Produção de leite no Tijunqueiro e situações relevantes para o ensino da química na formação profissional

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Leão, G.M. (IFGOIANO/CAMPUS MORRINHOS) ; Silva, L.M.I. (IFGOIANO/CAMPUS MORRINHOS) ; Gomes, A.Y.A. (IFGOIANO/CAMPUS MORRINHOS) ; Felicio, C.M. (IFGOIANO/CAMPUS MORRINHOS)

Resumo

O Estudo de Caso do tipo exploratório foi realizado para identificar situações de ensino em química na produção de leite no AT situado a 2 Km do Campus Morrinhos/IFGoiano. Foi aplicado um questionário a 10 produtores de leite para saber que medicamentos utilizavam no manejo animal, quais eram as preocupações que tinham no momento de utilização, a produção e comercialização do leite produzido. Foi analisado nos produtos utilizados, a composição química, os princípios ativos, as recomendações e a classe toxicológica de cada produto. Além disso, foi trabalhado algumas análises e casos de fraudes no leite. Desenvolvendo a reflexão e a importância no conhecimento químico na produção sustentável de alimentos e estabelecimento de parcerias interdisciplinares na qualificação profissional.

Palavras chaves

conhecimento químico; resíduos de medicamentos; manejo animal

Introdução

Consideramos importante desenvolver estudos sobre a importância do conhecimento químico na formação profissional, pois ainda encontramos poucas soluções e uma série de dificuldades que precisam ser pensadas, investigadas e analisadas, para que possam surgir propostas de ensino mais efetivas e que possam motivar aos alunos o estudo e o desenvolvimento da autonomia a partir da sua formação. O ensino fragmentado e a falta de relações entre o que se estuda e sua realidade de aplicação, com ênfase excessiva nos aspectos teóricos, sem sentido e sem qualquer utilidade para a vida dos estudantes (CHASSOT, 2004) e futuros profissionais. Seria uma das razões para o que é ensinado em química hoje não tenha muita utilidade para a formação profissional. O uso do estudo de caso no ensino da química seria segundo Massi(2009) um recurso didático muito interessante no estudo da química, possibilitando maior motivação ao estudo e melhorias no aprendizado, sendo importante levantar temáticas que sejam relevantes para o grupo de estudo. Desenvolver estudos a partir de um contexto real, que envolvam substâncias químicas com fins de aplicação específicos e que possam auxiliar a se pensar em critérios plausíveis para a tomada de decisão, onde o conhecimento e a reflexão auxiliem a resolver problemas da vida prática, ou ainda evitar problemas de contaminação, danos à saúde e ao meio ambiente.São exemplos de situações que favorecem a elaboração de uma aprendizagem mais significativa(MORREIRA,1999). O contexto de crescimento na pecuária nacional, em franco crescimento no país, a produção de alimentos de origem animal, cada vez mais dependente de produtos veterinários onde podemos encontrar muitos agrotóxicos que são vistos apenas como medicamentos veterinários, o que pode trazer riscos tanto para o produtor, quanto para os consumidores destes produtos, tal aspecto é discutido por Silva et al (2012). Este estudo surgiu, ao observarmos as dificuldades enfrentadas por alguns moradores de um assentamento, nos arredores do Instituto, onde ficou evidenciado a falta de assistência. Além da necessidade de se buscar a contextualização do que estávamos ensinando em química geral e analítica para formar futuros zootecnistas. Um outro aspecto importante e que pode ser constatado em nossa região é a falta de professores licenciados em química, práticas pedagógicas mais interativas e a contextualização do ensino da química em atividades importantes (econômica e social) para a região. Desenvolver estudos a partir de um contexto real, que envolvam substâncias químicas com fins de aplicação específicos e que possam auxiliar a se pensar em critérios plausíveis para a tomada de decisão, onde o conhecimento e a reflexão auxiliem a resolver problemas da vida prática, ou ainda evitar problemas de contaminação, danos à saúde e ao meio ambiente(SÁ, FRANCISCO, QUEIROZ,2007). Cabe ainda ressaltar, que nosso estudo ficou restrito a alguns dos produtores de leite do Assentamento Tijunqueiro(AT), que estão associados na Cooperativa Familiar do AT, denominada pela sigla Cooperfat. Todos os produtores que responderam o questionário comercializavam o leite na Cooperativa Mista de Produtores de Leite de Morrinhos(Complem).

