Análise da contribuição do PIBID para o ensino-aprendizagem de química na visão dos alunos da Escola Normal Oficial de Picos-PI

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, M.E. (IFPI) ; Araújo, J.L. (IFPI) ; Santos, R.I. (IFPI) ; Sá, L.C. (IFPI) ; Lima, M.J. (IFPI) ; Carvalho, J.A. (IFPI) ; Brito, J.I. (IFPI) ; Brito, I.A. (IFPI) ; Davi, A.O. (IFPI) ; Sales, A.L.C. (IFPI)

Resumo

Este trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo que tem como objetivo analisar a influência que a monitoria do PIBID programa criado pela CAPES vem trazendo no ensino-aprendizagem de Química aos alunos do ensino médio da Escola Normal Oficial de Picos uma vez que, muitos alunos sentem dificuldades nessa disciplina por exigir domínio de cálculos e fórmulas. Neste caso o PIBID atua como um meio incentivador a melhoria do processo de ensino- aprendizagem.

Palavras chaves

Ensino de Química; PIBID; Aprendizagem

Introdução

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) criado pelo ( Ministério da Educação MEC ) e administrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como principais objetivos a formação de docentes em nível superior para a educação básica, valorização do magistério e a elevação da qualidade da escola pública. Segundo os PCNS + (2002) a aprendizagem de química facilita o desenvolvimento de competências e habilidades e enfatiza situações problemáticas reais de forma crítica, permitindo ao aluno desenvolver capacidades como interpretar e analisar dados, argumentar, tirar conclusões, avaliar e tomar decisões. Contudo, o ensino de química em várias escolas ainda é abordado de forma tradicional o que para Cardoso ( etal, 2000) seriam aulas baseadas em memorização de nomes e fórmulas totalmente desvinculadas dos conhecimentos e conceitos do cotidiano. Muitas vezes essa falta de metodologia aplicada pelos professores acaba desinteressando o aluno pela disciplina. Frente a isso, com as monitorias do PIBID tenta-se ao máximo resgatar a curiosidade dos alunos com experimentos simples e obter um maior aprofundamento na disciplina de química com as dúvidas que são tiradas durante o acompanhamento. Tendo em vista essa problemática, o objetivo principal busca-se compreender a influência que a monitoria PIBID vem trazendo para o ensino de química na referida escola.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada com aproximadamente 206 alunos do 1 ao 3 ano do turno matutino da Escola Normal Oficial de Picos. Para isso foi elaborado um questionário de caráter investigativo, cujo objetivo era registrar a opinião dos alunos sobre a contribuição das monitorias PIBID para o ensino de química naquela escola. O questionário aplicado possuía as seguintes temáticas: 1)Você gosta da disciplina de química? 2) Você sente dificuldades em aprender química? 3) você costuma procura a monitoria de química? 4) Você acha eficiente o trabalho dos monitores? 5)Você acredita que o trabalho do PIBID/Química ajuda a melhorar o seu aprendizado na disciplina de química? 6) Com a monitoria de química em sua escola você se sente motivado a estudar os conteúdos de química?

Resultado e discussão

Através do questionário aplicado foi possível analisar que 76,69% dos alunos não gostam de química e 91,74% sentem dificuldade nessa disciplina. 94,66% dos educandos afirmam que costumam procurar a monitoria PIBID e 89,80% dizem que acham eficiente o trabalho dos monitores. Ainda os mesmos 89,80% concordam que a monitoria do PIBID apresenta ações que facilitam o aprendizado de química e 87,37% dos alunos se sentem mais motivados a estudar conteúdos de química graças a intervenção da monitoria na sua escola.

Conclusões

Através da pesquisa foi possível verificar que a contribuição do PIBID química parara os alunos da Escola Normal Oficial de Picos tem sido de maneira eficiente uma vez que, tem despertado maior interesse dos alunos pela química além de facilitar a compreensão dos conteúdos ensinados em sala de aula.

Agradecimentos

Ao IFPI e ao PIBID.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica (MEC) Parâmetros Curriculares Nacionais PCNS+ Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC, 2002.

CARDOSO, S.P. Explorando a motivação para estudar Química. Química Nova, nº 3, p. 401-404, 2000.

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