primordial práticas relacionadas à sustentabilidade do meio Ambiente. Porém, há falta de atividades práticas na escola voltadas ao meio ambiente e que na maioria dos casos trabalha-se apenas na teoria o que torna, na visão dos alunos, não o suficiente para despertar o interesse por parte deles. A apresentação da palestra e a realização da confecção do bonequinho pet, os alunos tiveram o interesse de participar, de fazer questionamentos, indagações, perguntas, enfim, mostraram que estavam curiosos em aprender mais sobre reciclagem e sua importância, revelaram satisfação quanto aula referida a preservação do meio ambiente, o que tornou um ensino mais divertido e dinamizado. O referido trabalho conseguiu trazer formas mais estimulantes e eficazes para o ensino e confirmações de fatos até então apresentadas apenas nos livros-texto ou por explanação do professor. Diante disso, acredita-se que os alunos possam estabelecer uma nova visão em relação à preservação do meio ambiente. Dessa forma pode se gerar uma inovação no contexto escolar e consequentemente a sustentabilidade ambiental. Segundo Guimarães (2009), aulas diferenciadas com novas metodologias de ensino aliará as concepções prévias aos novos conhecimentos tornando assim, um ensino inovado. É importante ressaltar que com os resultados emergiu-se também uma ampla visão e experiência no campo profissional dos futuros docentes realizadores do projeto. A figura 2 mostra o envolvimento dos discentes na realização da confecção do bonequinho pet.

Figura 1: Bonequinho pet reciclado.

Fonte: Autor, 2015.

Figura 2: Confecção do bonequinho pet.

Fonte: Autor, 2015.

Conclusões

Os alunos e professor de Ciências da escola U. E. Severiano Sousa, dentro de suas condições ficaram interessados na temática do meio ambiente. De uma forma geral, eles mostraram-se interessados em ter uma ferramenta de apoio ao ensino de Educação Ambiental. Assim, a viabilização desse trabalho pode possibilitar aos futuros docentes da UESPI, docentes inovadores, obtendo uma educação participativa e contextualizada promovendo a sustentabilidade do meio ambiente.

Agradecimentos

A Deus pela realização deste trabalho que não seria possível sem a presença do nosso orientador Dr. Gustavo Gusmão e ao professor, diretor e estudantes da escola U. E

Referências

DIAS, G.F. Educação Ambiental - Princípios e práticas. São Paulo: Editora Gaia, 2000.

SOUSA, Thayanne Kristhine Alcántara; MOURA Morais; FERNANDO; Alan Tocantins, REUTILIZAÇÃO DE PET COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CRECHE MUNICIPAL WILSON FERRREIRA DE SOUSA – BAIRRO TRÊS BARRAS, CUIABÁ – MT. III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, Goiânia/ Go, 2012.

GUIMARÃES; Cleidison Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: Caminho e Descaminhação Rumo à Aprendizagem significativa. Química nova na escola. Vol 31, N° 3, pág. 198-202, agosto,2009.

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