O lúdico a serviço da aprendizagem acerca do meio ambiente: "Correndo contra o tempo"

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ambiental

Autores

Luz, F.G. (IFPI) ; Brito, M.P.S. (IFPI) ; Cardoso, J.R.A. (IFPI) ; Sousa, A.H. (IFPI) ; Alves, V.C. (IFPI) ; Sá, R.B. (UFPI) ; Fé, B.M.S. (IFPI)

Resumo

Um dos objetivos dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) é utilizar-se de diversos recursos e fontes diversificada na construção de conhecimentos à cerca do meio ambiente. Dessa forma busca-se a através da criatividade formular um pensamento crítico do aluno visando o questionamento da realidade em que vivemos. O lúdico traz consigo essa importância, em que os alunos são colocados à prova com desafios e questões que não condizem com seu comportamento diário. Este projeto está foca a visão dos alunos a respeito do uso de jogos e sua influência no processo de ensino e aprendizagem, fazendo parte de um projeto mais abrangente voltado para a admissão do lúdico no Ensino.

Palavras chaves

Meio Ambiente; Aprendizagem; Lúdico

Introdução

De uma maneira geral, pode-se dizer que o mundo caminha a passos largos para um grande abismo, neste caso, o crescimento desenfreado dos centros urbanos, o consumismo e desenvolvimento tecnológico em que está vivendo nossa geração atual, traz consigo a devastação de suas matas, escassez de água, diminuição da fauna e flora, miséria, desigualdade social, o aquecimento global, a geração de lixo nos centros urbanos e rurais, contaminação do solo e da água, ect, tem afetado a qualidade de vida de planas, animais e os seres humanos em pleno século 21. Hoje os países emergentes e ricos vivem um modelo econômico em que o desenvolvimento está alicerçado na apropriação da tecnologia e principalmente no princípio de produção e consumo. Isso, com passar dos séculos tem gerado crises e preocupações ambientais em do o mundo. Nunca se falou tanto sobre preservação, tornar a vida cada vez mais sustentável, a fim de deixar qualidade de vida para as gerações futuras. Dessa forma, é necessário que seja introduzido no comportamento humano ações que estejam voltadas para que a sociedade cresça de forma mais consciente e sustentável. No âmbito escolar o procedimento lúdico propõe ao aluno reflexões acerca de questões voltadas para realidade que vivem e além disso desenvolve a curiosidade, a reflexão crítica e a habilidade no processo da construção e ampliação dos conhecimentos voltados à necessidade de relacionar as atividades à vida real do aluno. Segundo o La Educacion Ambiental (Unesco, 1980, p.13.63) traduzido por Dias (2000) "A Educação Ambiental deve estar inserida em diversas disciplinas e experimentos educativos ao conhecimento e à compreensão do Meio Ambiente. “Sendo assim o ambiente escolar e o lúdico é uma ferramenta de grande potencial para o ensino de Educação Ambiental”. (Decroly, Piaget,Vigotsky, Elkonin, Huizinga, Dewey, Freinet, Froebel), grandes teóricos de métodos ativos da educação frisaram a importância que os procedimentos lúdicos proporcionam à educação de crianças, adolescentes e adultos, pois nos momentos de maior descontração e desinibição, oferecidos pelos jogos, as pessoas se desbloqueiam e descontraem, o que proporciona maior aproximação, uma melhoria na integração e na interação do grupo, facilitando a aprendizagem.

Material e métodos

Esse trabalho foi desenvolvido na unidade escolar Desembargador Vidal de Freitas na cidade de Picos- Piauí com 62 (sessenta e dois) alunos da referida instituição do 3º “A” e “B” do turno da manhã do ensino médio e foi aplicado nas aulas de química na presença da professora da disciplina. Inicialmente os alunos de cada sala foram divididos em dois grupos e convidados a participar de um jogo com um tabuleiro (uma trilha) titulado “Correndo contra o tempo”. Uma trilha (elaborada e criada por bolsistas do PIBID), que comporta 100 (cem) casas e acompanhada com 80 (oitenta) cartas; todas, envolvendo diversos assuntos à respeito do meio ambiente onde cada carta continha uma pergunta acerca do meio ambiente com três alternativas de respostas, sendo apenas uma a correta e um dado. Logo após esta intervenção os alunos foram submetidos a um pequeno questionário. 1. Com o uso de um jogo ou uma atividade diferenciada você acha que a aula fica: (a) Boa (b) Dinâmica (c) Ruim 2. O uso de jogos e atividades lúdicas ajuda na compreensão e na aprendizagem acerca do meio ambiente? (a) Em partes (b) Não (c) Sim 3. No seu ponto de vista qual importância do jogo na a aprendizagem e porque?

Resultado e discussão

Durante a atividade pôde ser observado que as atividades facilitou a aprendizagem, pois a mesma torna o ensino mais prazeroso,sendo que os mecanismos para os processos de descoberta são intensificados tornando a aula divertida dinâmica. Contudo percebeu-se grandes deficiências dos alunos sobre questões ambientais como preservação, reciclagem, armazenamento, reaproveitamento, o que indica que a escola deve está mais engajada na questão do ensino ambiental. Segundo Negrine (1998) as atividades prazerosas atuam no organismo causando sensação de liberdade e espontaneidade. Assim sendo, devido à atuação das atividades prazerosas no organismo, conclui-se que as atividades lúdicas facilitariam a aprendizagem por sua própria definição, pois os mecanismos para os processos de descoberta são intensificados. Quando os alunos responderam à Questão 1 sobre o uso de jogos na sala de aula, segundo os discentes, a aula torna-se dinâmica, por que saem da rotina das aulas geralmente “tradicionais”, trazendo contribuição para a melhor compreensão dos assuntos. A respeito da questão 2 sobre se “o uso de jogos e atividades lúdicas ajuda na compreensão e na aprendizagem acerca do meio ambiente”, 92% dos alunos concluíram que com a utilização de jogos a aprendizagem é influenciada positivamente, que sim, tornando a aula mais dinâmica, nesse caso, mais alegre, além de durante a “brincadeira” podem serem esclarecidas muitas dúvidas. A análise das respostas à Questão 3 mostrou que segundo 89,2% dos alunos o jogo remete a brincadeira ou diversão, pois propicia o estímulo de diversos sentidos quando jogado corretamente; que auxilia na aprendizagem; desenvolvendo o raciocínio e o saber lidar com regras. Ainda 8,8% dos alunos justificam que o jogo é uma forma de diferenciar o que é certo do que é errado. Enquanto que nessa mesma questão, apontou que apenas 2% dos mesmos preferem aulas com abordagem tradicional. Fato facilmente compreensível considerando-se os jogos parte da atividade de brincar das crianças, que assim constroem sua aprendizagem acerca do mundo em que vivem.

Conclusões

Conclui-se que para que haja o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, tem que haver consciência ambiental da sociedade como um todo, e as escolas como educadores têm que fazer seu papel, para se chegar ao desenvolvimento sustentável e acredita-se que os jogos são uma importante ferramenta para promover uma consciência ambiental. E através da observação dos dados pode-se salientar que embora a maioria dos discentes preferem aulas com jogos, é importante ressaltar os jogos pedagógicos são uma importante ferramenta, não mestres, ou seja, eles são úteis somente na formação crítica do aluno

Agradecimentos

Agradeço a Deus, aos meus amigos, professores e a escola Desembargador Vidal de Freitas Picos-PI.

Referências

BRASIL. A Lei N° 9.793. A Educação Ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de
1995.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Meio Ambiente e, saúde/ Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: 128p
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo.
In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 12, Goiânia (Universidade
A importância dos jogos lúdicos. Disponivel em: http://brinquedoteca.net.br/?p=1818.Acesso em: 21 de agosto 2015
Federal de Goiás; Goiás), 2004. Anais, 028, 2004.
VIZENTI, C. R.; FRANCO, R. C. Meio Ambiente: do conhecimento cotidiano ao científico. Metodologia, ensino Fundamental, 1º. Ao 5º ano. Curitiba: Base Editorial, 2009.
VAITSMAN, E. P.; VAITSMAN, D. S. Química & Meio Ambiente: Ensino contextualizado. Rio de Janeiro: Intercência, 2006.- (Interdiciplinar;4)

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