A utilização de materiais alternativos no aprendizado da Função Orgânica Hidrocarboneto no Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Nascimento Mario, A. (SEDUC) ; Souza Queiroz, J. (UNIR) ; Gomes Silva, P. (UNIR)

Resumo

O presente trabalho relata o desenvolvimento de uma atividade lúdica referente ao conceito de Hidrocarbonetos. A atividade envolveu análise e discussão de uma situação-problema, onde os alunos deveriam montar estruturas através de kits moleculares confeccionados a partir de materiais alternativos e concomitantemente explicar para os demais colegas como montou a estrutura solicitada. Em seguida uma breve avaliação sobre as estruturas foi realizada dando ênfase sobre a utilização de cada uma no meio em vivemos. Tal atividade versava ampliar o conhecimento sobre o tema estudado, isto é, com essa proposta educacional foi possível observar que os alunos mostraram maior apropriação do conceito, fato manifestado pela fala durante as explicações dos estudantes.

Palavras chaves

Recursos alternativos; Atividade Lúdica; Hidrocarboneto

Introdução

O ensino das funções orgânicas, na maioria das vezes é apresentado de forma decorativa o que acaba tornando, esse conteúdo algo muito abstrato e de difícil compressão para os educandos. É sabido que na Educação de Jovens e Adultos (EJA) o ensino precisa ser ministrado de um modo diferenciado, pois o mesmo tende a ser aplicado de maneira breve e resumido. Com base nessas observações, foi proposta uma atividade que envolvia a função Hidrocarboneto, a qual tinha como principais objetivos favorecer e tornar a aprendizagem mais significativa sobre esse conteúdo e buscar uma interação entre o cotidiano dos estudantes e os conhecimentos trabalhados em sala de aula, pois afinal de contas os Hidrocarbonetos estão presentes no meio em que vivemos e muitas vezes passam despercebidas sem terem a devida exploração educacional. Segundo Miranda (2001), a partir de atividades didáticas e/ou lúdicas, vários pontos podem ser atingidos, como os relacionados à cognição, afeição, socialização, motivação e à criatividade. Sendo assim, as propostas lúdicas vêm ganhando espaço como ferramenta de aprendizagem nos momentos em que passa a estimular o interesse do aluno, onde o professor pode auxiliá-lo na formulação e na reformulação de conceitos visando os conhecimentos apresentados por eles podendo levar os alunos a uma maior participação nas aulas, atribuindo também uma interação.

Material e métodos

A atividade proposta foi desenvolvida com 3 turmas do 3º ano do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) totalizando 60 educandos. Onde os mesmos foram divididos em quatro grupos, para a realização do atividade lúdica. Cada grupo recebeu um kit molecular confeccionado com matérias alternativos sendo que todos os kits continham bolas de isopor de tamanhos diferentes que representavam hidrogênios e carbonos, e hastes que seriam utilizadas como ligações simples, duplas e triplas. A priori foi feita uma revisão com as turmas envolvendo o conteúdo ministrado da função Hidrocarbonetos e aplicados alguns exercícios, no dia seguinte levamos a atividade lúdica que foi elaborada da seguinte maneira separamos a turma em grupos, cada grupo tinha na mesa o kit molecular, em seguida houve a explicação de como seria realizada a atividade em seguida começamos a atividade, primeiramente foi colocado no quadro o nome da estrutura que eles teriam que montar utilizando o kit, em outro momento foi desenhado no quadro a estrutura que eles teriam que montar e dar o nome sendo que eles tinham um tempo para executar a atividade e o grupo que montasse primeiro teria a oportunidade de responder o representante do grupo apresentava para a turma explicando como ele havia chegado a estrutura apresentada, e os demais grupos iriam averiguar a estrutura e dizer se estaria correta, se fosse verificado algum erro a oportunidade era do grupo seguinte, ganharia a atividade a equipe que mais pontuasse e a premiação era uma tabela periódica.

Resultado e discussão

Através dos depoimentos coletados, observamos que a validação da atividade deu-se de forma satisfatória, alguns alunos destacaram que com a atividade sentiram-se mais motivados e atentos na aprendizagem de nomenclatura dos compostos orgânicos. Destacamos que em algumas vezes, uma atividade que tem como foco principal apenas o “jogo” nem sempre atrai um resultado positivo para o processo educativo, pois promove algumas atitudes não desejadas, como a competitividade excessiva, o que não foi o caso nessa aula, pois a cooperação foi um dos fatores positivos visto nessa atividade. Através dos depoimentos como por exemplo, “Com a montagem das estruturas saímos do abstrato e temos uma certa noção de geometria o que tornou a aula mais dinâmica”( Aluno 1). Com base nessas afirmações ficou nítido o aproveitamento da atividade, o que se reverte em uma maior aprendizagem do conceito em questão.

Figura 1

Montagem das estruturas com o kit distribuído na sala de aula.

Figura 2

Montagem das estruturas.

Conclusões

A função educativa da atividade foi observada durante sua aplicação ao ser verificada o favorecimento de conhecimento em clima de satisfação, onde os aspectos lúdicos do recurso didático presentes no jogo são importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem, favorecendo o raciocínio, a interação entre os alunos e o professor, entre outras habilidades, onde ressaltamos que esses recursos utilizados são apenas ferramentas para que o professor possa motivar os alunos e proporcionar uma melhor aprendizagem.

Agradecimentos

A Secretária de Educação do Estado de Rondônia - SEDUC.

Referências

Utilização de Atividades Lúdicas nas aulas de Química.
Jollembeck N. Encontro XIV ENEQ 2008. Ensino e Aprendizagem.
Zanon D.A.V., Guerreiro M.A.S. e Oliveira R.C. Ciências & Cognição 2008; Vol. 13 (1): 72-81

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