CDZ, FULLMETAL E QWASER:ANIMES EM AULAS DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, R.P. (IFRN) ; Gomes, J. (IFRN) ; Almeida, L.I.L. (IFRN - IPANGUAÇU)

Resumo

Este artigo visa realizar uma reflexão sobre os desenhos animados japoneses, os animês, como Fullmetal Alchemist, Seikon no Qwaser e Cavaleiros do Zodíaco sendo produções que apresentam conteúdos químicos, como apoio em sala de aula para melhor compreensão de conteúdos pelos alunos e aumentar a frequência nas aulas de química, pois devido à má impressão sobre a matéria existe evasão nas turmas de uma escola estadual. E com uma nova abordagem chamar atenção dos alunos em sala e transformar aulas de química que antes eram cansativas e insuportáveis aos olhos dos alunos em algo dinâmico e atrativo com a interação de desenhos animados e conteúdos científicos. Levando a uma análise crítica sobre o conteúdo dos animes.

Palavras chaves

Animê; Ensino Química; Mídias

Introdução

Este trabalho tem por finalidade mostrar como os animês podem ajudar na colaboração de uma aula de química tornando mais dinâmico e atraente para os alunos, usando o desenho como mídia educacional para aulas onde os conteúdos apresentados são complexos para um primeiro contato onde a evasão em sala de aula é uma realidade. Apresentação de uma aula usando desenhos foi bastante positiva onde os próprios alunos colocaram que essa proposta chamou atenção. Cunto ilustra bem a relação da humanidade com a imagem gráfica ao afirmar que:“Desde os primórdios da humanidade, o homem criou desenhos. É instintivo ao ser humano desenvolver desenhos e fazer com que se tornem cada vez mais desenvolvidos”.O termo animê surgiu como uma adaptação japonesa da palavra “animation”, originada no idioma inglês e que significa animação. Foi a partir de 1950 que essa palavra passou a ser usada como um sinônimo de desenhos animados no Japão. Segundo Sato 2005, com a difusão de produções de animação japonesas no exterior a partir da década de 1980, a palavra ‘animê’ virou sinônimo de animação com a estética e técnica desenvolvidas pelos japoneses, embora no Japão ela signifique todo e qualquer desenho animado, japonês ou não. Muito do que caracteriza o mangá palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês inspirou a composição do que hoje é o animê, como, por exemplo, os traços característicos de ambas as mídias. Na área de ensino sempre surgiram meios pra envolver os alunos em novos espaços de ensino e, sendo os animês grande sucesso nas ultimas décadas entre crianças e adolescentes, foram avaliados algumas animações onde tais transformações favoreceram o acesso a formas de entretenimento cada vez mais específicas para eles.

Material e métodos

Observando turmas com o total de 35 alunos do ensino médio em uma escola estadual na cidade de Pendências-RN identificou-se falta de interesse dos alunos quando assuntos como estados físicos da matéria, reações químicas e formas alotrópicas eram abordados, todas as turmas eram evidentes a grande evasão por parte dos alunos onde os próprios optavam por não entrarem em sala alegando a leitura dos conteúdos muito extensa e pouco atrativa e por isso a falta de interesse. Desta maneira o professor responsável viu um novo meio usando fragmentos de animês, devido à faixa etária sendo a maioria dos alunos adolescente e jovens. Em um primeiro momento foram selecionados três animês para utilização de suas cenas em sala, sendo eles Cavaleiros do Zodíaco,Fullmetal Alchemist e Seikon no Qwaser. O episodio 67 do DVD Vol.13 na saga das 12 casas onde o cavaleiro de cisne enfrenta seu mestre Cavaleiro de Aquário e ambos usam o frio como poder e aquele que atingir o zero absoluto -273 °C terá ganhado a batalha. Este episodio foi passado em sala numa turma de primeiro ano onde o professor explicou os quatro estados físicos da matéria Sólido, Líquido, Gasoso, Plasmático e por fim o suposto quinto o zero absoluto. Onde toda definição do principio do zero absoluto e sua capacidade de paralisar as partículas do átomo é aplicada no desfeche da luta entre os cavaleiros, ressaltando que durante a batalha é citado informações sobre algumas substâncias citando seu ponto de congelamento respeitando a teoria da escala de Kelvin. Depois de cada abordagem foi feito em sala atividades sobre o contexto abordado e a grande aceitação dos conteúdos se mostrou eficaz onde tinha completa falta de interesse foi substituído por uma visão pratica de conteúdos.

Resultado e discussão

A evasão foi diminuindo no decorrer dos momentos, no primeiro tinha apenas 9 alunos, no segundo tinha 15 e no terceiro 27,ressaltando que a turma é composta por 35 alunos e nunca teve se todos os alunos em sala.Atividade propôs um questionamento sobre estado físico, e como isso afetaria se houvesse mudança no tipo de energia usada durante a batalha.Quando trabalhado reações químicas foi usado a batalha dos Qwaser do Ferro contra o Cloro onde foi feito trabalho em grupo onde cada um explicaria as reações vistas nas lutas e quais possibilidades elas causariam ao rumo da luta,com a influência das substancias. E no ultimo momento foi trabalhado sobre as formas alotrópicas do Carbono usando Fullmetal e na luta a alquimia demonstra toda especificidade do carbono e suas formas, atividade feita em sala foi um resumo sobre o que é forma alotrópica e suas definições.A resistência por parte dos alunos foi diminuindo, pois ao se depararem com os conceitos Químicos em um desenho obtiveram uma nova visão sobre a ciência citada, muitos nunca tinham reparado que um desenho teria abordagens cientificas e demonstraram interesse em relacionar a realidade vista na química e a fantasia. Para isso toda atividade foi feita citando o anime e comparando as situações vistas nele para que o aluno entrasse no universo do anime e por intuição respondesse sem perceber que estava interagindo com a aula.Todos alunos indagaram que aprenderam a olhar de uma maneira diferente para o mundo a nossa volta(filmes,desenhos,revistas,ECT),segundo relato dos próprios a curiosidade fez com que voltassem a sala de aula para ver um simples desenho,estavam cansados de ler e essa aula diferenciada cativou e prendeu atenção,e a cada aula o desenho passava a ser mais encarado com olhos mais atentos aos seus fundamento

GRAFICO DE OPINIÃO

DEPOIS DA ABORDAGEM EM SALA FOI FEITO UM QUESTIONAMENTO COM SOBRE COMO CONTRIBUIU PARA O APRENDIZADO OS 27 ALUNOS RESPONDERAM E OS RESULTADOS ESTAO AQ

Conclusões

Os resultados apresentados mostraram que não só a utilização do animê em sala de aula, mas todo o processo que envolve a discussão do seu gênero textual, da sua forma e da criação a partir de ferramentas de informática pode ser um instrumento perfeitamente aplicado às aulas de Química no Ensino Médio. Os alunos, após discutirem os episódios onde havia Química, utilizaram para sedimentar os conhecimentos e apresentá-los de forma lúdica e divertida. Mais seu principal objetivo foi alcançado a diminuição da evasão nas aulas. A participação dos alunos que não existia e passou a ter.

Agradecimentos

A AGRADEÇO AO IFRN CAMPOS MACAU PELO AJUDA DE CUSTO PARA PARTICIPAR DESTE EVENTO, AO PROFESSOR JERDMILER PELO INCENTIVO E AO COORDENADOR ACADÊMICO HUDSON PELO APOIO.

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