ENSINO DA QUÍMICA COM A HISTORICIDADE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Leder, P.J.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Santiago, J.C.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Sousa, A.C.L.F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Queiroz, L.C.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

A História da Ciência é considerada uma importante ferramenta capaz de contribuir profundamente na construção do conhecimento científico e solucionar alguns problemas encontrados no Ensino de Química. Partindo desse pressuposto, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em novembro de 2014, em uma turma de 1° ano do Ensino Médio de uma escola Estadual de Belém/PA. O trabalho teve por objetivo auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência, e investigar através de um Quiz, se os alunos compreenderam a história dos conteúdos abordados durante a atividade. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário contendo 4 perguntas, e pode-se observar que a metodologia facilitou a aprendizagem dos alunos acerca dos conteúdos trabalhados na atividade.

Palavras chaves

História da Ciência; Quiz; Ensino de Química

Introdução

Cada vez mais pesquisadores na área do Ensino de Química vêm se manifestando de forma mais intensa sobre a valorização da História da Ciência como componente indispensável para a formação tanto dos alunos, quanto na formação dos professores, pois a História da Ciência carrega todo um contexto histórico do momento a qual fora desenvolvida. Nessa perspectiva, Schnetzler (2002) afirma que, mesmo com relação ao conhecimento ou domínio do conteúdo a ser ensinado, a literatura revela que tal necessidade docente vai além do que habitualmente é contemplado nos cursos de formação inicial, implicando conhecimentos profissionais relacionados à História e a Filosofia da Ciência, a orientações metodológicas empregadas na construção do conhecimento científico, as relações entre a Ciência, Tecnologia e Sociedade, e perspectivas do conhecimento cientifico. Os jogos podem ser considerados educativos se desenvolverem habilidades cognitivas importantes para o processo de aprendizagem, como resolução de problemas, criatividade, raciocínio rápido (SILVA et al, 2012). Desse modo, os jogos são ferramenta para construir o conhecimento dos alunos com relação aos conteúdos, já que os jogos educativos são desenvolvidos para auxiliar o aprendizado dos estudantes. Nessa perspectiva, os jogos utilizando tecnologia da informação e comunicação são uma estratégia para “chamar a atenção” dos alunos, pois utiliza-se ferramentas tecnológicas para realizar atividades durante as aulas de química, dessa forma desperta o interesse e curiosidade. Um dos jogos tecnológicos são os jogos eletrônicos como Quiz, por exemplo (AMORIM; ALMEIDA; NETO, 2012). Desse modo, o trabalho visou investigar se a utilização da contextualização histórica dos conceitos químicos facilitou na compreensão desses conceitos científicos.

Material e métodos

A presente pesquisa foi realizada em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola Estadual de Belém/PA, a qual era composta por 23 alunos sendo 14 do sexo masculino e 9, feminino. Para abordar a História da Ciência foram selecionados 5 conteúdos: Alquimia, Química como ciência, Modelos Atômicos, Tabela Periódica e Radioatividade. O desenvolvimento do trabalho se deu em três momentos. No primeiro momento, realizou-se uma exposição oral acerca dos conteúdos, abordando sobre como se deu o processo de evolução dos conhecimentos científicos que temos hoje. No segundo momento foi aplicado um “Quiz da História da Ciência” a fim de verificar se os alunos entenderam a história por trás dos conteúdos ministrados em sala de aula. Para a realização do jogo, a turma foi dividida em quatro grupos, onde foram distribuídas placas feitas de isopor contendo alternativas A, B, C e D. As perguntas eram feitas a todos, e eles deveriam responder levantando a placa com a alternativa escolhida pela equipe. Ganhava o grupo que obtivesse maior número de acertos nas questões propostas. Ao final do jogo, houve um empate entre duas equipes, então foi feita uma pergunta extra para os referentes grupos. No terceiro momento foi aplicado um questionário contendo quatro perguntas, sendo duas subjetivas, e duas objetivas, visando avaliar se houve aprendizado acerca dos conteúdos abordados no primeiro momento da atividade. Sabe-se que é de extrema importância que haja maior atenção por parte dos educadores, para a história do desenvolvimento do conhecimento científico, pois é necessário que se tenha uma renovação no modo de ensinar Química, a exemplo da utilização de jogos, pois enquanto os educadores se limitarem ao tradicionalismo não haverá uma aprendizagem significativa por parte dos alunos.

Resultado e discussão

De acordo com as respostas dadas pelos alunos aos questionamentos, verificou-se que todos avaliaram positivamente a abordagem da História da Ciência no Ensino de Química. Quando questionados sobre: Qual o seu entendimento sobre História da Ciência? A1 diz:“A história da ciência é a história de como o conhecimento científico evoluiu até chegar no conhecimento que temos hoje”. O segundo questionamento foi: Você acha importante a História da Ciência no Ensino de Química? Por que? A2 diz: “Sim, porque nos ajuda à compreender melhor a ciência que temos”. A abordagem da História da Ciência no Ensino de Química traz contribuições para a aprendizagem, desenvolvendo um pensamento crítico sobre os assuntos abordados (FABRÍCIO et al, 2012). O terceiro questionamento foi de cunho objetivo: Como você avalia o Quiz? Nessa questão, 83% dos alunos afirmaram ter sido Excelente, e 17% avaliaram o jogo como Bom. Pode-se perceber que o jogo ajudou na compreensão dos conteúdos ministrados, e segundo Cunha (2012) os jogos didáticos facilitam a aprendizagem pelo fato de provocar a curiosidade e despertar o interesse do aluno por meio do ato de brincar, dessa forma o aluno buscará respostas sobre o conteúdo apresentado. Após, responderam à um quarto questionamento: Como você avalia a aula ministrada? Neste, 91% dos alunos avaliaram a aula como excelente, e 9% avaliaram como Boa. A aula foi eficaz na abordagem do estudo Histórico da Ciência através do lúdico, sendo capaz de despertar o interesse dos alunos acerca dos conteúdos ministrados em sala de aula. Para Macedo et al., (2012) as atividades lúdicas promovem aprendizagem, tornando-se prazerosa e interessante, motivando os alunos a estudar e procurarem respostas para suas dúvidas, assim construindo conhecimento científico.

Conclusões

A História da Ciência no Ensino de Química tem um papel fundamental na educação, pois ela pode contribuir para que os educandos conheçam a Química de forma diferenciada, dando significado ao estudo dessa disciplina, proporcionando aos estudantes maior motivação e interesse pelo conhecimento cientifico. Dessa maneira, através da metodologia abordada e dos resultados obtidos, o jogo educativo denominado “Quiz da História da Ciência” mostrou-se muito satisfatório, a partir disso, pode-se afirmar que as atividades lúdicas auxiliam facilitar a compreensão dos conteúdos estudados.

Agradecimentos

À professora Ivanilce Santos e aos alunos do 1º ano da Escola Pedro Amazonas Pedroso.

Referências

AMORIM, G. S.; ALMEIDA, P. L. J.; NETO, J. E. S. [b]Elaboração de jogos eletrônicos on-line para o ensino de química[/b]. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X Eduqui), Salvador, 2012.

CUNHA, M. B. [b]Jogos no ensino de química: Considerações teóricas para sua utilização em sala de aula[/b]. Rev. Química Nova na Escola, vol. 34, n.2, p. 92-98, Maio, 2012.

FABRÍCIO, C. M.; GUIMARÃES, L. M.; AIRES, J. A. [b]Abordagem histórica e filosófica da ciência no ensino de química por meio da biografia de Lavoisier[/b]. XVI Encontro nacional de ensino de química (XVI ENEQ) e X Encontro de educação de química da Bahia (X EDUQUI), Bahia, 2012.

MACEDO, M. E. R.; OLIVEIRA, P. S.; SOUSA, I.; COSTA, F. F. P.; BEZERRA, G. S.; AGUIAR, L. O. [b]Jogo lúdico como ferramenta pedagógica no ensino de química[/b]. In: Congresso Norte e Nordeste de pesquisa e inovação (VII CONNEPI), Tocantins, 2012.

SCHNETZLER, Roseli P. [b]A pesquisa em ensino de química no brasil: conquistas e perspectivas[/b]. Rev. Química Nova, v. 25, p. 14–24, 2002.

SILVA, A. M.; MONTAGNER, C.; ROSSI, D.; SANTOS, M. E. S.; LANNA, R. D.; LIMA, R. M. S.; BRASIL, R. M. [b]Gincana ludo química: Uma alternativa metodológica no processo de ensino aprendizagem[/b]. In: 33º EDEQ, 2012

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