A INSERÇÃO DO JOGO XADREZ QUÍMICO COMO RECURSO DIDÁTICO E AUXÍLIO NO ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Barros, F.A.A. (PROFESSOR DE QUÍMICA DO IFPI-CAMPUS PICOS) ; Clidenor de França, J. (IFPI) ; Rodrigues Luz, R. (IFPI) ; Ribeiro Leal, P. (IFPI) ; Rodrigues, A.M. (IFPI-CAMPUS PICOS)

Resumo

A utilização de jogos lúdicos como o Xadrez Químico, apresenta-se como alternativa ao ensino de química, uma vez que os alunos são estimulados a desenvolver uma maior afinidade pela disciplina e proporciona uma elevação da aprendizagem e do interesse de forma lúdica. Este estudo foi desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Ipiranga do Piauí. A aplicação da metodologia lúdica proporcionou o aumento do interesse e desempenho dos alunos pela disciplina.

Palavras chaves

Xadrez Químico; Lúdico; Ensino de Química

Introdução

Estudos mostram que o desejo e a capacidade de buscar cada vez mais conhecimento independente da sua idade, sabendo que o ser humano é capaz de explorar o mundo a sua volta brincando, o que pode trazer desenvolvimento intelectual e físico, além de certa maturação, dependendo sempre da idade que se brinca. O lúdismo permanece com o ser humano até na fase adulta, mudando-se logicamente os tipos de brinquedo e os tipos de brincadeira (CHATEAU, 1984). Pensando-se dessa forma, com o intuito de reverter o método tradicionalista utilizado no ensino de química e tornar a aprendizagem dessa disciplina mais prazerosa, muitos teóricos e pesquisadores de vários centros universitários do mundo desenvolveram metodologias lógicas que consistem em ensinar química aos alunos brincando, essas ferramentas educacionais versáteis e de muita utilidade são denominadas de metodologias lúdicas, dentre as quais o jogo é sua proposta mais expressiva (SOARES, 2004). A química, ainda hoje, é apresentada de forma totalmente descontextualizada, fazendo com que os próprios estudantes questionem o motivo pelo qual ela lhes é ensinada. Por outro lado, quando o estudo da Química faculta aos alunos o desenvolvimento paulatino de uma visão crítica do mundo que os cerca, seu interesse pelo assunto aumenta, pois lhes são dadas condições de perceber situações relacionadas a problemas sociais e ambientais do meio em que estão inseridos, contribuindo para a possível resolução dos mesmos. (SANTANA, 2006). Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos (CUNHA, 2004).

Material e métodos

Esse projeto foi desenvolvido através de uma pesquisa de intervenção na escola realizada na Unidade Escolar Dom Joaquim Rufino do Rego Ipiranga do Piauí. Tem como objetivo a inserção de jogos lúdicos nas salas de aula como recurso didático no ensino de química atraindo o aluno de tal maneira sobre a matéria de química. Essa pesquisa foi realizada a uma turma de vinte e quatro alunos do segundo ano do ensino médio. A proposta pedagógica foi aplicada através de um diagnostico com um questionário composto por doze questões objetivas. Com base no questionário e nos dados obtidos levou-se ao conhecimento da necessidade de colocar em ação algo que tornasse o ensino de química produtivo. Com ênfase em estudos, e base na tabela periódica do livro de FELTRE (2004). Produziu-se o jogo Xadrez Químico. É um jogo composto por um tabuleiro e 76 peças, dividas em duas partes, branca e preta, caracterizando os elementos da família (1A; 2A; 3A; 4A; 5A; 6A; e 7A). Da tabela periódica. O tabuleiro é dividido por 19 colunas na vertical e na mesma proporção na horizontal, cada uma com 19 casas enumeradas conforme o período de camadas de cada átomo na tabela. Na primeira coluna localizam-se os elementos da família (4A; 5A; 6A; 7A). Titulados como semi-nobres, na segunda coluna os da família (1A; 2A; 3A; 4A). Denominados peões. As regras seguem uma “hierarquia”, estabelecidas de acordo com o número que corresponde à família de cada elemento, os elementos da família 7A, são os únicos que podem andar em todos os sentidos e o máximo de casas que contem no tabuleiro, os da 6A em todos os sentidos, mas somente o número de casa correspondente a sua família assim são respectivamente outras famílias. Podem participar do jogo dois integrantes. Ganha aquele que esgotar com a família 7A, do outro.

Resultado e discussão

Segundo os resultados obtidos com a prática do jogo pode-se perceber que a uma necessidade de mudar a velha metodologia utilizada para se administrar uma aula de química e uma dessas mudanças é a inserção de jogos como recurso e auxílio ao ensino. Com a aplicação do jogo pôde-se inferir a importância que há dá pratica com o mesmo durante as aulas. A química sendo uma matéria de caractere científico necessita que os alunos possam visualizar ou realizar na pratica uma proeza, ter por mais que seja pouco um contato com a matéria que represente o conteúdo na pratica para entender a lógica e as transformações ao seu redor. A análise dos questionários permitiu identificar que 48,5% dos alunos não gostavam de química, tinha ela como uma matéria complicada e não entendia qual era a sua utilidade e a necessidade de se a aprendes, viam com desnecessária para as suas vidas futuramente, por outro lado 19,9% apesar de tê-la como complexa disseram que gostavam de algumas partes da química e achavam a matéria realmente importante mais também não entendiam a sua significância no meio social e como ela iria contribuir de alguma forma nas suas vidas, 23,3% gostavam sim da matéria de algumas partes mais do que outras, Em diálogos e conversas com alunos que se encontravam presente durante a entrevista obteve-se o entendimento, porque o desprezo de parte da maioria dos envolvidos sobre química pode-se observar que durante as aulas de química os professores não realizam nenhuma atividade que demonstrasse a química como ela é na pratica, sempre usavam a velha metodologia. Por tanto o projeto abordou esse tema tendo como utilidade descrever os pontos de dificuldades dos alunos e da escola em relação ao ensino de química e demostrar como inovar melhorando o ensino sendo adotados tais método.

Conclusões

Com aplicação do trabalho foi possível concluir que a metodologia lúdica torna o ensino de química bem mais aconchegante e prazerosa, principalmente nas escolas de pequeno porte que não tem recurso como um laboratório, é o caso de muitas instituições públicas. E a pratica de jogos como complementação ao ensino, qualquer escola pode realizar é uma forma de ensinar química tornando- a significante ao aluno, deixando-o mais otimista a cerca da disciplina na sua formação escolar, A utilização do jogo Xadrez Químico como complementação do ensino de química, demonstrou ser significativo.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, aos professores do IFPI – Campus Picos, ao IFPI e a CAPES pelo incentivo financeiro pela participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciaçã

Referências

SOARES, M. H. F. B. O Lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. 2004. 218 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

CUNHA, M. B. Jogos de Química: desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028, 2004.

SANTANA, E. M. A influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. São Paulo, 2012.

CHATEAU, J.; O Jogo e a criança. Guido de Almeida, São Paulo: Summus Editora, 1984, p.84.

FELTRE, Ricardo. Química: Química Geral. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2004. 3. v.

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