Hidrocarbonetos em uma abordagem com enfoque CTS: uma ação do PIBID/PUC Goiás

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Costa, D.A.S. (PUC GOIÁS) ; Claudino, I.C.L. (PUC GOIÁS) ; Bastos, V.A. (PUC GOIÁS) ; Telles, C.M. (PUC GOIÁS) ; Pereira, M.C. (IEG) ; Longhin, S.R. (PUC GOIÁS)

Resumo

O ensino de química muitas vezes é trabalhado de forma descontextualizada, dificultando assim a aprendizagem de conceitos importantes para a formação do cidadão. A observação de aulas sobre hidrocarbonetos no ensino médio mostrou que as questões científicas, tecnológicas, sociais e ambientais não são trabalhadas. Esta pesquisa objetivou relacionar ciência, tecnologia, sociedade e ambiente com o tema hidrocarbonetos a partir de um artigo científico. Os resultados mostraram que a dissertação (E1) foi realizada por 70% dos alunos enquanto o questionário (E2) respondido por 97%, confirmando a dificuldade do aluno em se expressar na forma de escrita argumentativa e evidenciou a necessidade de se ensinar a química com a abordagem CTS, requisito para desenvolver no aluno o pensamento crítico.

Palavras chaves

Ensino de química; Abordagem CTS; Contextualização

Introdução

O ensino de hidrocarboneto se prende a memorização de classificação de cadeias, contagens de carbonos e nomenclatura. Sabemos que o estudo destes compostos transcende ao que vem sendo abordado, pois suas aplicações estão presentes no cotidiano, tendo influência direta com assuntos relacionados ao desenvolvimento tecnológico, econômico, social e ambiental de uma nação. A principal fonte de hidrocarbonetos é o petróleo e seus derivados estão presentes em materiais de uso comum: borrachas, combustíveis, fármacos etc. O ensino não contextualizado não possibilita que os alunos façam a conexão conteúdo estudado/aplicações, muito menos compreender o papel da ciência na sociedade atual. Entendendo que a educação deve ser problematizadora, para Freire (1987), devemos levar os educandos a compreender o mundo a partir da realidade que vivenciam. A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) vem ao encontro da proposta freireana que visa a alfabetização científica e tecnológica proporcionando contribuindo para a formação de cidadãos informados e atuantes (SANTOS, 2007). O ensino de ciências com enfoque CTS promove o pensamento crítico e social, contextualizando e abordando conceitos com discussões sobre desenvolvimento científico, tecnológico, social e ambiental (SANTOS e MORTIMER, 2002). O que percebemos na atualidade é que o ensino de química vem sendo trabalhado de forma descontextualizada (SANTOS, 2007), longe de abordagens que envolvam aspectos tecnológicos, econômicos, sociais e ambientais. Os alunos não conseguem perceber que a química está ligada a essas questões, se prende apenas a memorização de conceitos e fórmulas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a relação CTS e ambiente, com o tema hidrocarbonetos, a partir de um artigo científico.

Material e métodos

A atividade foi realizada em dois encontros (E1 e E2), de 50 min cada, com cinco turmas de 3ª série do Ensino Médio do Instituto de Educação de Goiás (IEG) pelos alunos do PIBID, sob supervisão da professora regente. O conteúdo referente a hidrocarbonetos (hibridação, nomenclatura e classificação de cadeias) foi trabalhado em aulas anteriores pela professora. Após esta etapa, no primeiro encontro (E1) foi realizado uma discussão expositiva abordando o tema hidrocarbonetos com os seguintes tópicos: classificação de acordo com o tipo de insaturação; gás metano e a agropecuária; petróleo e seus derivados entre outros, utilizando-se de exemplos diversificados, relacionando os aspectos sociais, econômicos e ambientais decorrentes da utilização dos derivados de petróleo. Após essa etapa, como forma de verificação da aprendizagem, os alunos dissertaram sobre a importância dos hidrocarbonetos. No segundo encontro (E2), de início realizou-se a leitura do artigo “Petróleo: um tema para o ensino de Química”, da revista Química Nova na Escola (MARIA et al., 2002). Em seguida, os alunos em dupla, responderam ao seguinte questionário: 1) Qual a importância do petróleo?, 2) Como se dá a produção do petróleo?, 3) Onde se encontram as jazidas de petróleo?, 4) Como se extrai o petróleo (perfuração)?, 5) Em que consiste o refino do petróleo?, 6) Como se dá a separação de frações do petróleo?. O material produzido pelos alunos foi então analisado e avaliado, sendo considerado o percentual de acerto das questões de acordo com os conceitos abordados na aula expositiva e os presentes no artigo.

Resultado e discussão

Participaram das atividades E1=112 alunos e E2=127, sendo que a dissertação (E1) foi realizada por 70% enquanto o questionário (E2) por 97%, confirmando o que presenciamos nas salas de aula, a dificuldade do aluno em se expressar na forma de escrita argumentativa. As dissertações (E1) foram satisfatórias, os alunos citaram conceitos referentes a função hidrocarboneto e petróleo. Alguns destaques: (1) minha concepção era de que hidrocarbonetos eram apenas compostos constituído de carbono e hidrogênio, que estudamos no terceiro ano do ensino médio, agora entendo a relação que um tem com o outro, pois o petróleo é a principal fonte de hidrocarbonetos, e possui um valor importante no contexto econômico e industrial em todo o mundo (SIC), (2) o hidrocarboneto está relacionado diretamente em nossa vida, e é constituinte do petróleo e seus derivados (SIC) e (3) apesar de grandes benefícios, o petróleo trás riscos ao meio ambiente quando entra em contato com as águas de oceanos ou superfície do solo, vários acidentes envolvendo o vazamento do petróleo já ocorreram (SIC). Com relação ao questionário (E2), as respostas foram objetivas sendo de consenso geral que: (1) O petróleo é um dos recursos naturais do qual nossa sociedade é dependente, utilizando-o como combustível, GLP, asfalto, entre outros e (2): Restos de animais e vegetais mortos são depositados no fundo de mares e lagos e aos poucos são cobertos por sedimentos, esses sedimentos são transformados em rochas sedimentares e as altas temperaturas causam reações químicas complexas formando o petróleo. Um destaque foi a espontaneidade com que afirmaram gostar da atividade por acreditarem que “interpretar um artigo científico era algo difícil” e que “ficaram surpresos ao saberem que o petróleo é a fonte dos hidrocarbonetos”.

Conclusões

Os resultados obtidos mostram que a relação entre hidrocarbonetos e o petróleo ficou clara e que os alunos conseguiram alcançar os objetivos da atividade no que diz respeito às questões científicas, tecnológicas, sociais e ambientais. As questões econômicas foram pouco abordadas nas dissertações. Ficou evidente na atividade a importância de se ensinar a química com a abordagem CTS e contextualizada, requisito para desenvolver no aluno o pensamento crítico, tornando-o um sujeito ativo perante a sociedade.

Agradecimentos

PUC Goiás, PIBID-MEC/CAPES, IEG.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido, Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1987.
MARIA, L. C. S., AMORIM, M. C. V., AGUIAR, M. R. M. P., SANTOS, Z. A. M., CASTRO, P. S. C. B. G e BALTHAZAR, R. G. Petróleo: um tema para o ensino de Química, Química Nova na Escola, nº15 (19-23), 2002.
SANTOS, W. L .P.; MORTIMER, E, F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciência, v. 2, n. 2, (2002).
SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, 2007.

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