A relação metodologia de ensino versus aprendizagem em Química na visão dos alunos do Ensino Médio Público de Manaus

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, M.N. (UFAM) ; Gomes, D.C. (UFAM) ; Souza, K.S. (UFAM)

Resumo

Nas concepções de ensino atuais, não há mais espaço para um ensino que ocorra apenas como transmissão de ideias, em que o aluno não é parte ativa na construção do conhecimento, há que se buscar novas formas de motivar e facilitar a aprendizagem dos alunos, assim o objetivo desse trabalho foi verificar junto aos alunos do ensino médio público de Manaus qual a sua visão em relação a metodologia de ensino e a sua aprendizagem na disciplina de química. Os dados foram coletados por meio de questionário, aplicado em nove escolas de ensino médio públicas de Manaus para 464 alunos. Os resultados mostram que os alunos não conseguem relacionar a metodologia de ensino usada pelo professor com a sua aprendizagem, isso se confirma em percentuais controversos e incoerentes.

Palavras chaves

Aprendizagem; Metodologia; Ensino de Química

Introdução

No ensino de química, o efeito da abordagem de ensino tradicional, sobre a aprendizagem tem sido amplamente discutido, pois no ensino tradicional, normalmente a aula é expositiva, ocorrendo transmissão de ideias selecionadas e organizadas de forma lógica (MIZUKAMI, 1986). O aluno é agente passivo no processo ensino-aprendizagem e atua de maneira mecânica, decorando e geralmente como ouvinte das informações repassadas pelo professor (GUIMARÃES, 2009). O uso de ferramentas e estratégias de ensino que atuem mediando à aquisição de conhecimento torna-se cada vez mais necessário e importante por introduzir nas salas de aula abordagens diferentes do ensino tradicional, tratando os conteúdos de forma contextualizada, despertando o interesse pela ciência e promovendo a motivação dos alunos e professores. Contudo essa prática quase não é usada devido a fatores como: tempo, calendário acadêmico, salas de aula cheias, professores e alunos desmotivados, somados em alguns casos com a dificuldade de aprendizado do aluno, muitas vezes acumulada do ensino fundamental até o ensino médio. Os educadores ao usarem métodos que induzem a memorização e o mecanicismo, comprometem o aprendizado dos estudantes e não lhes possibilitam o progresso no trabalho e em estudos futuros, conforme prevê a Lei n° 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Por isso é importante que o professor interaja o conteúdo científico com o que o aluno já sabe tornando o processo de ensino/aprendizagem bem mais satisfatório tanto para quem aprende como para quem ensina.

Material e métodos

Esse trabalho é um recorte de um trabalho maior sobre a relação de metodologias não tradicionais com a aprendizagem dos alunos em química. Inicialmente foram selecionadas Escolas públicas de ensino médio em cada região da cidade de Manaus, para a aplicação de questionário relativo a ensino/aprendizagem, com alunos do segundo ano. No total foram nove escolas que participaram do projeto, com 464 alunos respondendo o questionário. Para este recorte, escolheu-se as seguintes questões: Você considera a metodologia utilizada nas aulas de química adequadas para seu aprendizado?, Você encontra dificuldades na aprendizagem dos conceitos de química?, Você é conduzido a comparar com fatos do cotidiano o que está sendo estudado? Você gosta de Química?. Após a coleta de dados, os resultados foram tratados de forma qualitativa-quantitativa.

Resultado e discussão

Em relação a metodologia de ensino na disciplina química, a Figura 01 mostra que um grande percentual, 62,71% dos 464 alunos se mostraram satisfeitos com a metodologia que vem sendo utilizada pelos professores de química e afirmam que a mesma é adequada para a sua aprendizagem. Entretanto a Figura 02 mostra que não há coerência nas respostas dos alunos, uma vez que os índices em relação a dificuldades na aprendizagem são bastante altos, destes 28,01% relatam sim, tenho dificuldades de aprendizagem em química e 58,20% para algumas vezes tenho dificuldade. Ainda para colaborar com a incoerência dessas respostas apenas 38,15% responderam que sim, nas aulas de química são levados a comparar o conteúdo estudado com o cotidiano, o que mostra que os alunos não conseguem traçar uma relação da metodologia utilizada pelo professor com a sua aprendizagem, pois uma metodologia adequada e motivadora leva o indivíduo a melhorar e ser participante do seu aprendizado. Entretanto apesar das dificuldades relatadas pelos alunos, quando questionados se gostavam ou não de química, 62,93% dos alunos afirmaram gostar da disciplina contra 37,07% que relataram não gostar. Esse resultado mostra que apesar das dificuldades em aprender química serem altas sob o ponto de vista dos alunos, a disciplina química desperta seu interesse e o rendimento pode ser melhorado com base em metodologias que colaborem com o aprendizado, e não somente induzam ao mecanicismo.

Figura 01

Visão dos alunos em relação a metodologia utilizada pelos professores em química

Figura 02

Visão dos alunos sobre a dificuldade de aprendizagem em química

Conclusões

Os alunos não tem uma visão clara de como a metodologia utilizada pelo professor de química pode melhorar o seu aprendizado, e estão satisfeitos com a maneira que a disciplina está sendo trabalhada em sala de aula, mesmo que ela não esteja contribuindo para facilitar o seu aprendizado.

Agradecimentos

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP/UFAM) Programa de Iniciação Científica - PIBIC/UFAM Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM

Referências

GUIMARÃES, Cleidson Carneiro, Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, 2009.
MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: As abordagens do processo. Editora E.P.U., São Paulo, 1986, 120p.

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