CAPACITAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA (GRUPO PETNANO) NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS, EXPERIMENTOS, JOGOS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, MATERIAIS INTERATIVOS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO PROJEÇÃO PARA A CARREIRA DOCENTE

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Pereira, F.A. (IFRJ-DUQUE DE CAXIAS) ; Siqueira, C.T. (IFRJ-DUQUE DE CAXIAS) ; Souza, A.T. (IFRJ-DUQUE DE CAXIAS) ; Almeida, G.B. (IFRJ-DUQUE DE CAXIAS) ; Novaes, I. (IFRJ-DUQUE DE CAXIAS) ; Fernandes, A.E. (IFRJ-DUQUE DE CAXIAS) ; Couto, T. (IFRJ-DUQUE DE CAXIAS) ; Cantuária, V. (IFRJ-DUQUE DE CAXIAS) ; Santos, A.P.B. (IFRJ-DUQUE DE CAXIAS) ; Vilela, L.T.C.C. (IFRJ-DUQUE DE CAXIAS)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelos graduandos do grupo PETNANO do curso de Licenciatura em Química do IFRJ-CDUC cuja temática central envolve a nanotecnologia. A proposta visa o preparo metodológico, aproximando teoria e prática através do desenvolvimento de ferramentas didáticas para professores do ensino de Química e de Ciências; o estímulo à capacidade criatividade do grupo; a promoção da divulgação científica através de um blog e redes sociais, e a integração entre petianos e demais discentes das instituições através de eventos e atividades, resgatando os valores das ciências no cotidiano.

Palavras chaves

Ensino de Química; Divulgação Científica; Nanotecnologia

Introdução

O avanço tecnológico e o perfil dos alunos da educação básica nascidos pós era digital tem revelado um desafio aos professores das mais variadas áreas do ensino. Esta demanda ilustra a necessidade de formar professores que inovem as atuais metodologias de ensino, além de estarem capacitados a criar suas próprias ferramentas de forma que seu trabalho seja mais eficaz. A formação acadêmica em nível superior, além de permitir à formação básica inerente a atuação profissional, deve ser capaz de munir metodologicamente o graduando, permitindo-lhe estabelecer uma conexão entre a teoria e prática. Em atendimento a esta meta, o PET constitui-se em um Programa de Educação Tutorial mantido pelo Ministério da Educação e da Cultura (MEC) e Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Dentre os seus objetivos estão o desenvolvimento de atividades acadêmicas mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; estímulo à formação acadêmica de profissionais e docentes com qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; além de permitir a formulação de novas estratégias de modernização do ensino superior do país e estimulo do espírito crítico e atuação profissional pautada pela cidadania e função social da educação superior. Dentre os programas de incentivo a iniciação científica oferecidos aos graduandos do IFRJ, o PET, orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, se diferencia por fomentar os graduandos com métodos e instrumentos teóricos e práticos que norteiem toda a ação e formação acadêmica, além de trazer melhoria da qualidade do ensino ao buscar soluções que atendam a cada realidade.

Material e métodos

Em atendimento ao exposto, as atividades do grupo estão baseadas no desenvolvimento de matérias didáticos como jogos, vídeos, experimentos, histórias em quadrinhos, materiais interativos e divulgação científica através da realização de palestras e oficinas, bem como em blog e redes sociais. O grupo realiza reuniões semanais para a discussão de artigos, livros e outros documentos, visando fomentar o desenvolvimento das atividades propostas. Após a análise das diretrizes do Currículo Mínimo, foram preparados roteiros experimentais, seguidos da elaboração de uma apostila didática contendo experimentos previamente testados que atendiam aos 4 bimestres de cada ano do ensino médio. O projeto já recebeu na própria instituição, alunos e professores de ensino fundamental e médio do entorno, em uma espécie de amostra de experimentos que permitiu a interação e manipulação dos alunos, despertando o interesse pelas ciências. Esse momento permitiu a integração IFRJ-comunidade e promoveu a divulgação da instituição no município, atendendo a proposta da extensão universitária. Foi criada uma animação da logomarca do grupo PETNANO usada como divulgação (no blog e redes sociais) e na abertura do vídeo. Após a conclusão do vídeo, os petianos adquiriram maior compreensão do tema do projeto e dos benefícios da utilização desta ferramenta, além de estarem capacitados à criação e edição de vídeos didáticos através de materiais de fácil acesso e de programas gratuitos. O jogo como ferramenta didática ajudou a inovar formas de ensino-aprendizagem através de um material que auxilia no conhecimento dos assuntos descritos de maneira educativa e divertida.

