JORNAL DAQUÍMICA: Uma proposta lúdica de avaliação em Ensino de Química

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Zanéla, E. (UFG) ; Soares, M.H.F.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)

Resumo

O momento de avaliação muitas vezes se constitui como um momento tenso e formal. Em alguns casos, não atendem o objetivo de diagnosticar as dificuldades dos estudantes e em cima disso, construir conhecimento. Para melhor compreender e relacionar os objetivos com os resultados obtidos, faremos uma abordagem sobre as três temáticas dessa pesquisa: a avaliação, o lúdico e o jornal. O lúdico configura-se como uma alternativa viável para versatilizar o processo de avaliação, para despertar o interesse dos avaliados, como oportunidade de aproximar professor e estudantes. Com todas esses diferenciais do lúdico, o processo avaliativo que constituiu-se na construção do jornal, analisando as cinco categorias de análise (conhecimento prévio, construído, interesse, intervenção e personificação).

Palavras chaves

Avaliação; Lúdico ; Jornal

Introdução

O momento de avaliação é importante para que os professores possam fazer uma análise do desenvolvimento dos educandos e o nível de disparidade em uma mesma sala, o que em muitos casos chama-se de Avaliação Diagnóstica. Diagnosticar em uma atividade avaliativa é importante para que, além de conhecer as heterogeneidades em uma mesma sala de aula, possamos trabalhar com ela da melhor maneira possível. Pensando de maneira didática, o ideal seria que em um comparativo, houvesse desenvolvimento cognitivo entre o início e o final do processo avaliativo. Contudo, o que ocorre comumente é simplesmente o surgimento de notas, correspondentes ao desempenho dos estudantes. Após o surgimento das notas, a classificação dos mesmos, como capazes ou não, culminando em aprovação ou reprovação. Luckesi (1993) reflete acerca das consequências da avaliação classificatória: “Na prática pedagógica, a transformação da função da avaliação de diagnóstica em classificatória foi péssima. O educando como sujeito humano e histórico; contudo, julgado e classificado, ele ficará, para o resto da vida, do ponto de vista do modelo escolar vigente, estigmatizado, pois as anotações e registros permanecerão, em definitivo, nos arquivos e nos históricos escolares, que se transformam em documentos legalmente definidos”(p.83) Talvez esse seja o principal cuidado a ser tomado ao se aplicar uma atividade lúdica para avaliação, tendo em vista a dimensão do lúdico, da avaliação e da Química. Através da criação de um Jornal com temas sobre Química, o principal objetivo desse trabalho é oferecer uma alternativa de avaliação diferenciada dos métodos formais. Com isso, se deseja diagnosticar as dificuldades dos estudantes, bem como seus conhecimentos prévios, construir conhecimento a partir de debates e mediações.

Material e métodos

Com base em cada relação de troca entre pesquisador e público alvo, pode-se dizer que o método extremamente condizente com a pesquisa exercida é o método de pesquisa- ação. A pesquisa- ação é descrita por Tripp (2005) como um ciclo, com três etapas, no mínimo: o reconhecimento da situação, a interação participativa e a reflexão. Em cada um desses momentos, releva-se o ambiente pesquisado, o contexto e o público alvo. Especificamente sobre o reconhecimento da situação problema na pesquisa, Tripp (2005) afirma: “O reconhecimento é uma análise situacional que produz ampla visão do contexto da pesquisa-ação, práticas atuais, dos participantes e envolvidos. Paralelamente a projetar e implementar a mudança para melhora da prática, o reconhecimento segue exatamente o mesmo ciclo da pesquisa-ação." A pesquisa foi realizada em uma escola da região norte da cidade de Goiânia, no estado de Goiás. A localização da instituição de ensino está diretamente relacionada com os temas selecionados para o “Jornal Daquímica”. Goiânia é conhecida internacionalmente por ter sofrido o pior acidente radiológico de todos os tempos, em 1987, devido ao abandono de uma cápsula contendo Césio 137. Esse foi o tema selecionado pela turma de 2°Ano do Ensino Médio, condizente com um dos conteúdos abordados nesse ano, na divisão referente a “Físico Química”. A Química relacionada a atividades físicas foi o tema escolhido pelo primeiro ano, já quase todos os estudantes treinam . Os estudantes selecionados para essa pesquisa foram duas turmas de Ensino Médio, de 1° e 2° Ano de Ensino Médio. Para as duas turmas, algumas propostas foram oferecidas e, por escolha dos alunos foram selecionados os temas. Seis encontros foram realizados com cada turma para debates, entrega de materiais, correções e adaptações.

Resultado e discussão

A medida que a pesquisa foi avançando, outros encontros foram realizados, primeiras versões de materiais entregues e orientações foram dadas. Após o primeiro encontro, com as turmas de 1° e 2° Ano, de caráter expositivo, mais cinco encontros com cada turma foram realizados. O primeiro caracterizou- se por debates e esclarecimentos após os estudantes terem pesquisado sobre os temas selecionados. No segundo encontro, uma nova pesquisa havia sido realizada, de maneira que os conhecimentos estavam mais sólidos e algumas ideias surgiram, cumprindo o propósito da avaliação diagnóstica. Para as duas turmas, adotou-se o padrão de produzir seis páginas de reportagens, duas destinadas a jogos e passatempos ligados aos temas. Uma das paginas do jornal do 1°Ano foi dedicada a uma história em quadrinhos, enquanto que para o 2°Ano, foi realizada uma entrevista com uma vítima do acidente com o Césio 137. A primeira página corresponde à capa, totalizando dez páginas de cada jornal. No terceiro encontro, os estudantes levaram esboços das reportagens, passatempos, entrevistas e história em quadrinhos. Tudo foi devidamente corrigido pelo professor, cumprindo o propósito da avaliação mediadora. O quarto encontro foi para explicar as correções aos alunos e solicitar a devolução dos materiais corrigidos e formatados no quinto encontro, que teve por finalidade a organização dos materiais elaborados. Assim, a partir dessas discussões, emergiram algumas características do lúdico, do processo avaliativo e as categorias de análise dessa pesquisa. *Conhecimento Prévio:Mesmo com algumas dificuldades nos temas pesquisados, os estudantes demonstraram ter um conhecimento prévio sobre a temática *Mediação:A principal função do professor/pesquisador foi mediar e tentar influenciar o conhecimento.

Conclusões

Despertar o interesse e motivar os estudantes para a atividade avaliativa, certamente é uma das justificativas para o uso do lúdico nessa pesquisa. Em vários momentos da pesquisa os estudantes se mostraram interessados em desenvolver o projeto e pesquisar sobre os temas.Foi possível diagnosticar as dificuldades dos estudantes e intervir positivamente. Mais do que utilizar o lúdico como proposta de avaliação, é necessário dar significação a mesma, possibilitando aos estudantes perceber seu próprio desenvolvimento através da proposta e vislumbrar que a mesma não é somente uma “avaliação a mais”

Agradecimentos

Referências

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré- escola a universidade. Porto Alegre: Mediação, 2008.
LUCKESI, Cipriano Carlos, Avaliação da aprendizagem escolar, São Paulo, Cortez Editora, 1993.
SOARES, M. Jogos para o Ensino De Química: Teoria, Métodos e Aplicações. Guarapari – ES. Ex Libris, 2008.
TRIPP. D. Pesquisa ação: uma introdução metodológica. Educ. Pesqui. São Paulo, 2005.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás