CORRIDA PERIÓDICA: UM JOGO DIDÁTICO PARA RECONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Silva Moraes Ferreira, L. (UEMA) ; Macedo de Sousa Santos, J. (UEMA) ; Chaves do Nascimento, M. (UEMA) ; Mourão Filho, F. (UEMA) ; Fernandes Carvalho, C. (UEMA) ; Ferreira da Silva, C. (UEMA/IFPI) ; Hans de Queiroz Lima, N. (UEMA)

Resumo

Neste trabalho foi aplicado e discutido um jogo didático de tabuleiro denominado de “Corrida Periódica”, que visa o reconhecimento da tabela periódica, dos elementos químicos e suas propriedades. O jogo foi aplicado no 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino situada na cidade de Caxias - MA. Os resultados obtidos foram positivos, pois evidenciaram o lúdico como uma boa alternativa para o Ensino de Química.

Palavras chaves

Ensino de Química; Jogo Didático; Tabela Periódica

Introdução

A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. Certamente, um dos maiores desafios enfrentados hoje no ambiente escolar é dificuldade no ensino da tabela periódica, por consequência disso, críticas não faltam ao ensino da Química, em especial no Ensino Médio (CARREIRA, 2010), por se priorizar o tratamento dos conceitos dessa disciplina de modo fragmentado e descontextualizado, o que para muitos autores se constitui em um dos responsáveis pelo elevado nível de rejeição por parte dos alunos a essa disciplina. Na prática docente, percebe-se que o ensino, na maioria das vezes, se torna repetitivo e pouco motivador. No entanto, os jogos aliados aos conteúdos a serem estudados, trazem para o aluno uma forma prazerosa e divertida de aprender. Usando uma metodologia inovadora e atraente, isto é, diversificando o conteúdo abordado através dos jogos, conquista-se assim a preciosa atenção do aluno que desperta a sua curiosidade pelos conteúdos de química, já que a desmotivação é a verdadeira vilã dos alunos, acarretada em parte pela forma de ensinar do professor. Por outro lado, os trabalhos dedicados ao ensino da Tabela Periódica não têm se apresentado alinhados à legislação vigente e apontam para a necessidade de se desenvolver novas abordagens para o seu ensino (CARREIRA, 2010). Portanto, essa pesquisa busca aplicar uma nova metodologia para abordar o conteúdo tabela periódica utilizando um tabuleiro denominado de “Corrida Periódica” que permite ao discente identificar os elementos químicos.

Material e métodos

O jogo foi elaborado para 35 alunos do 1ª ano, porém o número de amostragem foi de apenas 30 alunos que estavam presentes no dia da aplicação. O jogo é composto por 5 tabuleiros, 14 envelopes contendo perguntas, 2 cones e 1 dado. Devido ao fato do jogo apresentar função lúdica, que é precedida pela voluntariedade, os acadêmicos perguntaram quem queria participar do jogo. Logo em seguida foi distribuídos os questionários referentes ao conteúdo das cartas. As regras do jogo são: 1ª) O jogo poderá ter a participação de dois grupos de três pessoas cada. 2ª) O jogo será em um tabuleiro contendo os símbolos dos elementos químicos. 3ª) Cada grupo escolherá um representante para jogar o dado. Cada jogador joga o dado uma vez e começa o jogo aquele que tirar o maior número. 4ª) O primeiro jogador joga o dado e desloca o seu cone de acordo com a pontuação obtida. O jogador pegará um envelope e responderá a pergunta sobre aquele elemento em que está o seu cone. No verso da pergunta estará escrito (em caso de erro terá penalidade e de acerto continua jogando). Durante o jogo anotou-se em uma tabela os erros e acertos das duas equipes. Por último foram entregues os questionários avaliativos referentes à aplicação do jogo para os alunos e para a professora.

Resultado e discussão

A avaliação do conteúdo do jogo didático foi realizada por meio de três questionários com perguntas referentes ao conteúdo das cartas. Antes da aplicação do jogo didático os alunos tiveram um rendimento inicial de 17%. Após a aplicação o rendimento final foi de 50%, portanto, a variação de rendimento foi de 33% (figura 1). O terceiro questionário foi referente a aspectos gerais, a professora da turma avaliou o jogo didático através de um conceito denominado Bom, para facilidade e dificuldade da aplicação e Muito Bom para os custos na confecção do jogo, e que o jogo proporcionou uma ligeira melhora quando comparado com os meios tradicionais. Com relação à atenção dos alunos pelo jogo, ela julgou que atraiu um pouco mais do que o método tradicional. Ela também relatou que o jogo despertou mais a atenção dos alunos, facilitou a aprendizagem, mas faltou motivação para alguns alunos.Essa nova abordagem do conteúdo tabela periódica de acordo com os resultados obtidos (Figura1) teve desempenho satisfatório, pois os alunos demostraram interesse com grande participação no jogo, após a conclusão do mesmo foram retomadas as perguntas iniciais e observou-se que uma quantidade satisfatória dos alunos conseguiram assimilar o conteúdo através do jogo. As dificuldades iniciais encontradas pelos alunos é descrita por Godoi como “O maior desafio no ensino da tabela periódica é fazer com que os alunos compreendam os conteúdos sem apenas decorá-los, e é o que acontece com a localização dos elementos na tabela. O estudante tem dificuldade de relacionar distribuição eletrônica e camada de valência de um elemento ao seu grupo e período na tabela, sendo assim, o que acabam fazendo é apenas decorar.” GODOI, T. A. et al., 2010.

FIGURA 1

Rendimento das questões corretas do 1º e 2º questionário, antes e depois do jogo respectivamente.

FIGURA 2

Aplicação do jogo Corrida Periódica em sala de aula mostrando a interação dos alunos.

Conclusões

Este trabalho apresentou resultados positivos na utilização de recursos didáticos de forma lúdica, pois identifico-se a interação dos alunos com o jogo, a compreensão, porem são necessárias outras aplicações para aumentar o número de amostragem tanto de alunos como professores na pesquisa. No entanto, em relação ao conteúdo tabela periódica ainda há um grande desafio a superar, tendo em visa que tal dificuldade ainda persiste.

Agradecimentos

Aos alunos da escola Inácio Passarinho, ao professor Jean Cássio Faria de Freitas, para a professora Claudia Ferreira da Silva e para todos que ainda acreditam na edu

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