A história da química para alunos do curso de formação inicial de professores - possibilidades, dificuldades e reflexões

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Pereira, F.A. (IFRJ-DUQUE DE CAXIAS) ; Alves, G.S. (IFRJ-DUQUE DE CAXIAS) ; Nogueira, V.S. (IFRJ-DUQUE DE CAXIAS)

Resumo

Neste trabalho apresenta-se uma atividade desenvolvida com alunos do Curso de Licenciatura em Química, especificamente na disciplina de Metodologia do Ensino de Química sobre a História da Química. O objetivo principal foi criar possibilidades de pesquisa, leitura, estudo e reflexões numa perspectiva construtivista sobre esse tema. Pesquisas recentes descritas na literatura, buscam relacionar o uso da história com objetivos de promover a alfabetização científica para romper com as imagens deformadas da Ciência. Para que isso ocorra de forma mais abrangente, é necessário que haja uma orientação significativa na formação inicial de professores, a fim de amenizar futuras dificuldades pedagógica ao inserirem a História da Química ao longo das aulas.

Palavras chaves

História da química; alfabetização científica; formação inicial

Introdução

A transmissão tradicional de conteúdos de Química baseada na memorização contribui para as dificuldades relacionadas em compreender, acompanhar, relacionar, resultando, na maioria das vezes, em baixo desempenho dos alunos na disciplina. De acordo com Freire (1996) ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção. Dentre os diversos problemas encontrados nas aulas de química, destaca-se a abordagem ineficiente dos avanços das descobertas desenvolvidas de forma meramente teórica (datas e nomes), tornando-se assim desestimulante (Batista et al.,2008). Assim, este trabalho objetiva apresentar uma proposta desenvolvida com alunos da formação inicial de professores de Química como parte integrante da disciplina Metodologia do Ensino de Química (MEQ), componente curricular do Curso de Licenciatura em Química, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – campus Duque de Caxias. A História da Química pode possibilitar o conhecimento do contexto em que surge um determinado conceito, além da sua interação com outros conceitos, ajudando na mediação adequada dos significados que podem ser adquiridos pelos estudantes. O panorama atual da formação docente ainda é norteado de práticas consideradas tradicionais, centradas no professor e a ciência vista de forma empirista e positivista. As diretrizes curriculares expressas no Parecer 1303/2008 afirmam a importância da História da Química para a formação de profissionais, sejam eles bacharéis ou licenciandos.

Material e métodos

Inicialmente pensou-se em uma atividade sobre a História da Química que pudesse ser apresentada pelos alunos de MEQ como resultado de uma pesquisa bibliográfica baseada em livros e artigos científicos. A metodologia didática foi dividida em três momentos: 1) A pré-história da Química; 2) Alquimia; 3) Química Moderna. Nessas três intervenções, as apresentações foram direcionadas para aumentar a compreensão da natureza da ciência, de forma a incluir a discussão dos conteúdos epistemológicos. Os alunos foram divididos em duplas e cada dupla estudou um dos itens acima descritos. As apresentações duraram em média quarenta minutos e foram planejadas para seguirem a ordem cronológica das descobertas por meio de investigações, verificações de como as teorias atualmente aceitas evoluíram em consequência de uma atividade humana coletiva desenvolvida num contexto sócio- histórico-cultural (que também evolui ao longo do tempo) e, desta forma, apreciar o significado cultural e a validação dos princípios e teorias cientificas à luz do contexto dos tempos em que foram aceitos. Durante a pesquisa, foram observadas também, nos textos estudados, narrativas históricas errôneas e apresentações desconectadas. Como avaliação da estudo, foi realizado uma avaliação na qual os licenciandos deveriam dissertar sobre o seguinte enunciado: A abordagem tradicional, praticamente já centenária, de História da Ciência, muitas vezes restrita à história de “fatos, anedotas e heróis”, infelizmente, parece não ter sido ainda abandonada nas salas de aula de ciências, ainda que não faltem alertas na literatura. Esses elementos, além de não contribuírem para o ensino da própria ciência, promovem uma visão distorcida e mitificada da ciência e dos cientistas.

Resultado e discussão

Após o recebimento das dissertações foi possível iniciar a análise dos textos e assim, avaliar o impacto e pensamentos dos alunos participantes. Observou-se que os futuros professores de Química reconhecem a importância de uma boa abordagem história nas aulas de Química, como os seguintes trechos a seguir retirados de textos diferentes: “A abordagem da história da ciência é muito importante para a compreensão de cada tema trabalhado na sala de aula. É extremamente válido e imprescindível situar os alunos cronologicamente no contexto histórico do assunto tratado” e "A abordagem da história da ciência m sala de aula contribui para uma melhor compreensão por parte do aluno, assim como o entendimento de como ocorreu e ainda ocorre a evolução das descobertas na ciência. É importante também esclarecer aos alunos que os cientistas são pessoas comuns e não um modelo perfeito de inteligência." Assim como esses dois trechos, todas as dissertações apresentaram um reconhecimento positivo sobre a importância da abordagem do desenvolvimento da Ciência para a sua própria formação como professor de Química e também para seus futuros alunos. Praticamente todos os alunos afirmaram perceber a ausência ou abordagem ineficiente da História da Química em muitos livros didáticos e que isso poderia dificultar o trabalho do professor (já que os livros didáticos representam uma das ferramentas mais importantes para o professor) e também o interesse dos alunos, pois nos livros didáticos os alunos poderiam ter acesso ao contexto histórico, curiosidades, informações que poderiam aumentar o interesse pela Química.

Conclusões

Conclui-se o estudo da História da Química realizado com os alunos de MEQ foi significativo e que é necessário a realização de abordagens seja desenvolvida também em outras disciplinas na Licenciatura.É necessário instruir bem os alunos dos cursos de licenciatura,pois somente assim será possível perceber uma melhora significativa na qualidade do ensino oferecido na educação básica.Espera-se que esses futuros professores consigam diminuir as concepções ingênuas sobre a natureza da ciência e o trabalho dos cientistas,bem como de superar os obstáculos à aprendizagem do conhecimento científico.

Agradecimentos

Referências

BATISTA, R.P.; MOHR, A.; FERRARI, N. Análise da história da ciência em livros didáticos do Ensino Fundamental em Santa Catarina. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, 2007. Florianópolis. Anais...Florianópolis: ABRAPEC, 2008. Disponível em: <http://www. casulo.ufsc.br/admin/arquivos/140511-batista,%20mohr%20 e%20ferrari%20-%20VI%20ENPEC2007.pdf>. Acesso em: 15 jul.2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

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