O uso do jogo roleta química no ensino de íons, fórmulas e nomenclaturas

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Santana, E.R. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS URUAÇU) ; Costa, M.P. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS URUAÇU) ; Jesus, W.R. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS URUAÇU) ; Izarias, N.S. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS URUAÇU)

Resumo

O domínio dos cátions e ânions auxiliam na apropriação do conhecimento de uma série de conceitos químicos. O uso de jogos lúdicos tem atraído os professores, por tornar as aulas mais interessantes e variadas, melhorando a compreensão e apropriação do conhecimento. O objetivo deste trabalho é incluir jogos lúdicos como motivador, provocando a aprendizagem/memorização das fórmulas química das funções inorgânicas. Foi construído utilizando materiais alternativos uma roleta, semelhante as dos cassinos. O resultado da aplicação deste jogo, mostrou eficiente no processo de aprendizagem.

Palavras chaves

Ensino de química; Jogos lúdicos ; Roleta química

Introdução

É comum ressalvar os problemas que muitos alunos têm em aprender a disciplina de química, e a forma tradicional como muitos docentes ainda cogitam não é satisfatório para se alcançar um bom rendimento escolar. Bernardelli (2004), afirma que “o ensino da química seria bem mais simples e agradável se fossem abandonadas as metodologias ultrapassadas muito utilizadas no ensino tradicional e se investissem mais nos procedimentos didáticos alternativos”. Nesse processo de ensino e aprendizagem de química, elementos como a seleção de temas, e conteúdos e habilidades a serem desenvolvidas no aluno são essenciais para a construção do conhecimento científico inerente a essa área das ciências da natureza. Antunes (2002), afirma que “a atual geração requer novas ferramentas metodológicas para não perder o foco do aprendizado. Já que as ferramentas tradicionais de ensino não possuem uma eficácia motivadora e dinâmica quando se refere ao ensino-aprendizagem de Ciências”. A justificativa do uso de jogos lúdicos didáticos no ensino de química está principalmente pela sua aptidão de mesclar diversão e aprendizado, provocando um prazer espontâneo, tornando dessa forma as aulas de química, mais interessantes e menos monótonas, melhorando a compreensão e assimilação dos assuntos abordados (ZANON, GUERREIRO E OLIVEIRA, 2008). O objetivo deste trabalho é incluir jogos lúdicos, como roleta química para despertar e motivar os alunos a aprender/memorizar de uma maneira mais divertida as fórmulas química das funções inorgânicas, trazendo uma alternativas de ensino que facilita a aprendizagem dos alunos.

Material e métodos

Para confecção da roleta, foi necessário alguns materiais alternativos ou de baixo custo. Utilizou um pedaço de isopor, caixas de papelão, um disco de CD, uma bola de gude, palitos de fósforo, cola e tinta. O isopor serviu como suporte e molde das circunferências, de raio (aproximadamente 30 cm e 10 cm), onde foram fixadas as fórmulas de cátions e ânions respectivamente. Com o papelão moldou-se as laterais, formando um declive em direção à roleta menor. A bola de gude, serviu de suporte no cd para que o disco gire, assemelhando-se a roleta dos cassinos. Colocou-se um palito de madeira servindo como divisor dos íons sorteados. O roleta foi pintada visando separar cada ponto que pode ser sorteado (Figura 01). Colou-se combinações de cátions na borda superior da roleta e na borda inferior colou-se as fórmulas dos ânions. No jogo da roleta química estão dispostas diversas combinações diferentes de ânions e cátions com valências diferentes conforme mostrado no Quadro 1. Regras do jogo A sala deve ser divida em dois grupos que disputarão a vitória e um prêmio surpresa. Após rodar a roleta joga-se a bolinha e onde esta parar deve ser dado o nome da combinação do ânion e do cátion (fórmula química) e sua nomenclatura pelo educando, valendo um ponto para sua equipe que está respondendo. Ele terá 10 segundos para descrever no quadro a combinação e sua nomenclatura. Caso não consiga descrever o outro grupo terá a oportunidade em 5 segundos de responder a questão e ganhar o ponto para sua equipe. Se ambos não souberem responder a combinação ou errarem ninguém ganha o ponto. Ganha quem ao final tiver somado mais acertos (pontos) dentro do tempo limite.

Resultado e discussão

A aplicação de um material lúdico era uma exigência do estágio curricular supervisionado (semi-regência). A princípio a turma escolhida para aplicação do material didático foi o 1º Ano do Ensino Médio, num total 34 alunos. Mas, logo após a aplicação, a professora regente pediu que replicasse a metodologia nas demais turmas de 1º Ano do colégio, totalizando mais de 210 alunos participantes da pesquisa. Durante a aplicação do material didático notou-se nitidamente que os estudantes estavam empolgados em participar da atividade, visto que, estavam curiosos em virtude do novo. O entendimento das regras de aplicação do material foi eficiente e tudo ocorreu bem. No final das atividades, os alunos foram avaliados oralmente quanto a eficácia da atividade lúdica aplicada, e obteve-se depoimentos de aprovação por parte dos alunos: “É muito legal! Com atividades lúdicas aprendo mais!”. Em relação ao fator dificuldade, alguns alunos afirmaram ter tido durante o jogo. Percebeu-se que mesmo após o término do jogo, alguns ainda estavam tentando decifrar a combinação do jogo sorteado, sendo assim, propositalmente um jogo gerou mais de uma atividade lúdica. Durante a aplicação do jogo foi necessário realizar adaptação de uma webcam ao notebook, e com um cabo de HDMI foi projeto as imagens em tempo real na tela de um televisor 52”, disponíveis em cada sala de aula. Com isso todos da sala puderam participar do momento em que o aluno faz sua jogada na roleta, e assim todos podem ver a alternativa selecionada e dar a resposta caso o aluno jogador não saiba. A metodologia aplicada associada ao lúdico teve uma boa aceitação pelos alunos, e acredita-se que essa proposta pode ser inserida em outros conteúdos e salas com o objetivo de promover a ampliação conhecimento.




Figura 01

Roleta química

Conclusões

A utilização da roleta química pode ser usada para jogos internos na sala de aula, bem como entre outras turmas dentro da mesma etapa de ensino que compartilham do mesmo conteúdo. A roleta é bastante útil na memorização, sobretudo das fórmulas químicas e do estabelecimento de suas nomenclaturas. O seu caráter de jogo, faz com que os alunos busquem através do lúdico, a construção do conhecimento. Pelos depoimentos dos alunos permite-se concluir que existe grande receptividade à inclusão deste material na aula, pois desperta o interesse inclusive de alguns "divorciados", até então, da disciplina

Agradecimentos

Agradeço ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Uruaçu.

Referências

ANTUNES, C. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Artmed. Porto Alegre, 2002. p.7-103.
BERNARDELLI, M. S., Encantar para ensinar – um procedimento alternativo para o ensino da química. In: Convenção Brasil Latino América, Congresso Brasileiro e encontro paranaense de psicoterapias corporais. Foz do Iguaçu, 2004.
ZANON, D.A.V; GUERREIRO, M.AS.; OLIVEIRA, R.C. (2008). Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, Vol 13, n. 1, p. 72-81, março.
SANTOS, M. S. M. A. dos. Roleta dos Íons: Uma nova aplicação para o ensino da Química. Tese de mestrado. 2004. Disponível em <http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/marta/marta/Jogo/>. Acesso em 10/07/2015.

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