ENSINO DE QUÍMICA ENVOLVENDO A TEMÁTICA RADIACÃO x RADIOATIVIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/PUC GOIÁS

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Fernandes de Castro, E. (PUC GO) ; F. Tosta, A. (CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) ; Lima da Silva, A.M. (PUC GO)

Resumo

Este trabalho apresenta as experiências do subprojeto PIBID/Química da PUC Goiás aplicado numa escola de Educação para Jovens e Adultos (EJA)envolvendo a temática “Radiação x Radioatividade” no cotidiano. O objetivo geral foi abordar os aspectos positivos e negativos da radioatividade e como vem ocorrendo o seu uso pelo homem ao longo do tempo e da história. Diferentes práticas de ensino foram usadas tais como, aulas contextualizadas, apresentação de documentário, atividades diferenciadas e lúdicas, a fim de tornar o aprendizado mais significativo. Os resultados mostraram que a temática cumpriu o seu papel facilitando o processo de ensino e aprendizagem em conteúdos básicos de química geral e permitindo ao bolsista iniciar a sua docência adquirindo experiência no ensino para EJA.

Palavras chaves

Ensino de Química; radioatividade; modalidade EJA

Introdução

Atualmente, não se pode mais conceber propostas para um ensino de química sem incluir, no planejamento da disciplina, temas ou componentes que estejam orientados nos aspectos da ciência, sociedade, tecnologia e ambiente. A química é uma ciência de formação básica para os alunos e visa ampliar os horizontes, além de promover o entendimento de tudo o que nos cerca (WARTHA, 2013). A temática “Radiação e Radioatividade” inserida no cotidiano foi proposta com o intuito de tirar o sensacionalismo e desmitificá-la, mostrando aos alunos que esses fenômenos são naturais, estão presentes na terra desde o surgimento do homem e, principalmente, para despertar e aguçar o interesse dos alunos da EJA, os quais demonstram dificuldades em compreender este tema. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências formativas do PIBID/Química da PUC Goiás aplicadas no ensino EJA. As atividades foram propostas para facilitar a compreensão do tema pelos alunos e que os mesmos pudessem participar ativamente do processo ensino-aprendizagem, não sendo meros receptores das atividades propostas.

Material e métodos

O planejamento foi realizado por meio de reuniões envolvendo os membros do projeto, a fim de definir as metodologias. Foi estabelecido um cronograma de atividades que envolveu: i) delimitação da temática; ii) acompanhamento das práticas pedagógicas desenvolvidas pela supervisora; iii) identificação das dificuldades dos alunos; iv) acompanhamento e aplicação de atividades, criação de dinâmicas, exercícios e resoluções de atividades; v) realização de intervenções didáticas. A temática foi desenvolvida no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), Setor Universitário, em Goiânia/GO, no período de fevereiro a junho de 2015, na turma 3ºL, turno vespertino, com a participação média de 25 alunos. A aplicação foi dividida em três intervenções. A primeira intervenção consistiu em introduzira temática “Radiação x Radioatividade no cotidiano”, definir os conceitos, abordar o histórico da radioatividade, os estudos de Marie Curie, isótopos radioativos, radiação natural e artificial e definições de radiação alfa, beta e gama. Como avaliação foi proposto um exercício de fixação, que envolveu a criação de uma tabela, na qual os alunos tinham que relacionar as palavras na tabela com radiação e/ou radioatividade. Na segunda intervenção foram abordados os aspectos negativos e positivos da radioatividade e passado o documentário “Linha Direta Justiça – Césio 137”, que aborda os aspectos negativos da radioatividade com um fato tão marcante em Goiânia. Na terceira intervenção foram realizadas atividades diferenciadas, nas quais os alunos puderam exercitar a aprendizagem de forma lúdica e criativa. Foram aplicadas três atividades: caça-palavras, dinâmica verdadeiro-falso, questionário contra ou a favor da radioatividade.

Resultado e discussão

Durante as intervenções foram apresentados os objetivos do PIBID, a importância da temática para a formação dos alunos e da parceria do projeto da PUC Goiás com a escola. Antes de iniciar o conteúdo foi abordada uma questão objetiva: Você é contra ou a favor da radioatividade? Cerca de 85% dos alunos responderam que são contra a radioatividade. Essa questão teve como objetivo levantar a opinião prévia dos alunos antes das explicações sobre a temática e para gerar uma discussão em sala. Após debate, foram abordados os conceitos de radiação e radioatividade, histórico da descoberta dos elementos radioativos, a importância dos experimentos de Marie Curie e a diferença entre radiação natural e artificial. A resolução de exercícios de fixação em grupo evidenciou a significativa participação e interesse dos alunos sobre o tema, que foram evidenciados pela qualidade dos cartazes sobre os aspectos positivos, tais como, o uso das radiografias no diagnóstico de doenças, radioterapia no tratamento do câncer, esterilização de materiais, maturação de frutas, assim como os aspectos negativos, como por exemplo, os acidentes em Chernobyl e Goiânia, as bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki. Na apresentação do documentário sobre o acidente com o Césio-137 em Goiânia, os alunos tiveram a oportunidade de se manifestarem e recordaram fatos históricos que marcaram este episódio. Apesar de ser uma temática polêmica, evidenciou-se que ao ser trabalhada de forma imparcial, os alunos conseguiram distinguir os efeitos benéficos e maléficos, evidenciando os aspectos positivos e negativos para a vida. Eles conseguiram entender e perceber que são fenômenos presentes no nosso cotidiano. A aplicação das metodologias e atividades facilitaram a compreensão e desmistificaram o tema.

Conclusões

A temática “Radiação x Radioatividade” cumpriu o seu papel de trabalhar o tema de forma interativa voltada para a modalidade EJA. As metodologias desenvolvidas foram pensadas para alcançar a participação ativa dos alunos durante o processo ensino- aprendizagem. O desenvolvimento da temática iniciou a bolsista na docência e foram fundamentais e enriquecedoras para a sua formação profissional.

Agradecimentos

Os autores agradecem a Capes pelas bolsas concedidas ao subprojeto PIBID/Química, à Pontifícia Universidade Católica e ao CEJA pelo apoio na pesquisa.

Referências

WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJANO, N. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.

Patrocinadores

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Apoio

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