O destino do óleo utilizado em frituras e a produção de sabão, como tema gerador para o ensino de Química na Escola Estadual 29 de Julho no Município de Confresa-MT

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ambiental

Autores

Silva de Assis, A. (IFMT) ; Trindade, E. (IFMT) ; Plattini do N Eickhoffascimento, A. (IFMT) ; Parente, J. (E.E 29 DE JULHO) ; Silva, L. (E.E 29 DE JULHO) ; Alves Rodrigues, A. (E.E 29 DE JULHO) ; Silva Santos, S. (E.E 29 DE JULHO) ; Rodrigues Gomes Cunha, C. (IFMT) ; de Sousa Pereira, E. (IFMT) ; Ferreira dos Santos, S. (IFMT)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo averiguar a quantidade descartada de óleo vegetal e apresentar uma solução sustentável para destinação do quantitativo que é descartado pela sociedade local de Confresa uma cidade localizada na região Norte do estado de Mato Grosso que está dentre as que tiveram o maior índice de desenvolvimento populacional e industrial, da região, nos últimos anos. Contudo, sabe-se que quanto maior o índice de desenvolvimento de uma região, maior será o uso de insumos e sua quantidade descartada no meio ambiente.

Palavras chaves

óleo de cozinha; reutilização; meio ambiente.

Introdução

O óleo de cozinha, proveniente de frituras de alimentos é um dos resíduos poluentes que mais preocupam a sociedade atualmente. Pois, infelizmente acabam sendo descartados de forma inadequada no meio ambiente. Pesquisadores apontam que apenas 1 litro de óleo pode poluir 1.000.000 de litros de água. Deste modo propõe se trabalhar com o quantitativo de óleo usado, que é descartado mensalmente, em alguns ambientes da cidade de Confresa, assim como o destino dado ao mesmo e promover parcerias para reutilização do óleo na produção de sabão por alunos da Escola Estadual 29 de Julho.

Material e métodos

Na primeira fase deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, com o intuito de averiguar a quantitativo de óleo utilizado que é descartado mensalmente, em alguns ambientes da cidade de Confresa, assim como o destino dado ao mesmo. O trabalho foi desenvolvido por alunos de 1º e 2º anos do ensino médio regular e integrado, com o auxílio de alguns professores de Química e Física, da Escola Estadual 29 de Julho. Ao todo foram realizados 82 questionários, sendo 66 em residências, 8 em bares e restaurantes e 8 em carrinhos ambulantes de pastéis, bolos dentre outros, da feira gastronômica de Confresa. De acordo com os entrevistados, o total de óleo utilizado para frituras que sobram mensalmente, são de 1.087,6 litros. Sendo, 150.6 L das residências, 611 L dos bares e restaurantes e 266 L dos ambulantes da feira gastronômica. Quanto ao destino dos óleos que sobram das frituras nas residências; 9,42% são descartados diretamente no solo, 20,45% nos ralos das pias e 70,81% reutilizam para produção de sabão ou vendem. Nos bares e restaurantes temos um percentual de 4,9% que são descartados diretamente no solo, 19,6% nos ralos das pias e 75,5% que reutilizam ou vendem. Já em relação aos ambulantes 100% responderam que reutilizam, vendem ou doam para produção de sabão.

Resultado e discussão

Com base nos dados da pesquisa, pôde-se verificar que das pessoas entrevistadas 35,5% desconhecem os danos causados pelo descarte inadequado do óleo de cozinha, ao meio ambiente. Desta forma, a segunda fase do trabalho visa promover parcerias entre os estabelecimentos que não estão reutilizando o óleo utilizado em frituras, para que estes, sejam armazenados e doados para escola, com a finalidade de serem reutilizados para produção de sabão líquido e em barras de qualidade que serão usados nas dependências da escola e também doados a outras instituições públicas do município de Confresa-MT.

Conclusões

Com a realização deste trabalho constatar que muitas pessoas ainda descartam óleo de cozinha de forma inadequada e alegam desconhecerem os danos causados ao meio ambiente. Desta forma, a produção de sabão, na escola, além de educativa é uma ferramenta importante na preservação ambiental.

Agradecimentos

A todos que de forma direta ou indireta contribuíram com a realização deste trabalho.

Referências

A EVOLUÇÃO DOS ÓLEOS VEGETAIS. Associação Brasileira dos Óleos Vegetais (ABIOVE). Disponível em: http://abiove.org.br/site/busca.php?tag=oleo+de+soja. Acesso em: 12/03/20015.

BARBOSA, André Borges; SILVA Roberto Ribeiro. Xampus. Revista Química Nova na Escola. Novembro/1995. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/quimsoc.pdf. Acesso em: 12/03/2015.

IBGE CIDADES. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=510335&search=mato-grosso|confresa. Acesso em 15/03/2015.

MIGUEL, Antônio Carlos; FRANCO, Débora M. Bueno. Logística Reversa do Óleo de Cozinha Usado. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/logistica-reversa-do-oleo-de-cozinha-usado/113547/. Acesso em 15/03/2015.

NASCIMENTO, Dayana. Sabões e Detergentes. Química sem segredos 2006. Disponível em: http://quimicasemsegredos.com/documents/Teoria/Saboes-e-Detergentes.pdf. Acesso em: 12/03/2015.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás