O ESTUDO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO CONTEMPLANDO AS COMPETÊNCIAS DOS TEMAS TRANSVERSAIS SEGUNDO OS PCNEM.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Brito, J.I. (IFPI) ; Sá, L.C. (IFPI) ; Brito, I.A. (IFPI) ; Silva, M.E. (IFPI) ; Santos, R.I. (IFPI) ; Davi, A.O. (IFPI) ; Barros, S.B.A. (UFPI) ; Sales, A.L.C. (IFPI)

Resumo

O presente trabalho traz como proposta inserir temas transversais seguindo como guia os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), realizada na cidade de Picos PI, onde as atividades foram realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID), com o objetivo de contextualizar o estudo do equilíbrio químico, abordando de maneira diferente o estudo da química, relacionando o conteúdo estudado com o cotidiano, formando cidadãos críticos e atualizados dos acontecimentos e das reações que os cercam a todo momento, com o intuito de preparar jovens capazes de tomar decisões conscientes para a melhoria do nosso planeta.

Palavras chaves

Temas transversais, PCNEM; Equilíbrio químico; Ensino de química

Introdução

Com a evolução do mundo contemporâneo e os avanços tecnológicos realizados em diversos campos do ensino, não há nada que exista que não possa ser relacionado aos conteúdos curriculares estudados na educação básica. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), nas áreas das Ciências e suas Tecnologias (Brasil, 1999b), constata-se a necessidade de inovar e de articular o conhecimento científico com valores educativos, éticos e humanísticos que permitam ir além da simples aprendizagem de fatos, leis e teorias, podendo se obter um conhecimento amplo da aplicação destes, nos recursos utilizados na sociedade moderna. Segundo Wartha,E.J; Faljoni-Alário,A. (2005) existe a necessidade de se introduzir, ainda no Ensino Médio, conhecimentos que, historicamente, foram produzidos pela humanidade desde os seus primórdios até os nossos dias. Isto se justifica pelo fato de que não se pode participar de discussões sobre a relação risco/benefício da Ciência (Química) sem se levar em conta as transformações ocorridas nos últimos anos, como os novos meios de produção industrial, a urbanização acelerada, a poluição e o esgotamento dos recursos naturais. A proposta apresentada para o ensino de Química nos PCNEM se contrapõe à velha ênfase na memorização de informações, nomes, fórmulas e conhecimentos como fragmentos desligados da realidade dos alunos. Com isso propomos um trabalho que viabilize a orientação do ensino de um conteúdo especifico, sendo este equilíbrio químico, onde, de acordo com os PCNEM utilize um tema transversal contextualizado e aprimorando a aprendizagem tornando-a mais significativa, com o intuito de ajudar tanto os discentes como os docentes a se atualizarem nessa nova perspectiva de ensino.

Material e métodos

Esta pesquisa apresenta caráter qualitativo, no entanto também apresenta características quantitativas. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, aplicado nas turmas do 2ª ano do ensino médio, sendo respondido em cada turma por 10 alunos escolhidos aleatoriamente, sendo cinco do sexo feminino e cinco do sexo masculino, com um total de 20 alunos. A metodologia do presente trabalho consiste primeiramente no estudo de uma aula expositivo-dialogada, com a utilização de uma apresentação em PowerPoint em data show, a aula teve início com o tema gerador “A Agua”, englobando o estudo do conteúdo equilíbrio químico, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Médio (PCNEM), sendo aplicada em ambas as salas analisadas a mesma aula. A pesquisa foi realizada na Instituição de Ensino Fundamental e Médio Desembargador Vidal de Freitas, em duas turmas do 2º ano, no turno da manhã, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID). Na aula, expôs-se primeiro o tema gerador, no caso “a água” enfatizando a importância da mesma os direitos e deveres que temos em cuidar e preservar desse bem tão precioso, após, foi mostrado uma reação em que a água reage com sulfato de cobre de cor branca, formando um composto de sulfato de cobre penta-hidratado sólido de coloração azul, sendo representado pela equação abaixo: CuSO4 + 5H2O(g) ↔ CuSO4 . 5H2O(s) Verificando um aumento na massa do composto e a mudança de coloração para o azul de formula CuSO4 . 5H2O(s), indicando que o sulfeto de cobre está rodeado por cinco moléculas de água (penta-hidratado). Isso é decorrente do equilíbrio químico atingido quando uma reação reversível ocorre no sentido direto e inverso com a mesma velocidade e as propriedades do sistema se estabiliza.

