A importância dos livros didáticos no processo de ensino aprendizagem - um estudo realizado com alunos do curso de licenciatura em química

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

da Costa, P.R.A. (IFRJ - DUQUE DE CAXIAS) ; Silva, S.G. (IFRJ - DUQUE DE CAXIAS) ; dos Santos, D.G. (IFRJ - DUQUE DE CAXIAS) ; Nogueira, V.S. (IFRJ - DUQUE DE CAXIAS)

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiencia realizado com os alunos do curso de Licenciatura em Química-IFRJ(Duque de Caxias) sobre livros didático.A atividade foi desenvolvida na disciplina Metologia do Ensino de Química e o objetivo foi elucidar a importância do Plano Nacional dos Livros Didáticos(PNLD) para professores e alunos. A partir dessa intervenção foi possível conhecer e discutir os critérios adotados para a avaliação dos livros, bem como analisar os livros didáticos de química aprovados no edital do PNLD2015. Os resultados dessa proposta realizada com futuros professores foi considerada importante, pois privilegiou dentre outros aspectos, a reflexão sobre questões importantes relacionadas à escolha de uma das principais ferramentas do professor, os livros.

Palavras chaves

Licenciatura em Química; Livros didáticos; PNLD

Introdução

Atualmente, o ensino é entendido como um processo que depende das interações com o meio, relações professores-alunos, interações alunos-alunos e ferramentas disponíveis no âmbito educacional. Dentre essas ferramentas, pode-se destacar os Livros Didáticos(LD).De acordo com Gérard e Roegiers (1998, p.19)o livro didático é um instrumento impresso, intencionalmente estruturado para ser utilizado com o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem. A partir de 1985 foi criado o Programa Nacional do Livro Didático, conhecido como PNLD. Além do PNLD, existe outro programa do governo federal criado em 2004: o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), que prevê a universalização dos LD para os alunos do ensino médio público de todo o país. Levando em consideração que os LD representam um instrumento de apoio ao trabalho do professor e além disso, são considerados importantes meios de pesquisa, estudo e leitura para os alunos, é imprescindível que a escolha dos LD pelos professores seja realizada de forma criteriosa, pautada à coerência e à adequação da abordagem teórico-metodológica, conjunto de conhecimentos e habilidades voltadas à compreensão do mundo material nas suas diferentes dimensões. Visando contribuir a orientação das escolhas dos LD, o presente estudo tem por finalidade apresentar um relato de experiência desenvolvido com alunos da disciplina intitulada Metodologia do Ensino de Química do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(IFRJ)-Campus Duque de Caxias.O objetivo foi realizar um estudo no artigo "A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLEM2007"e a partir dessa leitura realizar uma análise nos livros didáticos aprovados no PNLD2015.

Material e métodos

A disciplina Metodologia do Ensino de Química é uma unidade curricular de caráter obrigatório e é oferecida no quarto período do Curso de Licenciatura em Química. A sua ementa abrange História da disciplina de Química; Abordagens e tendências metodológicas em Química; Diretrizes curriculares (nacionais, estaduais e municipais) para Química; Recursos didáticos e estratégias para o ensino de Química;materiais didáticos para Química; Análise e seleção de livros. Esse último tópico da ementa foi abordado de uma forma em que os alunos pudessem ter uma visão geral do processo relacionado a escolha dos LD. Inicialmente teve-se o cuidado de primeiramente abordar o histórico e em seguida a importância dessa ferramenta no processo de ensino aprendizagem, PNLD, PLNEM. Esses tópicos foram estudados ao longo das aulas e por fim os alunos puderam conhecer os critérios utilizados pelo PNLD para a escolha dos livros que são adotados pelas escolas públicas em 2015. Os alunos analisaram os quatros livros aprovados pelo PNLD2015: Química(Eduardo Mortimer e Andréa Machado),Química(Martha Reis), Química Cidadã e Ser Protagonista-Química. Realizou-se uma análise considerando os mesmos critérios do processo seletivo: Observância da Legislação brasileira; Abordagem teórico- metodológica e proposta didático-pedagógica; Correção e atualização de conceitos, informações e procedimentos; Manual do Professor; Análise do conteúdo digital. Após essa etapa, foi possível desenvolver uma discussão que abarcou o avanço dos livros didáticos até os dias atuais. Todas essas intervenções foram pautadas em compartilhamento de ideias/concepções com o auxílio de artigos.

Resultado e discussão

A realização deste estudo mostra que a escolha e utilização do livro didático é uma questão bastante complexa, uma vez que exige a definição de critérios que instrumentalizem o processo de escolha e fomentem a discussão sobre os processos de ensino e aprendizagem. Essa escolha constitui uma responsabilidade de natureza social e política e que muitas vezes traz dificuldades e incertezas aos professores. Como resultado primordial desse trabalho, pode destacar a possibilidade de ter proporcionado ao futuros professores de química um direcionamento sobre como ocorrem as escolhas dos LD e além disso, enaltecer a importância desse material durantes as aulas. Segundo Lajolo (1996, p.4), mesmo com a diversidade de livros existentes, todos podem ter, e efetivamente têm papel importante na escola, e, embora o livro didático não seja o único material de que professores e estudantes vão valer-se no processo de ensino e aprendizagem, ele pode ser decisivo para a qualidade do aprendizado resultante das atividades escolares.

Conclusões

Conclui-se que atividades que exigem pesquisa,estudo,discussão e análise crítica contribui de forma significativa para a formação de professores.Atuar como professor requer ter conhecimento e vivências para que escolhas sejam feitas de conscientes e críticas.Neste caso,abordar o contexto dos livros didáticos de química na disciplina de Metodologia do Ensino de Química, permitiu uma abordagem histórica e contemporânea dos avanços dessa ferramenta metodológica.Elaborar aulas baseadas em bons livros, possibilitará aos professores ministrar uma aula significativa, contextual e interdisciplinar.

Agradecimentos

Referências

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n. 69, v. 16, jan./mar. 1996
GÉRARD, F.-M, ROEGIERS, X. (1993)- Concevoir et évaluer des manuels scolaires. Bruxelas. De Boeck-Wesmail (tradução Portuguesa de Júlia Ferreira e de Helena Peralta, Porto: 1998).

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