A fabricação artesanal de objetos de uso geral utilizando materiais reutilizáveis, visando à formação de alunos participativos e conscientes

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ambiental

Autores

Lima Silva, R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Campelo de Assis Junior, P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Soares Vilar, M.A. (SEDUC) ; Melo Brasil, T. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Amazonas da Rocha, J. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Cavalcante Godinho, J. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Garcia Freitas, M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Meireles Novo, J. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Jacaúna dos Santos, M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Monteiro da Gama, K. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS)

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade estimular o educando a uma reflexão ligada às relações homem/natureza, portanto para mudanças de “velhos” hábitos permitindo o indivíduo desenvolverem de forma individual ou coletiva ajudando assim à amenizar os problemas ambientais, foi aplicado na Escola Estadual “Suzana de Jesus Azedo” (Parintins-Amazonas) o projeto “A fabricação artesanal de objetos de uso geral utilizando materiais reutilizáveis, visando à formação de alunos participativos e conscientes” na turma do 4º ano do Ensino Fundamental onde realizou-se palestras e oficinas de reciclagem expondo a importância e os benefícios da reciclagem na preservação ambiental. Promovendo assim hábitos de coleta e seleção de materiais recicláveis contribuindo para formação da sensibilização ambiental.

Palavras chaves

problemas ambientais; reciclagem; preservação ambiental

Introdução

Segundo ZAKRZEVSKI e SATO (2006), para o exercício da Educação Ambiental na escola o professor precisa construir um novo conhecimento profissional que seja prático, interativo, evolutivo e integrador, isso se concretiza quando o professor busca conhecer a realidade da escola e da comunidade. Com base nisso foi desenvolvido o projeto “A fabricação artesanal de objetos de uso geral utilizando materiais reutilizáveis, visando à formação de alunos participativos e conscientes”, na qual foi implantado na E. E. “Suzana de Jesus Azedo” localizada no bairro Palmares, na periferia da cidade de Parintins/AM e teve como público alvo os alunos da turma do 4º ano do ensino fundamental, onde se observou que a comunidade é composta de pessoas simples em sua maioria. Na área determinada para ser área verde do bairro onde se encontra riquezas tais como: o lago do Macurany e mata ciliar abundante, a comunidade pouco percebe os valores à sua volta, ignorando questões relevantes para o ambiente, como por exemplo, jogar lixo doméstico, entulhos, móveis, etc. nas ruas e no rio, por isso, atitudes simples e urgentes em direção à sustentabilidade, como separar e reciclar lixo na escola ou em casa será de grande ajuda para toda a comunidade e o meio ambiente. Dessa forma, é função da Escola usar intensamente o tema “meio ambiente” de forma transversal através de ações reflexivas, práticas ou teóricas, para que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessa maneira a responsabilidade e respeito pela natureza.

Material e métodos

De acordo com Marques (1997), ao participar de um projeto o aluno está envolvido em uma experiência educativa em que o processo de construção do conhecimento está integrado às práticas vividas, esse aluno deixa de ser nessa perspectiva apenas um aprendiz. O desenvolvimento do projeto ocorreu na Escola Estadual “Suzana de Jesus Azedo” no decorrer da disciplina de Ciências do 4º ano do Ensino Fundamental. Surgiu à ideia do projeto “A fabricação artesanal de objetos de uso geral utilizando materiais reutilizáveis, visando à formação de alunos participativos e conscientes” a partir da grande necessidade de conscientizá-los a reciclar efetivando os alunos verificar quais materiais poderiam ser coletados e reaproveitados de maior interesse. Após essa ideia, deu- se início as seguintes etapas, apresentação do projeto; coleta e seletiva de materiais; palestras e oficinas de reciclagem ensinando passo a passo a confecção de objetos produzidos no decorrer do projeto; e encerramento com as exposições dos objetos prontos. As produções desses materiais reciclados foram feitos dentro de sala de aula com materiais coletados pelos alunos e pela professora da turma. Os materiais utilizados nas palestras e oficinas de reciclagem foram: garrafas pet, embalagens plásticas de alimentos e de limpeza, CDs usados, embalagens de papel, papelão, retalhos de tecido, sementes amazônicas, cola branca, cola quente (pistola), cola de isopor, tesoura, régua, furador, E. V. A, fita, lápis, caneta, pincel, tinta spray, tinta guache; data show e papel cartão.

Resultado e discussão

Atualmente o mundo está repleto de novas tecnologias, onde as crianças encontram diversões em jogos eletrônicos no computador, celular e na televisão. Essas brincadeiras já vêm prontas, não precisam fazer mais nada, apenas apertar os botões e usar o controle remoto. A criança não é estimulada a criar seus próprios brinquedos e sair do mundo virtual para aprender algo novo fabricando materiais diferentes dos habituais no qual estão acostumados a brincar. Os pesquisadores do brincar consideram que este mobiliza múltiplas aprendizagens, sendo indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. Segundo Vigostky e Maluf (2003, p. 21), Afirmam que, “Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades, provocamos o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimentos e estresse ou medo, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente emocionalmente”, criando uma zona de desenvolvimento proximal favorecendo e permitindo que as ações da criança ultrapassem o desenvolvimento real já alcançado permitindo-lhe novas possibilidades de ação sobre o mundo. Além dos alunos confeccionarem os brinquedos, os mesmos tiveram interesse em produzir objetos de uso geral, entre eles, pode-se mencionar a lixeira, o porta-retratos, o porta-lápis, suporte de panelas, copos, pratos, porta-presente em forma de maçã, pulseiras, brincos, porquinho-da-índia, porta-treco, luminária, etc. Para confecção destes materiais, buscou-se utilizar o máximo de materiais reciclados coletados pelos alunos. Dessa forma, como perspectiva futura, pretende-se implementar a discussão e realização de novas atividades práticas sobre outros temas de educação ambiental nos demais anos do ensino fundamental.

Figura1:Confecção do porta-treco e palhaço

Oficinas com os alunos confeccionando os palhacinhos e os porta-retratos.

Figura 2:Exposição dos trabalhos prontos

Objetos confeccionados pelos alunos como a lixeira, porta-retratos, porta-lapís,etc.

Conclusões

Os resultados obtidos na fabricação artesanal de objetos de uso geral utilizando materiais reutilizáveis visando à formação de alunos participativos e conscientes foram positivos, onde se usou como estratégia as palestras e oficinas de reciclagem, buscando sensibilizar os alunos a respeito dos assuntos referentes ao meio ambiente e sua preservação saindo da teoria e partindo para a prática. Percebeu-se que os alunos ficaram motivados sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente.

Agradecimentos

À gestora, professores e alunos da Escola Estadual “Suzana de Jesus Azedo”, e pela Universidade do Estado do Amazonas / UEA que proporcionou apoio.

Referências

MARQUES, M. O. A formação do professor da educação. 2. ed. Ijuí: Editora Unijui, 1997.
MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais:ciências naturais. Brasília:MEC/SEF, 1997.
MALUF, A. C. M. Brincar, prazer e aprendizagem. São Paulo: Vozes, 2003.
MININNI-MEDINA, N. Breve histórico da educação ambiental. In: PADUA, S. M.; TABANEZ, M. F. Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Ipê: Instituto de pesquisas ecológicas. Brasília, 1997
VYGOSTKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ZAKRZEVSKI, Sonia Beatris Balvedi & SATO, Michèle. Refletindo sobre a formação de professoras em Educação Ambiental. In: SENAC. Textos complementares do Bloco temático IV. E-book do Curso de Educação Ambiental, Brasília, Distrito Federal, 2006.

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