Material e métodos

Para realizar o estudo propostos neste trabalho foi realizado um questionário com os produtores do AT, todos associados na Cooperfat, conforme já foi mencionado. Sendo realizadas visitas nas propriedades dos produtores, observação rigorosa de comentários e impressões que foram anotadas em diário de campo para posterior análise(pesquisa qualitativa). O questionário aplicado a 10 produtores de leite do assentamento e que faziam parte da Cooperfat, teve a finalidade de retirar algumas informações/conhecimentos que eles tinham em relação ao uso de medicamentos veterinário nos rebanhos destinados a produção de leite. O questionário foi composto por quatro questões, que foram analisadas e buscamos estabelecer as unidades de sentidos que poderiam surgir do nosso estudo. Este questionário era constituído pelas seguintes perguntas: 1- Que medicamentos veterinários você utiliza normalmente no manejo das vacas leiteiras? 2- Após aplicar estes medicamentos, qual o tempo você aguarda para voltar a entregar o leite produzido por este animal? 3- Onde normalmente você busca informações sobre recomendação e orientações de uso destes produtos? 4- Na sua prática, já observou algum medicamento que não apresentava o efeito esperado? Para esclarecer melhor, o papel do estudo de caso em nossa investigação, usaremos a definição de Yin (2001, p.32), este autor considera aspectos desta investigação empírica que parte de fenômenos contemporâneos, dentro de contextos da vida real, considerando-se situações da vida real que ainda não estejam claramente definidos e precisam ser melhor compreendidos. Ainda seguindo este autor (YIN,2001), ao considerar os modos de estudo de caso, o pesquisador pode realizá-lo de modo único ou múltiplo. Optamos pelo segundo caso em nosso estudo, dada a complexidade das situações que foram investigadas. Foi realizado um estudo de caso (SÁ & QUEIROZ, 2009), no ensino da química, como propostas para a formação profissional, seja para estudantes da licenciatura em química, seja para a estudantes do curso de bacharelado em zootecnia.

