A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DA QUÍMICA PARA ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE BENEVIDES-PA

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Alcantara Seabra, P. (INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ) ; Correia da Rocha, D. (INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ) ; Costa Seabra, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA) ; Salomão da Silva Alves, S. (INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ) ; Moraes de Miranda, V.C. (FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA)

Resumo

Este trabalho foi aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alice Fanjas, teve por objetivo expor na comunidade escolar a importância da conscientização ambiental como aprendizagem significativa, o foco é orientar os alunos sobre a necessidade do reaproveitamento do lixo de modo que eles devam participar efetivamente da coleta seletiva. O processo avaliativo teve como mecanismo o questionário e o painel informativo com intuito de analisar e informar sobre a temática vivenciada, com isso observou-se através da metodologia que os estudantes têm poucas informações a respeito, e a escola não tem nenhuma atividade voltada para a o assunto, deixando de cumprir seu papel na sociedade. Notou-se a satisfação dos alunos sobre o trabalho desenvolvido na escola.

Palavras chaves

Conscientização; Meio Ambiente; Comunidade Escolar

Introdução

As Discussões sobre educação ambiental no mundo contemporâneo estão relacionadas às questões ambientais mais amplas, que tem feito parte das preocupações dos mais variados setores da sociedade. Desde a Revolução Industrial, atividade interventora e transformadora do homem em sua relação com a natureza vem tornando cada vez mais predatória. A década de 1960 pode ser considerada uma referência quanto à origem das preocupações com as perdas da qualidade ambiental. (CAMPOS, 2004). De acordo com a lei N° 9.795 de 27/04/99, que formaliza a Politica Nacional de Educação Ambiental entende-se por Educação Ambiental como sendo “Os processos por meio dos quais o individuo e a coletividade constrói valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conversação do meio ambiente, bem de uso comum do povo essencial á saída qualidade de vida e sua sustentabilidade”. A Educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo está presente de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo dentro e fora do contexto escolar. Segundo SATO (2001) A Educação Ambiental é esse paradigma radical que envasa a ideia de que toda educação deverá ser voltada ao ambiente, ou seja, à representação que as comunidades têm sobre as condições que lhes proporcionam a melhor qualidade de vida e, por conseguinte, a sua plena cidadania. Como nos ensina a eminente educadora ambiental.” Este trabalho tem por finalidade discutir sobre a conscientização ambiental no âmbito escolar, interligando os assuntos como, preservação do meio ambiente e reciclagem do lixo. Proporcionando maior interatividade entre professor e aluno no Ensino da Química.

Material e métodos

O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alice Fanjas no 1° semestre de 2015, localizado no município de Benevides na qual faz parte da região metropolitana de Belém-PA. A realização das atividades foi desenvolvida em horário paralelo a aula, sendo aplicado no Ensino Fundamental II (9° ano) com 35 alunos entre a faixa etária de 14 á 17 anos. A pesquisa foi realizada com aplicação de questionários para os alunos com o intuito de saber o grau de conhecimento sobre o tema: conscientização ambiental. Segundo MARCONI & LAKATOS (2010) O uso de questionários é de ordem quantitativo-descritivas, descrevendo uma investigação empírica, com o objetivo de conferir hipóteses, delineamento de um problema, análise de um fato, avaliação de programa e isolamento de variáveis principais. Em seguida foi ministrada uma aula prévia sobre “Educação Ambiental” com objetivo de informar, conscientizar e ensina-los, a conservação do meio ambiente como parte de processo educativo. Com foco de haver atitudes, comportamento e mudanças na comunidade escolar. Foi feita a exposição de um painel informativo, confeccionado com materiais alternativos que podem ser reciclados (papel 40 kg, folhas de papel A4, imagens, cola de isopor) as cores referentes a cada imagem, está relacionando tipos de materiais recicláveis. Após todas essas informações levantou-se uma discussão sobre as vantagens e desvantagens que se tem ao reutilizar, reduzir e reciclar logo foram expostas opiniões oralmente a respeito de determinados problemas vivenciados no dia-a-dia de cada um, com isso a aula ficou mais atrativa e houve a participação dos estudantes, promovendo assim ideias para solucionar problemas causados pelo lixo.

Resultado e discussão

Para a obtenção de dados foi utilizado um questionário avaliativo- quantitativo com questões objetivas, cuja finalidade é verificar o índice de consciência ambiental no âmbito escolar, realizado com 35 alunos do 9°ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Alice Fanjas. De acordo com as respostas da (Tabela 1) podem-se observar os seguintes resultados: a carência de conhecimento a ser ensinado aos alunos a respeito de Educação Ambiental. Tendo obtido resultados negativos nas perguntas de número 01° e 02°. Com isso evidencia-se a extrema dificuldade em ministrar a temática com esses alunos, visto que a comunidade escolar não está desenvolvendo seu papel de ensino-aprendizagem, sendo importante a implantação de projetos voltada para a educação ambiental, como por exemplo, a reciclagem do lixo, ajudando os alunos a perceber e aprender sobre a importância da conservação ambiental. Constatou-se que após o questionário os alunos apresentaram interesse e entusiasmo sobre o assunto tratado a partir da visualização do painel informativo(Figura 1) utilizado como ferramenta de recurso em sala de aula fez com que a aula ficasse mais interessante para os estudantes.

Tabela 1:

Avaliação dos Resultados Obtidos através do Questionário.

Figura 1:

Painel informativo como ferramenta de recurso para melhor compreensão dos alunos.

Conclusões

Conclui-se que há necessidade de inserir na E.E.E.F. Alice Fanjas, atividades e projetos com os alunos sobre a conscientização ambiental é necessário estimulá-los a participar da coleta seletiva, mostrando que há soluções para as problemáticas causadas através do lixo. Não havendo essa atitude de percepção irá trazer danos à sociedade como: doenças e impacto ambientais. Cabe ao professor tornar as suas aulas mais criativas e prazerosas fazendo com que os alunos percebam a extrema importância de preservar e conservar o meio ambiente, buscando soluções para o tratamento correto do lixo.

Agradecimentos

A CAPES, AO PROJETO PIBID/IFPA, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALICE FANJAS, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ, FAMILIARES E AMIGOS.

Referências

CAMPOS, F.M. Educação ambiental: natureza, razão e história/Marília Freitas de Campos Tonizi-Reis – Campinas, SP: Autores Associadas, 2004. (Coleção educação contemporânea).

Decreto N° 4.281, de 25 de Junho de 2002.
Disponível: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/decreto4281.pdf

MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Fundamentos da metodologia científica. 7.Editora São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010.

SATO, M. A contribuição da biologia à educação ambiental. In: Programa e Resumos do 12º Encontro de Biólogos, p. 25-26, UFMS, 2001.

Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.
Disponível: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás