UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE QUÍMICA QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Budel, G.J. (UTFPR) ; Xavier, C.R. (UTFPR)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre quais recursos didáticos são utilizados pelos professores de Química que atuam na EJA e, a frequência com que eles os utilizam. Este estudo foi desenvolvido por meio de um questionário aplicado a quinze professores da disciplina Química, de oito escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Dentre os resultados obtidos na pesquisa foi possível verificar que os recursos mais utilizados nas aulas são: textos complementares, livros, vídeos e listas de exercícios. Nenhum dos livros citados pelos professores foi desenvolvido para uso específico de alunos da EJA. Este estudo mostra a necessidade de desenvolvimento e disponibilização de materiais e metodologias que atendam a esta modalidade de ensino.

Palavras chaves

Recursos didáticos; Ensino de Química; EJA

Introdução

Propostas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão direcionadas para a formação de um sujeito crítico, atuante e com efetiva participação na sociedade (BARCELOS, 2010). No entanto, de acordo com Parente, Valle e Mattos (2015, p.119) “a maioria dos professores que atuam na EJA foi preparada para ministrar aulas no ensino fundamental e médio regulares [...] e que, muitas vezes, as tanto as metodologias como os recursos didáticos são adaptados para os alunos da EJA”. Os livros e outros recursos didáticos são importantes ferramentas para o ensino. De acordo com Freitas (2007, p.103-104) as funções dos materiais e equipamentos didáticos são a de “mediar conhecimento, estabelecendo os vínculos entre a teoria e a prática, aproximando o aluno da realidade e auxiliando-o na atribuição de significados aos conteúdos escolares”. Mello (2010) realizou estudos sobre os livros utilizados na EJA e afirmou que existem poucos materiais destinados ao ensino médio, à educação profissional e a outros públicos específicos. Conhecer as demandas da EJA, os seus sujeitos, as suas características são de suma importância. A contribuição deste artigo é, portanto, evidenciar a análise de alguns aspectos da prática docente de professores de Química que atuam no ensino médio, na modalidade EJA.

Material e métodos

Foi preparado um questionário piloto onde foram consultados três professores que lecionam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir da análise desse questionário foi criado a versão definitiva do documento de pesquisa o qual foi validado com as alterações sugeridas por professores da área de ensino de Química com titulação de doutorado. Este questionário foi utilizado para realizar a pesquisa onde participaram 15 professores que lecionam Química na EJA, na rede Estadual do Paraná, sendo em 5 escolas de Curitiba e 3 escolas da RMC. A pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2014. Para aplicação do questionário foi consultado o horário em que cada professor estivesse fora da sala de aula, ou seja, no horário de permanência na escola. Ao encontrar o professor, o pesquisador esclarecia sobre o intuito da pesquisa e solicitava a sua colaboração para responder um questionário sobre o ensino de Química na EJA. Informava também, que os dados obtidos seriam utilizados levando-se em conta os preceitos éticos de pesquisa. Quando o professor concordava em participar da pesquisa recebia o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o questionário para serem preenchidos. Na sequência, enquanto o professor respondia o questionário, o pesquisador afastava-se do local para que o participante da pesquisa tivesse maior liberdade ao expressar-se por escrito. Quando solicitado retornava para recolher os documentos da pesquisa e esclarecer possíveis dúvidas. Os dados obtidos com os 15 questionários foram analisados utilizando-se a abordagem quali-quantitativa onde são apresentados: perfil dos professores, questões relacionadas com materiais didáticos, frequência de uso e equipamentos utilizados pelos mesmos.

Resultado e discussão

Participaram 15 professores sendo 8 do sexo feminino e 7 do sexo masculino, destes 10 são formados em Química, 4 possuem outra formação mas receberam habilitação em Química e um é formado em Biologia. A maior parte dos professores estava na faixa etária acima de 40 anos, o tempo de formação mais citado foi de 20 a 29 anos e o tempo de atuação na EJA da maior parte dos professores era de até 10 anos (Figura 1). Com relação aos materiais e equipamentos disponíveis nas escolas para o ensino de Química no Ensino Médio (modalidade EJA). Quando perguntado: Qual(is) livro(s) didático(s) você utiliza atualmente para o ensino de Química na EJA? Os livros citados foram: PERUZZO, F. M.; CANTO, E.L. Química, 3 volumes, editora Moderna(7 citações); LISBOA, J.C.F. Ser protagonista, 3 volumes, editora Edições SM (6 citações); REIS, M. Química. Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Vol. único, editora FTD (4 citações); FELTRE, R. Fundamentos da Química, Vol. único, editora Moderna (2 citações). Foram citados uma vez cada um dos livros: FERRÉ, J. Química. Vol. único, editora Scipione; MORTIMER, E.F.; MACHADO.A.H. Química. 3 volumes, editora Scipione; USBERCO, J.; SALVADOR, E.Química essencial. Vol. único, editora Saraiva: COVRE, G.J. Química total. Vol. único, editora FTD; VÁRIOS AUTORES Química ensino médio Vol. único, editado pela SEED-PR. Além dos livros vários professores citaram que utilizam outros recursos didáticos, sendo: adaptações de texto (2 professores), textos da internet (1 professor), apostila (1 professor). Os livros dos autores Peruzzo e Canto (Química) e do autor Lisboa (Ser Protagonista) foram os mais citados pelos professores. Esses livros foram recebidos pelas escolas nos últimos anos através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Esses livros são os mesmos recebidos para o ensino médio regular, o que exige dos professores da EJA a realização de adaptações para seu uso,” isto corrobora com o que afirmam os autores Parente, Valle e Mattos (2015) que muitas vezes as metodologias e os recursos didáticos são adaptados para os alunos da EJA”. Os livros dos autores Feltre, Covre, Ferré, Usberco e Salvador não foram recebidos nos últimos 4 anos pelas escolas, ou seja, não estão disponíveis para os alunos. Os professores que referiram-se a esses livros, provavelmente, fazem uso desses livros somente para preparação de suas aulas. Desde a inclusão do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2009, o foco das editoras tem se voltado cada vez mais para esse segmento. No entanto, a produção de Livros Didáticos Específicos para o Ensino Médio – modalidade EJA ainda não chegou as escolas de Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba. Quando perguntado sobre os recursos didáticos: Livros, vídeos, textos complementares, listas de exercícios, laboratório de informática. “Com que frequência você utiliza em suas aulas (nome do recurso didático)? ( ) toda aula ( ) maior parte das aulas ( ) algumas aulas ( ) uso raro ( ) não usa” Os professores responderam de acordo com o apresentado na Figura 2. De acordo com a análise das respostas foi constatado que, além do livro didático os professores utilizam textos complementares, vídeos, listas de exercícios. Quanto à frequência de uso, o livro é utilizado em todas aulas (2 professores), na maior parte das aulas é utilizado por 4 professores e, em algumas aulas, por 8 professores. Além do livro os textos complementares são utilizados na maior parte das aulas por 3 professores e, por 11 professores em algumas aulas. Os vídeos são utilizados todas as aulas por 1 professor, na maior parte das aulas por 2 professores e, em algumas aulas, por 8 professores. Listas de exercícios foram citadas por 2 professores para uso em todas as aulas, por 7 professores a maior parte das aulas e por 5 professores em algumas aulas. O recurso laboratório de informática existe somente em 4 escolas visitadas e apenas 3 professores citaram seu uso, em algumas aulas. A importância da experimentação para o ensino de Química é ressaltada por vários autores (ZANON; MALDANER, 2007; GONÇALVES; BRITO, 2014). No entanto, em nenhuma das escolas visitadas existe laboratório ou equipamentos que permitam a realização de atividades práticas de Química. De forma geral, os participantes afirmaram que, em sua prática pedagógica, utilizam diversos materiais e necessitam realizar adaptações de textos e outros materiais do ensino regular.

Figura 1

Figura 1 – Perfil dos professores atuantes na EJA com a disciplina de Química. Fonte: Autor

Figura 2

Figura 2 – Frequência de uso de materiais e equipamentos durante as aulas de Química. Fonte: Autor

Conclusões

Neste trabalho foram analisados os dados sobre o perfil dos professores, os recursos didáticos por eles utilizados na disciplina de Química na EJA. Verificou-se que a maioria dos professores de Química que estão atuando no ensino médio - modalidade EJA em Curitiba e RM são formados ou habilitados em Química. Quanto aos recursos didáticos foi constado que existe uma carência de livros didáticos para o ensino de Química e de outros materiais e equipamentos didáticos que venham ao encontro das necessidades dessa modalidade de ensino. Diante o exposto, entende-se que a EJA requer mais atenção, investigação e investimentos para poder cumprir seu objetivo que é a formação de um cidadão que seja capaz de se adaptar aos desafios do século XXI.

Agradecimentos

Aos professores que participaram da pesquisa. Ao Prof.Dr. Marcelo Lambach e a Profa.Dra. Roberta Domingues. A SEED-PR e a UTFPR-PPGFCET.

Referências

BARCELOS, V. Educação de Jovens e Adultos. Currículo e Práticas Pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, 144p.
FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equip_mat_dit.pdf. Acesso: 12 de julho de 2015.
GONÇALVES, F. P.; BRITO, M. A. D. Experimentação na educação em química: fundamentos, propostas e reflexões. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2014. 163p.
MELLO, P. E. D. Materiais Didáticos para a Educação de Jovens e Adultos: história, formas e conteúdos. 254f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, 2010
PARENTE, C. M. D; VALLE, L. E. L. R.; MATTOS, M. J. V. M. A formação de professores e seus desafios frente às mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Porto Alegre: Penso, 2015,256p.
ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e Propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2007, 220p.

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