Resultado e discussão

Apresentamos a seguir alguns dos produtos veterinários encontrados no manejo do gado leiteiro e a seguir discutiremos algumas restrições encontradas nas próprias bulas dos produtos e refletiremos sobre os aspectos apresentados, tanto do ponto de vista dos produtores, aspectos teóricos apresentados em literatura e possíveis implicações no manejo e no ensino da química, sejam aspectos da química geral e analítica, até química orgânica e bioquímica. Um dos produtos de uso veterinário é o Colosso Pour-on, este praguicida é popular entre os pecuaristas, muitas vezes, como foi comprovado na visita ao Tijunqueiro, os pecuaristas não descartam o leite após o uso deste produto, apesar da indicação de prazo de carência para garantir segurança, quanto ao risco de contaminação. O mesmo contém algumas substâncias perigosas e que exigiriam ao menos cautela, como a cipermetrina e o clorpirifós que são de alta toxidade, sendo este último pertencente à classe dos organofosforados. Em síntese, em relação aos maiores graus de toxidade dentre os produtos declarados pelos produtores do AT, estão o Colosso, Triatox e o Butox, contendo como princípios ativos respectivamente, Clorpirifós/ Cipermitrina extremamente tóxico/altamente tóxica; Amitraz extremamente tóxico e Deltametrina é altamente tóxica/neurotóxica (Classes toxicológicas I e II). De maneira geral, foi possível estabelecer as categorias A, B e C e D que são apresentadas a seguir: A) Identificação dos principais produtos utilizados na produção de leite, a forma de utilização e visão dos produtores de leite do assentamento com relação a estes produtos. Os principais produtos utilizados por esses produtores são para o combate de antiparasitários e antibióticos. Foram citados alguns casos de outras enfermidades, como problemas pós-parto, porém com as respostas dos produtores concluiu-se que esses casos são muito poucos. B) Identificação das substâncias químicas que seriam o princípio ativo e da sua função no manejo animal, toxidade e necessidade de orientação/cuidados dos produtores e possíveis contextualizações no ensino de química para futuros zootecnistas. Neste sentido observamos algumas possibilidades: I- A utilização de formulas moleculares, princípios de análise, identificação e quantificação destes no leite e seus derivados. II- Técnicas de separação e concentração de amostras para análise e quantificação de resíduos. III- Compostos orgânicos e inorgânicos, estruturas, tipos de cadeias, reatividade, solubilidade entre outros. IV- Aspectos bioquímicos de ação de alguns antibióticos e antiparasitários. V- Ensino contextualizado e reflexões que poderiam auxiliar a reflexões e tomada de decisões mais autônomas por parte dos estudantes/futuros profissionais. VI- Formas de administração e prazo de carência, dosagem, indicações e contraindicações, onde é possível buscar alguma relação entre conhecimento químico e técnicas de manejo animal. VII- Estabelecimento de parcerias interdisciplinares, aprendizagem dialógica. C) Os produtos veterinários utilizados e possíveis consequências da contaminação para a produção/processamento de derivados, riscos dos produtores/consumidores: questão ambiental e econômica. Certos produtos apresentam atividade citotóxica no ambiente, interferindo diretamente no ambiente, seleção de microrganismos resistentes, problemas nos processos fermentativos para a produtos de derivados fermentados (queijos, iogurtes, bebidas lácteas,etc). Estas são apenas algumas das situações que surgiram desde o início do nosso estudo, onde buscamos conhecer melhor a realidade, no contexto de formação do zootecnista, bem como o conhecimento químico, estaria inserido nesta formação e em que poderia auxiliar na tomada de decisão de profissionais nesta área de formação. Dentre os produtos utilizados, podemos destacar o Mastim, utilizado no combate a mastite. Trata-se de um produto que pode ser classificado como : antimicrobiano geral; antifúngico e antiprotozoário (coccidios, flagelados), só para citar um exemplo; este produto pode comprometer a qualidade do leite, e todos os produtores que citaram o seu uso disseram que descartam o leite durante o período determinado pela bula e em algumas situações, os produtores disseram que o período era determinado pelos veterinários da Complem. O tempo esperado para que o leite seja entregue novamente a cooperativa é determinado sempre pelo veterinário da Complem ou pelo simples uso da bula. Entre os produtos citados os de principal influência de resíduos no leite são os antibióticos. A figura 1- apresentada a seguir, apresenta as frações de produtores que respeitam o prazo de carência orientado por profissional, daqueles que não utilizam medicamentos de alta toxidade e aqueles que mesmo utilizando, não percebem a necessidade de aguardar um período de segurança para que o produto utilizado fosse completamente metabolizado, pois não consideram os riscos na utilização destes produtos. Pode –se observar que cerca de 36% dos produtores entrevistados, utilizam produtos veterinários de alta toxidade e não seguem orientações de segurança, ou não querem descartar o leite, apesar dos riscos à saúde, que parecem ignorar, ou então acabam por justificarem-se dizendo que o vendedor dos produtos veterinários haviam dito que o produto não oferecia nenhum risco e portanto não precisava interromper a entrega do leite. Todos os produtores disseram seguir as informações contidas na bula e também buscam informações com os veterinários que a Complem oferecem aos produtores que fornecem leite a esta empresa. Os produtos que são mais usados são os de combate à mastite e ao carrapato segundo Silva et al (2012), problemas que os produtores do assentamento confirmaram que são os de maiores ocorrências. A investigação de produtos de uso veterinário, no manejo de vacas leiteiras, a partir da realidade local, possibilitou diversas reflexões sobre o papel do conhecimento químico, sua contextualização, aspectos da formação profissional como a reflexão e o desenvolvimento da autonomia, o uso desta realidade para repensar manejos e tomar decisões ponderadas em aspectos ambientais, tais como reatividade, biodegradabilidade, toxidade e qualidade alimentar, bem-estar animal, etc. Acreditamos que a vivencia de parcerias interdisciplinares desde o início da formação profissional pode-se constituir num dialogo amplo e cooperativo, possibilitando aos futuros profissionais uma adaptação mais fácil ao mercado de trabalho, desenvolvendo em sua formação, posturas mais dialógicas e reflexivas, como subsídios para a tomada de decisões mais autônomas e conscientes. D) Pensar e propor alternativas que possam esclarecer e estabelecer relações de como o conhecimento químico pode auxiliar no manejo do gado leiteiro, no sentido de promover a melhoria na produção e minimizar os impactos ambientais. Enfim, as situações que puderam ser pensadas neste estudo inicial , nos permitiram vislumbrar a participação ativa dos estudantes no desenvolver da atividade, embora incialmente trouxessem um certo estranhamento e resistência inicial. Esta resistência poderia ser atribuída ao fato de que os estudantes estariam mais acostumados a receberem informações, muitas vezes de forma passiva e acrítica e nem sempre acreditavam na sua capacidade de pensar e formular explicações para um dado fenômeno ou argumentar seu posicionamento.