Resultado e discussão

O grupo produziu um vídeo de aproximadamente cinco minutos e uma animação da logomarca. A animação ilustra o mecanismo que esta ciência utiliza, manipulação dos átomos, para o preparo de materiais com substâncias nanoparticuladas; e o vídeo, as principais aplicações da nanotecnologia. O jogo de tabuleiro “Nanopista" introduz a temática de forma lúdica, auxiliando no ensino e compreensão desta ciência associada aos conteúdos básicos de química. Também foi produzida a História em Quandrinhos “Supernano em: aventura em uma galáxia desconhecida” que narra à viagem de um super herói (Supernano) que conduz uma cápsula contendo os “nanoides” (substâncias nanoparticuladas com atividade biológica), planejada para chegar em um ponto específico do corpo humano e combater um vilão (Lexcan), o câncer. Foi produzida uma revista em formato de passatempo “Ciência em Nano” que inclui jogos e brincadeiras como cruzadinhas, caça palavras, enigmas, quiz, charges e curiosidades. Além disto, criou-se materiais interativos que representam substâncias nanoparticuladas com base na estrutura de fulerenos e nanotubos de carbono. O grupo já concluiu duas edições do ciclo de palestras que ocorreu em 16 semanas e teve como temas: “Desvendando a nanociência e a nanotecnologia” e “Inovando no ensino de Química”. O subprojeto “Química ao Vivo” recebeu, na quadra esportiva da instituição, alunos e professores de Ensino Fundamental e Médio, em uma amostra de experimentos que permitiu a interação e manipulação dos alunos, que descreveram apresentar dificuldades para compreender os assuntos tratados na disciplina de Química, demonstrando entusiasmo e interesse pelos experimentos realizados; e despertando motivação e curiosidade pelas Ciências ao contextualizar os fenômenos com situações do cotidiano.







Conclusões

As atividades realizadas pelo grupo resultaram no desenvolvimento diversificado de ferramentas didáticas para alunos de Ensino Médio e Fundamental com ênfase na temática Nanotecnologia. Os petianos adquiriram maior compreensão do tema do projeto e dos benefícios destas ferramentas para o ensino, além de estarem capacitados a criação de materiais didáticos lúdicos, inovando e trazendo boas expectativas de resultados para a aplicação de conceitos químicos. A divulgação científica das atividades e eventos do grupo através da internet possibilitou uma maior integração com a comunidade do IFRJ.

Agradecimentos

Ao IFRJ campus Duque de Caxias e MEC/FNDE.

Referências

ARROIO, A.; GIORDAN, M. O Vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino. Revista Química Nova na Escola, n. 24, p. 8-11, novembro 2006.

BARRO, M. R.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Blogs: Aplicação na Educação em Química. Revista Química Nova na Escola, n. 30, p. 10-15, novembro 2008.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Revista Química Nova na Escola, n. 34, p. 92-98, maio 2012.

PEREIRA, F. D.; HONÓRIO, K. M.; SANNOMIYA, M. Nanotecnologia: Desenvolvimento de Materiais Didáticos para uma Abordagem no Ensino Fundamental. Revista Química Nova na Escola, n. 32, p. 73-77, maio 2010.

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