A FÁBRICA DE VASSOURAS NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ambiental

Autores

Oliveira, B. (UEPA) ; Lima, G. (UEPA) ; Silveira, A. (UEPA) ; Ramos, G. (UEPA)

Resumo

Devido à baixa degradabilidade, os plásticos permanecem na natureza por um longo período, causando uma poluição visual e, eventualmente, química, do ambiente. Diante a problemática ocasionada pelo descarte acelerado de garrafas de PET no município de São Miguel do Guamá, obteve-se a preocupação de buscar medidas visando solucionar ou amenizar a situação do impacto ambiental na cidade. Decidiu-se então realizar um estudo de divulgação acerca da fábrica de vassouras que apresenta como matéria prima garrafas PET. Uma medida conveniente em busca de diminuir a quantidade desse material no meio ambiente.

Palavras chaves

FÁBRICa de vassouras; Garrafas PET; São Miguel do Guamá

Introdução

O elevado rejeite de resíduos sólidos em consequência do grande consumo cresce descontroladamente a cada ano. O descarte inadequado desses sólidos acarretam sérios problemas ambientais, trazendo preocupação para nossa geração e gerações futuras. De acordo com o Anuário brasileiro do plástico (Plástico Moderno, 2002), o consumo anual do PET em embalagens no Brasil corresponde a 84,6 %, enquanto 15,4 % a outros usos. O PET (Politereftalato de Etileno), um tipo de plástico que possui excelentes qualidades para efetuar seu reprocessamento, e este apresenta potencial para seu aproveitamento. Segundo XAVIER (2006), medidas restritivas, que possam ser adotadas no sentido de reduzir a geração, controlar a dispersão e prevenir a contaminação, tornam-se fundamentais. Em busca de soluções para o problema que envolve os resíduos sólidos, como disposição inadequada em lixões que contaminam o solo e os recursos hídricos e saturação de aterros sanitários são necessários que os municípios adotem o gerenciamento integrado de resíduos sólidos que compreendem a redução da geração destes, a reutilização, a reciclagem de materiais que podem servir de matéria prima (SANTOS, 2010). Diante a problemática ocasionada pelo descarte acelerado de garrafas de PET no município de São Miguel do Guamá, obteve-se a preocupação de buscar medidas visando solucionar ou amenizar a situação do impacto ambiental na cidade, por esse motivo decidiu-se realizar um estudo acerca da referida fábrica em busca de divulgar essa iniciativa.

Material e métodos

O principal foco dessa pesquisa foi o estudo sobre a fábrica de vassouras que utiliza como matéria prima garrafas PET que se encontra no município de São Miguel do Guamá no Estado do Pará, e o que esta pôde trazer de melhorias para a cidade. No dia 01/07/2015 foi feita a visita no estabelecimento, e dessa forma observamos que o reaproveitamento dos resíduos sólidos descartado pela sociedade, é transformado em artefatos de boa qualidade e de baixos custos, mudando a triste realidade que esses mesmos resíduos gerariam no meio ambiente. A reciclagem surge como alternativa para o reaproveitamento dos resíduos, quando não é mais possível reduzir nem reutilizar, é uma alternativa viável o encaminhamento destes materiais às recicladoras para a criação de novos e variados produtos (NUNES, 2005).

Resultado e discussão

Na busca de alternativas para o grande descaso com as garrafas PET, tomamos a iniciativa de mostrar esse projeto inovador, também gerador de renda para a sociedade. Com a visitação à fábrica de vassouras obtivemos as seguintes informações: na fabricação de 01 vassoura são utilizadas 16 garrafas PET, percebendo a limpeza ambiental que uma vassoura proporciona. Em decorrência disso, na produção de 100 vassouras, são menos 1600 garrafas no meio ambiente. Resultado esse, extremamente significativo. O processo de fabricação é bem simples. No primeiro momento a tampa e o fundo da garrafa são retirados, esses são conduzidos para a reciclagem, deduzindo que todas as partes da garrafa são reutilizadas. No segundo momento a garrafa é encaminhada para uma máquina, onde será desfiada. No terceiro momento os fios da vassoura são transferidos para um fogão, onde serão aquecidos para um melhor manuseio dos fios, em seguida resfriados em água fria. Após todo esse processo a vassoura será montada pelo fabricante. Sua durabilidade é três vezes maior do que as vassouras tradicionais. O propósito desse projeto, não só evita o descarte de resíduos, como também contribui com a redução das derrubadas das palmeiras que servem para produzir a palha da vassoura tradicional. O que deve ser feito no município é o incentivo a coleta seletiva transmitida por meio de palestras, panfletos, meio de comunicação, junto com a ajuda da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, doações das garrafas PET a fábrica, o que proporcionaria uma maior redução destas garrafas no meio ambiente e aumentaria o consumo de produtos reciclados no município.

Conclusões

A fábrica de vassouras trouxe a cidade de São Miguel do Guamá mudanças visivelmente perceptíveis. Diminuindo assim a poluição visual, a quantidade absurda de garrafas no lixão e principalmente no Rio Guamá que passa pelas margens da cidade. E ao mesmo tempo uma fonte de renda para as pessoas que desenvolvem essa atividade, pois estes artefatos são comercializados no município.

Agradecimentos

Agradecemos primeiramente a Deus, a nossos familiares que sempre nos apoiou e a nossos amigos.

Referências

NUNES, J. R. A.; ALVES, J. D.; FERREIRA, O. M. Reciclagem de PET: Potencial para Aproveitamento na Fabricação de Novos Produtos. Goiânia-GO. p. 2, 2005.

PLÁSTICO MODERNO. Anuário Brasileiro do Plástico. p. 56, 2002.

SANTOS H.; BORGES, A.; CÂNDIDA, A.; FEHR, M. Educação Ambiental e resíduos sólidos em Araguari/MG – Brasil. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 136-152, 2010.

XAVIER, L. H.; CARDOSO, R.; MATOS, R. M.; ADISSI, P. J. Legislação Ambiental sobre Destinação de Resíduos Sólidos: o caso das embalagens plásticas pós-consumo. Bauru-SP: Brasil, 6 a 8 de novembro de 2006.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás