CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA UTILIZANDO O TEMA TATUAGEM

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Costa, M.A. (IFG) ; Carvalho, C.A. (ULBRA) ; Alves, (UEG) ; Santos, R.G. (UEG) ; Vieira, T.S. (UEG) ; Santos, D.F. (UEG) ; Varão, L.H.R. (UFU) ; Silva, T.A.L. (UFU)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a contextualização do conteúdo de Química, tabela periódica, por meio da abordagem do tema tatuagem. Para tanto o mesmo foi realizado em forma de minicurso, com duração de 4 horas, tendo como público alvo alunos da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Itumbiara-GO. O minicurso pautou-se no uso de aula expositiva dialogada com uso de projetor multimídia, jogos e leitura textual. Observou-se durante desenvolvimento deste, que os alunos demonstraram maior interesse e ficaram motivados pelo estudo da Química, o que certamente foi determinante para compreenderem a importância da ciência e suas aplicações na sociedade, bem como na internalização do conteúdo proposto de maneira significativa.

Palavras chaves

Contextualização; Tabela Periódica; Tatuagem

Introdução

O ensino frequentemente tem sido direcionado pelos professores, para a retenção, por parte dos alunos, de enormes quantidades de informações, com o objetivo de que essas sejam memorizadas, relembradas e devolvidas, do mesmo jeito como foram apresentadas, na hora dos exames, através de provas e testes. Até mesmo vários tipos de trabalhos considerados avaliativos, propostos aos alunos, mantêm características de reprodução, posto que o que se propõe raramente implica a configuração de uma questão ou de um objeto cognitivo de reflexão que leve os alunos a pensar (ARAGÃO, 2000). Em relação à disciplina de Química, os professores se sentem frustrados ao ensinar os conteúdos aos alunos, pois esses manifestam, significamente, a insatisfação de aprender, e ainda dizem que “odeiam Química”(CHASSOT, 2004). Em face do exposto, acredita-se que o ensino de Química deva contribuir para uma visão mais ampla do conhecimento, que possibilite melhor compreensão do mundo físico e para construção da cidadania, colocando em pauta, na sala de aula, conhecimentos socialmente relevantes, que façam sentido e possam se integrar à vida do aluno (BRIGHENTE, MARCONI e ROZONE, 2000). Nesse sentido, o presente trabalho objetiva a contextualização do conteúdo químico de tabela periódica por meio do tema tatuagem, conscientizando-os dos cuidados necessários que deverão ser tomados ao decidir fazer uma tatuagem, além de, concomitantemente, tornar o estudo dessa disciplina mais prazerosa e significativa, uma vez que a Química é importante para a compreensão desse assunto, pois a tinta usada para fazer a pigmentação da tatuagem é constituída por sais de vários tipos de metais, sendo estes representados por símbolos de elementos químicos.

Material e métodos

O referido trabalho foi realizado na forma de um minicurso para 10 alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Itumbiara-GO, no dia 20 de março de 2010, o tema abordado foi “A importância da Química na Tatuagem”, tendo como objetivo principal associar o mesmo ao estudo da tabela periódica, considerando-se que a tinta usada para fazer a pigmentação da tatuagem é composta de alguns sais de metais, sendo estes representados por elementos químicos, e, portanto, presentes na tabela periódica. O minicurso teve duração de 4 horas, sendo realizado das 14 às 18 horas na própria escola. Ressalta-se que para o desenvolvimento desse encontro, fez-se uso de aula expositiva dialogada, sendo esta pautada no uso de recursos didáticos, tais como: projetor multimídia, jogos e leitura de texto.

Resultado e discussão

Com o intuito de tornar significativo o conteúdo de tabela periódica o tema abordado foi tatuagem, a princípio discutiu-se com os alunos os cuidados necessários ao se fazer uma tatuagem, pois como são usados equipamentos, como agulhas, estes devem ser esterilizados antes de se fazer uma nova tatuagem, caso não ocorra esterilização, a pessoa a ser tatuada corre o risco de contrair uma infecção. Destacou-se ainda que quando as pessoas decidem fazer uma tatuagem permanente, devem procurar profissionais responsáveis e que tenham pareceres da vigilância sanitária, além de terem certeza do que querem fazer, já que essas tatuagens são dificilmente removidas. Em seguida foi discutido com os alunos sobre a definição de metais, suas propriedades e os metais mais utilizados nas tatuagens, abordando a relação das tatuagens com a tabela periódica, explicando que as tintas utilizadas nas tatuagens são formadas de metais e outros elementos que fazem parte da tabela. Após, foi entregue uma tabela para cada aluno, que foi explicada fazendo uso do projetor multimídia. Ao término das discussões e sanadas as dúvidas realizou-se o jogo “Dominó Químico”, tendo este o objetivo de facilitar a compreensão e identificar o nome dos símbolos dos elementos químicos, Figura 1. Logo após, foi entregue aos alunos a “Carta de amor de um químico” (http://www.humornaciencia.com.br/quimica/cartaqui.htm), uma história de amor utilizando vários elementos e conceitos químicos, devendo os alunos, à medida que liam a carta, sublinhar os elementos da tabela periódica citados no texto. Os alunos tiveram facilidade em encontrar os elementos, mas por vezes identificavam termos químicos que não se referiam a elementos, os quais eram logo explicados.

Dominó Químico

Jogo Dominó Químico criado com o objetivo de que os alunos entendessem e identificassem o nome dos símbolos dos elementos químicos com mais facilidade

Conclusões

Percebeu-se com o trabalho que os alunos demonstraram muito mais empolgados e interessados pelo estudo da Química quando este ocorre associado a temas cotidianos. Desse modo, sendo capazes, por meio da contextualização, de compreenderem a importância da ciência e suas aplicações na sociedade. No que se refere ao estudo da tabela periódica, notou-se que os alunos pouco conheciam os nomes dos elementos químicos, bem como os seus respectivos símbolos. Entretanto, ao término do minicurso, os resultados foram significativos no que se refere à compreensão e assimilação do conteúdo proposto.

Agradecimentos

Referências

ARAGÃO, R. M. R. Uma interação fundamental de Ensino e de Aprendizagem: professor, aluno e conhecimento. In: SHNETZLER, PACHECO, R. (Org). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: Vieira, 2000.

BRIGHENTE, I. M. C.; MARCONI, D. M. O.; ROZONE, C. Utilização das aulas experimentais como recurso instrucional. 2000. Departamento de Química, CCFM, UFSC. Disponível em: <http://www.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/1321-1/index.html>. Acesso em 08 de agosto 2009, 08:35:18.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. Unijuí: 2000.

http://www.humornaciencia.com.br/quimica/cartaqui.htm - Acessado em janeiro de 2015.

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