Figura 1-Grau de toxidade e respeito ao prazo de carência

Uma percentagem significativa dos produtores de leite do AT, disseram que não esperam um prazo de segurança para comercializarem seu produto.

Conclusões

A partir do conhecimento de usos de produtos veterinários que são utilizados por alguns produtores de leite do AT foi possível, levantar os produtos que são usados e repensar as orientações e conhecimentos que seriam necessário para uma utilização mais racional e com menor risco de contaminação; o que pode ser um conhecimento importante para segurança alimentar, melhorias na qualidade do leite produzido no Assentamento e contextualização pelo trabalho (LOPES, 2002) como fator motivacional ao estudo da química, pelos profissionais da zootecnia. A maioria dos produtores utilizam produtos veterinários de alta toxidade, classes I e I(mais de 80%), sendo que apesar da maioria afirmar que aguarda os prazos recomendados para evitar contaminação do leite e seus derivados(45%), embora ainda exista uma quantidade elevada que utiliza estes produtos e não se preocupa em adotar manejos mais seguros e aguardar o prazo de carência como seria recomendável. Neste estudo foi possível estabelecer reflexões e pensar estratégias de aprendizagem nestas áreas do conhecimento, para isso foi necessário construir parcerias com diferentes áreas, a interdisciplinaridade precisou ser considerada e trabalhada; os contextos de produção de leite no AT e o estudo de caso, possibilitaram o desvelamento de situações de ensino e temáticas relevantes para os estudantes e surgiram como um momento de ricas possibilidades pedagógicas, contribuindo para melhorias no aprendizado. O estudo de caso, a partir da complexidade vivida pelos assentados produtores de leite, os produtos veterinários utilizados por eles, sua recomendação e posologia, surgiram como uma possibilidade para se trabalhar educação química na formação profissional por meio da contextualização e parcerias interdisciplinares.

Agradecimentos

Ao PIBIC/IFGoiano Campus Morrinhos pela bolsa de IC.

Referências

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ZULIANI, S. R. Q. A Prática de Ensino de Química e Metodologia Investigativa: Uma Leitura fenomenológica a partir da Semiótica Social. Tese de Doutorado, São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2006.

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