O Ensino de Eletroquímica: Um relato de experimentação por meio do PIBID

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Aparecida Andrade Rezende, G. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS ITUMBIARA) ; Pacheco Rodrigues, R. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS ITUMBIARA) ; Oliveira Silva, A.C. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS ITUMBIARA) ; Caira Fernandes Gomes, T. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS ITUMBIARA) ; Ribeiro Farias, W. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS ITUMBIARA)

Resumo

O PIBID tem uma grande importância no âmbito escolar servindo como um incentivo para a prática docente dos alunos bolsistas, estimulando o desenvolvimento de atividades que propicie o processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, foi proposto ao professor regente da disciplina, a realização de uma aula experimental referente ao assunto eletroquímica para aos alunos do 2º ano do ensino médio. A aula prática em questão teve-se como objetivo montar um circuito elétrico que simulasse o funcionamento de uma pilha. Os alunos participaram ativamente durante a prática, e acharam interessante a forma de abordagem do conteúdo, com a realização do experimento.

Palavras chaves

Experimentação; Eletroquímica; Ensino

Introdução

O presente trabalho relata uma atividade que foi realizada com os alunos do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual Dom Veloso do município de Itumbiara-GO, tendo como objetivo incentivar o lado investigativo do aluno, e relacionar teoria e prática. Segundo Fonseca (2001), o trabalho experimental deve estimular o desenvolvimento conceitual, fazendo com que os estudantes explorem, elaborem e supervisionem suas ideias, comparando-as com a ideia científica, pois só assim elas terão papel importante no desenvolvimento cognitivo. A atividade foi desenvolvida por alunos do curso de Licenciatura em Química do IFG – Campus Itumbiara, nos quais participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que tem o principal objetivo de inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. No ensino de química, são importantes aulas práticas com experimentos simples, de baixo custo e de fácil compreensão (SILVA, 2003).

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado em três momentos. No primeiro momento, o professor regente da disciplina de Química abordou o tema em sala de aula para alunos do 2º ano do ensino médio, o qual apresentou de forma discursiva a definição, a utilização e o princípio do funcionamento das pilhas, enfatizando os conceitos de oxirredução, cátodo, ânodo e ponte salina. Após o embasamento teórico, o mesmo solicitou aos graduandos a realização de um experimento que relacionasse o conteúdo com o cotidiano dos alunos. Sendo assim os alunos bolsistas do PIBID organizaram o material necessário para realização do experimento “Pilha de Limão”. Os materiais utilizados foram: 2 limões Tahiti (limão-verde) , 2 placas de zinco com dimensões de 3x10 cm, 2 pedaços de fio de cobre, sendo um de 30cm e o outro de 15 cm, 2 placas de cobre com dimensões de 3x10 cm e um multímetro com garras de jacaré. No segundo momento realizou-se a aula prática, na qual foi entregue a todos os alunos o roteiro da atividade. De início, substitui-se a solução de HCl a 1M, por limões, cujo o material é de fácil acesso. Pode-se finalizar pegando o fio de cobre fino juntá-los aos eletrodos e conectá-los a algum equipamento eletrônico como radio ou relógio de parede. O procedimento seguido consistiu em utilizar placas de cobre e placas de zinco como eletrodos furando o limão com os eletrodos e usando fio condutor de cobre para interligar aos outros limões e usou-se um voltímetro para verificar a passagem de corrente elétrica. No terceiro e último momento foi entregue a cada aluno um questionário com perguntas abertas e objetivas, com o intuito de buscar a importância do ensino por meio da atividade realizada.

Resultado e discussão

De acordo com as análises dos questionários constataram-se que todos os alunos consideram que as aulas práticas de química são importantes e facilitam a aprendizagem do conteúdo em sala de aula, tornando a disciplina mais atrativa e interessante ainda mais quando os assuntos cotidianos são englobados ao experimento. Os alunos relataram que tem grande dificuldade com a disciplina de química e que o conteúdo específico de eletroquímica é muito difícil, e justificaram que atividades experimentais podem ser um método de proporcionar melhor assimilação do conteúdo. Na construção da pilha, como mostra a figura 1, os alunos demonstraram interesse e se envolveram pelo tema, especialmente porque puderam comprovar pela prática que a eletricidade não está somente nas tomadas e nas pilhas industriais, podendo assim, fazer uma assimilação do conhecimento prévio, seja o conhecimento adquirido no ambiente familiar ou até profissional, com o conhecimento científico. Diante dos conceitos científicos o limão é ácido, e segundo a teoria de Arrhenius, todo ácido possui H+ em meio aquoso. No entanto, o suco de limão é uma solução eletrolítica que possui espécies químicas com cargas positivas e negativas. O limão faz o papel do eletrólito. A placa de zinco se oxida (perde elétrons) porque o zinco possui maior potencial de oxidação que o cobre, e na placa de cobre ocorre a redução do H+ presente no eletrólito. Assim, as placas são os eletrodos dessa pilha, sendo a placa de zinco o ânodo (polo negativo que perde elétrons) e a placa de cobre o cátodo (polo positivo que recebe os elétrons). A corrente elétrica gerada foi de 1V, energia suficiente para fazer certos objetos tais como a lâmpada LED, calculadora, voltímetro e relógio digital, funcionarem.

Figura 1. Montagem do circuito elétrico da pilha



Conclusões

A partir dessa atividade prática pode-se perceber que a dificuldade dos alunos em compreender conteúdos de química, pode ser superada/minimizada através da utilização de aulas experimentais, que o auxilia na compreensão dos temas abordados e em suas aplicações no cotidiano, proporcionando uma relação entre teoria e prática.

Agradecimentos

Ao IFG – Campus Itumbiara, ao Colégio Estadual Dom Veloso, ao PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência-(CAPES), e ao Núcleo de Pesquisa e Estud

Referências

FONSECA, Martha Reis Marques da. Completamente química: química geral. Editora FDT. v.1 São Paulo, 2001.

SILVA; Rejane Maria Ghisolfi da. Contextualizando aprendizagens em química na formação escolar. Revista Química Nova na escola. Nº 18, 26-30. 2003.

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