Apresentação e análise de Experimentos Laboratoriais um subprojeto do PIBID.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Martins da Silva, M.J. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI) ; A. Vieira, I. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI) ; C. Santos, E. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI) ; F. Silva, A.P. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI) ; S. Marques, V. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI)

Resumo

A química é considerada por muitos estudantes como uma disciplina complicada e muito complexa, pois muitos professores apresentam a aula de química apenas na teoria. Partindo deste conceito foi planejada uma aula experimental de química. Com o objetivo de mostrar a importância do uso do laboratório na realização de aulas práticas, Diante disso, essa atividade relata uma experiência vivenciada durante as tarefas de bolsistas de iniciação a docência, realizada na EREM São Sebastião na cidade de Ouricuri-Pe. A idéia é demonstrar que a química tem suas características,para propor maior compreensão. E ao mesmo tempo em que se tem contato com o laboratório de química, a fim de incentivar o interesse e o conhecimento dos discentes para o estudo da química mostrando o quanto a mesma está presente

Palavras chaves

conhecimentos; compreensão; química

Introdução

O presente trabalho é referente à execução de uma realização de experimentos laboratoriais. E que teve o objetivo principal ampliar o conhecimento dos alunos sobre a química e suas características. Ao mesmo tempo em que eles tinham o contato com o laboratório de química, ao qual a eles ainda não havia sido apresentados. É interessante notar que os alunos participantes desta atividade, sendo do primeiro ano, vêem a química como matéria principal na qual estão também inseridos biologia, física etc. Entretanto, como a área de estudo das pessoas idealizadoras desse projeto, e uma das maiores dificuldades no estudo da química, está relacionada a mesma. Foi optado por atender a essa área especifica, da química, fazê-los enxergar por outra óptica diferente de apenas cálculos e conceitos técnicos em uma sala de aula. Tendo uma pergunta motivadora para este trabalho, o que é química, com a energia das substâncias, dos elementos que a constituem, do processo de obtenção e aplicações, pode- se concluir que a química é uma matéria, em geral, bastante complexa de ser estudada. Com isso a química é uma ciência que consiste em duas partes importantes e inseparáveis que são a teoria e a prática. Não havendo uma articulação entre estas, os conteúdos não serão muito relevantes para formação do individuo ou contribuição para o pouco desenvolvimento cognitivo deste (Giordan, 1999). Tendo em vista esses dois conceitos: teoria e prática, o que se propôs a fazer foi uma articulação entre essas duas, aproveitando o que os alunos haviam visto na teoria, e no cotidiano reafirmando esse conhecimento prévio através da apresentação do laboratório de química. Esta aula prática foi elaborada na Escola (E R.E.M São Sebastião),na cidade de Ouricuri-Pe, as aulas foram realizadas na turma do 1º ano.

Material e métodos

As atividades foram propostas tendo em vista suprir, pelo menos em parte, a deficiência dos alunos por práticas laboratoriais. Sendo que o enfoque principal das atividades a serem realizadas não é apenas a prática de experimentos, embora esta seja importante para os alunos, mas a introdução dos discentes a outro tipo de ambiente escolar. A aula de apresentação do laboratório de química foi elaborada pelos bolsistas, e aplicada com o auxílio do professor de química na turma do 1° ano do ensino médio, no 1º semestre do ano de 2015. Inicialmente o professor e os alunos pibidanos fizeram uma exposição oral sobre as vidrarias do laboratório de química utilizando como recursos, os slides e o quadro. A partir dessa abordagem teórica foi planejada uma aula experimental com o objetivo de apresentar o laboratório de química com realização de vários experimentos para melhor compreensão dos conteúdos de densidade, misturas, liberação de gases. Para estes ,foram realizados vários experimentos interessantes para despertar o interesse e a compreensão dos alunos através de uma metodologia pedagógica diversificada. Após a execução dos experimentos os alunos responderam a um questionário com perguntas referentes à aula desenvolvida.

Resultado e discussão

Durante a execução das atividades experimentais, foi observado que os alunos participaram ativamente da prática, questionado os pibidianos, interagindo na realização dos experimentos com os bolsistas demonstrando curiosidade, interesse e compreensão dos dados obtidos nos experimentos. Como mostra nas figuras: Através da realização desta atividade ficou evidente o entusiasmo e satisfação dos alunos ao terem contato com o laboratório de química e realizando experimentos, mesmo sendo simples mais essencial e relevantes para o conhecimentos do alunado, contudo importante para assimilação dos conteúdos que foram abordados em sala de aula, diante da prática diversificada utilizada como uma ferramenta para buscar a motivação e o desenvolvimento nos conteúdos da disciplina de química. Após a realização da aula experimental foi aplicado um questionário para os discentes, obtendo os seguintes resultados, conforme a imagem do gráfico abaixo. Mostrando que este tipo de metodologia diferenciada contribui para uma aprendizagem mais significativa na disciplina da química. Como também é uma inovação de ensino. O uso do laboratório é visto como instrumento facilitador e essencial na assimilação do conteúdo teórico necessário para o aprendizagem dos alunos, segundo PIAGET (1998) “[...] as aulas de laboratório podem funcionar como um contraponto das aulas teóricas, como um poderoso catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos, pois a vivência de certa experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado [...]”. Com a utilização de aulas experimentais no laboratório os alunos conseguem integrar a teoria com a prática de forma mais simples, além de proporcionar uma maior aproximação dos alunos com a disciplina e uma maior interação social entre os alunos participante

experimentos jpg

referente ao resumo Apresentação e análise de Experimentos Laboratoriais um subprojeto do PIBID.

varinha magica jpg

experimentos realizados:Apresentação e análise de Experimentos Laboratoriais um subprojeto do PIBID.

Conclusões

A realização de experimentos em laboratórios de química permitiu uma complementação da abordagem dos conteúdos de forma mais abrangente e eficiente, possibilitando a visualização de uma aula mais criativa e dinâmica. Constatou-se que o PIBID contribuiu com as atividades experimentais elaboradas nas escolas, cumprindo o seu papel e responsabilidades no desenvolvimento de metodologias alternativas para melhor compreensão dos conteúdos da disciplina de química, sendo avaliado pelos alunos proporcionando o acesso a conhecimentos químicos que permitam a “construção de uma visão da mesma, mais clara

Agradecimentos

A CAPES pela concepção das bolsas e ao IF SERTÃO-PE por ofertar o curso de Licenciatura em Química e a EREM São Sebastião por ter nos dado oportunidade de apresentar

Referências

(1): CACHAPUZ, A. F. – A Universidade e a Valorização do Ensino e a Formação de seus Docentes. In: MACIEE, L. B. Reflexões sobre a formação de professores – Campinas, SP; Papirus, 2002, (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
PIAGET, J. Para onde vai à educação. 14. Ed. Rio de Janeiro, 1998.
(2): LEITE, Adriana Cristina Souza; SILVA, Pollyana Alves Borges; VAZ, Ana Cristina Ribeiro. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 7, n. 3, p.3, 2005.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás