AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Costa, M.A. (IFG) ; Santos, R.G. (UEG) ; Mendes, F.C.R. (IFG) ; Freitas, T.L. (IFG) ; Rodrigues, R.P. (IFG) ; Oliveira, T.F. (IFG) ; Guissoni, M.F. (IFG)

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada com alguns graduandos do curso de Licenciatura em Química do IFG Campus Itumbiara-GO, e teve por objetivo investigar e detectar quais têm sido as contribuições das práticas de ensino para a formação inicial dos mesmos. Nesse sentido, a fim de se alcançar o objetivo proposto, fez-se uso da aplicação de um questionário, cujas respostas fornecidas pelos graduandos serviram de subsidio para a elaboração do referido trabalho. De forma geral, por meio da análise das respostas foi possível perceber que as práticas de ensino trabalhadas na instituição tem contribuído de forma significativa para a formação inicial dos discentes como futuros profissionais da educação, principalmente no que se refere à utilização de seminários.

Palavras chaves

Práticas de Ensino; Formação Inicial; Seminários

Introdução

O curso de Licenciatura em Química ofertado no IFG Campus Itumbiara determina na ementa de algumas disciplinas o uso da prática de ensino como método avaliativo. Objetiva-se na realização das práticas de ensino, que os graduandos possam desenvolver seus trabalhos e apresentá-los em sala de aula, deste modo, a elaboração e execução das mesmas muito contribuem para a formação dos licenciandos, pois para o desenvolvimento dessas propostas os mesmos devem desenvolver atividades inteiramente inerentes à sua futura prática pedagógica, como o planejamento sistematizado das práticas de ensino. Deste modo, dentre as várias práticas adotadas para despertar a linha de raciocínio supracitada, destacam-se os seminários, cujo uso tem sido bastante aceito como recurso para discussão e promoção de práticas de ensino, onde o aluno pesquisa o tema proposto e em seguida elabora sua aula, podendo assim, propor o uso de diversos recursos didáticos e usar a sequência didática que julgar mais adequada. Segundo Scarpato (2004), os seminários possibilitam a realização de transformações de ordem conceitual, como coleta de dados, seleção, organização, relação e registro de informações; de ordem procedimental, realização de leituras, pesquisa e expressar-se oralmente; favorecendo assim, as transformações de ordem atitudinal, no desenvolvimento do sentido de cooperação e autoconfiança. Nesse ínterim, objetivou-se neste trabalho, a partir da aplicação de um questionário a alunos do curso de licenciatura em química, elucidar quais têm sido as contribuições dos seminários para a formação de cada um deles e se durante a preparação dos seminários, eles se preocupam com o processo da dinamização, no que se refere à escolha de recursos didáticos, como a utilização de vídeos, dinâmicas, práticas e textos.

Material e métodos

Este trabalho foi desenvolvido por meio da aplicação de um questionário a 24 alunos de duas turmas, uma do 5º período e a outra do 6º período, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Itumbiara-GO. O questionário pautou-se na organização e sistematização de quatro questões discursivas, as quais contribuíram para o alcance dos objetivos propostos, já que procuraram captar as concepções dos pesquisados, como proposto por Rudio (2002). As questões foram: Questão 1 - Pensando em todo o processo de preparação da apresentação do seminário, como pesquisa, seleção de conteúdos, recursos didáticos e entre outros, o mesmo tem contribuído para sua formação docente quanto sua futura prática pedagógica? Justifique. Questão 2 - Você utiliza algum recurso didático no momento da apresentação de seminários, de modo a atrair a atenção dos envolvidos? Questão 3 – Se sua resposta foi negativa, justifique-a. Caso contrário, quais recursos você procura utilizar? Questão 4 – Durante a apresentação de um seminário, você interage com seus colegas pedindo a participação e/ou opinião dos mesmos, de forma a tornar a apresentação mais participativa? As questões mencionadas buscaram extrair dos discentes se os seminários apresentados por eles em algumas disciplinas no curso de Licenciatura em Química têm ou não contribuído para a seleção de conteúdos e recursos didáticos a serem utilizados em suas práticas pedagógicas e, sobretudo, na formação destes enquanto futuros professores. Ainda, ao término da tabulação dos resultados, estes foram posteriormente discutidos com todos os pesquisados, o que possibilitou reflexões bastante pertinentes ao tema abordado, as quais também subsidiaram a análise e interpretação dos dados antes obtidos.

Resultado e discussão

A partir do questionário aplicado, inferiu-se que a utilização de seminários tem contribuído bastante para a formação dos graduandos. Tal fato observa-se, principalmente, nas justificativas obtidas na questão 1, uma vez que todos os pesquisados (100%) concordaram que o uso de seminários é essencial à formação dos mesmos. Dentre as justificativas apresentadas, de maneira geral, destacam-se os relatos de que o preparo e execução de seminários representam uma grande oportunidade aos graduandos, pois incute neles a responsabilidade de atrair a atenção dos alunos por meio da elaboração de aulas atrativas, significativas e que visem à articulação dos conteúdos de Química com a realidade dos mesmos, pontos estes fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Em relação à questão 2, novamente, de forma unanime, todos os pesquisados (100%) disseram fazer uso de recursos pedagógicos almejando atrair a atenção dos envolvidos. Dentre os recursos mais citados, destaca-se o projetor multimídia para uso de slides (90% das respostas), após, textos, vídeos e cartazes. Contudo, mediante posterior reflexão sobre tais recursos, depreendeu-se que apesar de citarem o projetor como o principal, este muitas vezes é utilizado de forma incorreta, devido, por exemplo, à má preparação dos slides, contendo textos longos, com fonte, tamanho e cores inadequadas. Conclui-se, portanto, que faz-se necessário um maior cuidado ao se usar esse recurso, pois quando mal empregado pode gerar resultados opostos aos esperados. Referente à questão 4, 42% dos pesquisados, gráfico 1, dizem não interagir com os colegas durante às apresentações, o que remete à uma mudança de postura dos mesmos, pois para se ter um aprendizado significativo, faz-se necessária a participação ativa de todos os envolvidos no processo.

Percentual de interação dos discentes com seus colegas

Esta figura elucida o percentual de alunos que interagem, ou não, com seus colegas durante as apresentações de seminário.

Conclusões

A aplicação desse trabalho permitiu a compreensão de que a utilização de seminários como prática de ensino permite ao discente refletir diante de sua formação quanto futuro professor. O ensino desenvolvido por meio de seminários, além de exigir o compromisso do professor com a produção do conhecimento, oportuniza o envolvimento dos discentes no processo, para que desempenhem assim o papel de protagonistas (VEIGA, 1991). Acredita-se que o seminário, como procedimento avaliativo e quando adequadamente orientado, pode favorecer no processo de ensino e aprendizagem do discente do ensino superior.

Agradecimentos

Referências

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 2002.

SCARPATO, M. (Org). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.

VEIGA, I. P. A. (org). Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991. p.103-113.

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