Resultado e discussão

Diante da revisão de artigos, nota se a importância de inserir temas transversais no ensino de disciplinas nas áreas de exatas, principalmente química uma disciplina que estuda tudo o que acontece a nossa volta. Como Scafi (2010), relata sobre os temas transversais sendo uma estratégia metodológica ou um artifício facilitador para a justaposição e compreensão de fatos ou situações do cotidiano, contribuindo para uma maior assimilação do conteúdo, vista pelos discentes. Tendo em vista as dificuldades citadas anteriormente com relação ao estudo da disciplina química, especificamente conteúdos de equilíbrio químico, foi proposto temas geradores com o intuito de facilitar o ensino, como “A água” um tema bastante atual que é a crise hídrica e pode ser inserido no estudo de equilíbrio enfatizando as diversas reações que ocorrem no tratamento da mesma. O segundo tema “A química dos medicamentos” propomos abordar as reações ocorridas com os medicamentos no organismo, mostrando o equilíbrio, envolvendo os conceitos, como também alertando para o mal uso de medicamentos sem a orientação médica. Segundo Paraná (2008) “o uso das tecnologias enriquece o processo de ensino- aprendizagem desde que utilizados de forma adequada, de modo contextualizado, para que tenha incidência sobre a aprendizagem dos alunos”. Tal contexto ocasiona, segundo o MEC, uma necessidade de expandir a rede de ensino, inovando, acrescentando e até mesmo modificando a forma de se educar, pois a sociedade necessita de melhoria da qualidade do ensino e sua adequação às novas conquistas tecnológicas.

Gráfico 1 e Gráfico 2

Gráficos referente ao questionario das questoes objetivas.

Gráfico 3

Gráficos referente ao questionario das questoes objetivas.

Conclusões

A partir da análise dos resultados obtidos, verifica-se que temas geradores inseridos corretamente, tendo como guia os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), devem servir de grande importância nessa nova perspectiva de ensino, inovando, contextualizando e correlacionando os conteúdos estudados com fatos ocorridos na sociedade que vivemos, formando cidadãos críticos e atualizados dos acontecimentos e reações que os cercam a todo momento constituindo o que a educação moderna pretende, preparar jovens capazes de tomar decisões conscientes para a melhoria do nosso planeta.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus, aos meus pais que sempre me apoiam, ao IFPI e a CAPES. Agradeço também aos meus colaboradores que muito fizeram para a realização desse tra

Referências

BRASIL (país). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1999b.
NEVES, A.P.; GUIMARÃES, P.I.C. e MERÇON, F. Interpretação de rótulos de alimentos no ensino de química. Química Nova na Escola, São Paulo, 31, n. 1, 2009. p. 34-38.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Portal Dia-a-dia Educação. Disponível em: http:// http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive. Acessado em: 19/11/2008a.
SANTOS, W. L. P., SCHNETZLER, R. P. Química: Compromisso com a cidadania. Ijuí, Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2003.
SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). scientia plena, São Cristóvão-SE, vol. 9, n. 7, 2013.
SCAFI, S.H.F. Contextualização do ensino de química em uma escola militar. Química Nova na Escola, São Paulo, 32, n. 3, 2010. p. 176-183.
WARTHA, E. J; FALJONI-ALÁRIO, A. A contextualização no ensino de química através do livro de didático. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. N° 22, Novembro 2005.

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