Metais x Ametais: o lúdico facilitando o estudo da Ligação Iônica numa escola do município de Parintins - AM

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Assis Jr., P.C. (CESP/UEA-SEDUC/AM-CRQ/XIV)

Resumo

As disciplinas que compreendem as Ciências da Natureza normalmente são consideradas pelos alunos do Ensino Médio como as de maiores dificuldades, e Química uma das mais rejeitadas. Tendo em vista este panorama, o objetivo principal deste trabalho é apresentar um recurso didático para facilitar o ensino de Química, mais precisamente o estudo da Ligação Iônica na 1ª série do Ensino Médio. Fez-se uma adaptação do jogo de Quebra Cabeças para mostrar a transferência de elétrons, característica da ligação iônica. Os alunos mostraram-se interessados e mais próximos do professor durante a aplicação do jogo revelando que o lúdico é muito importante nas aulas de química e o jogo se constitui uma excelente alternativa em sala de aula, auxiliando os professores e tornando suas aulas mais atrativas.

Palavras chaves

lúdico; recurso didático; ligação iônica

Introdução

A educação brasileira, nos últimos anos, perpassa por transformações educacionais decorrentes das novas exigências sociais, culturais, políticas e econômicas vigentes no país, resultantes do processo de globalização. Considerando esta nova reconfiguração mundial e visando realizar a função formadora da escola de explicar, justificar e de transformar a realidade, a educação busca oferecer ao educando maior autonomia intelectual, uma ampliação de conhecimento e de acesso a informações numa perspectiva integradora educando com o meio (SEDUC/AM, 2012). No contexto educacional de mudanças relativas à educação como um todo e ao Ensino Médio especificamente a reorganização curricular faz-se necessária em prol de oferecer novos procedimentos que promovam uma aprendizagem significativa e que estimulem a permanência do educando na escola, assegurando a redução da evasão escolar. Os alunos do Ensino Médio, visivelmente nas aulas de Química, aprendem cada vez menos e mostram-se menos interessados em aprender. A experiência didática do professor e sua criatividade podem tornar o ensino de Química agradável e com bons resultados no aprendizado dos alunos (FERNANDES, 2007). O uso de metodologias alternativas tem sido uma preocupação constante para os professores no ensino de Química atualmente. É notória a utilização de jogos como recurso facilitador nas aulas desta disciplina nos últimos anos. Uma das formas mais diretas de fazer com que desperte o interesse dos alunos pelo aprendizado é conseguir que aprendam mais nas aulas de química. O jogo é uma alternativa para o professor como modo de motivar o aluno para o estudo da química, tirando-o de uma atitude passiva em sala de aula, aproximando o professor e o aluno, facilitando o processo de ensino- aprendizagem (SOARES, 2013).

Material e métodos

O jogo de Quebra Cabeças foi confeccionado usando papel cartão para formar as peças que representam os cátions e ânions. Estas peças feitas, dos metais e ametais ionizados, são encaixadas satisfazendo a valência de ambos na formação dos compostos. Foram usados quinze (15) diferentes cátions metálicos e onze (11) ânions ametálicos para montar o jogo. Foram feitas três (3) peças de cada cátion, quatro (4) peças de cada ânion, exceto para o boro (B3-) e nitrogênio (N3-) que foram apenas três (3) peças dos mesmos e, para o hidrogênio (H-) que foram feitas seis (6) peças. O motivo deste número de peças produzidas foi para que o número de cargas positivas totais fosse igual ao de cargas negativas, desta forma todas as peças podem ser usadas no jogo resultando na neutralização das cargas. As regras básicas do jogo consistem em formar compostos iônicos binários encaixando os cátions nos ânions, obedecendo na neutralização das cargas. O jogo de Quebra Cabeças foi aplicado em três turmas da 1ª Série do Ensino Médio do turno noturno de uma escola da rede pública do município de Parintins durante as aulas de Química. O tema da aula foi Ligação Iônica e o jogo usado para mostrar a transferência de elétrons na formação dos compostos iônicos. Após as aulas, os alunos participantes responderam a um questionário sobre o recurso utilizado para explicar o conteúdo abordado. Este questionário apresentavam as seguintes perguntas: 1. Você entendeu como ocorre a transferência de elétrons na ligação iônica? 2. Você percebeu que na formação dos compostos ocorre uma neutralização das cargas totais dos cátions e ânions? 3. Você considera que o lúdico (o jogo) facilitou o estudo da Ligação Iônica? Em seguida foi montado um gráfico com as respostas dos alunos para uma posterior análise.

Resultado e discussão

De acordo com o resultado do questionário aplicado, podemos observar que 89% dos alunos entenderam como ocorre a transferência de elétrons na ligação iônica, 93% perceberam que ocorre neutralização das cargas totais dos íons envolvidos na formação dos compostos iônicos e 100% consideram que o lúdico facilitou o estudo da ligação iônica, como mostra o gráfico da Figura 1. Reforçamos aqui a necessidade da utilização de metodologias alternativas nas aulas de química para que estimulem os educandos na ampliação de conhecimentos e na autonomia intelectual. A aplicação do jogo é uma das opções a ser utilizadas pelos professores e, uma das que apresenta melhores resultados com os estudantes do Ensino Médio. Segundo Piaget, o jogo tem todos os elementos necessários à aprendizagem, pois desafia, desequilibra, descentraliza o pensamento e o comportamento. Estimula a reflexão, a criatividade, a cooperação e a reciprocidade. Jogando o indivíduo vai organizando o mundo à sua volta, vivenciando experiências, emoções e sentimentos, descobrindo suas aptidões e possibilidades, construindo e inventando alternativas, o que podemos confirmar durante a aplicação do Quebra cabeças e após a análise do questionário aplicado. Muitos dos estudantes não sentem prazer em apreender os conhecimentos de Química que lhes são ensinados. Isto porque os mesmos não conseguem vê a relação dos conteúdos da aula com o seu dia a dia. Nesta situação o professor tem que ser muito dinâmico para não desmotivar por completo o aluno.

Figura 1

Gráfico mostrando o resultado do questionário aplicado aos alunos após a aula com o uso do lúdico.

Conclusões

Como podemos observar com o resultado da pesquisa, o uso do lúdico é um excelente recurso a ser utilizado pelos professores de Química nas suas aulas do Ensino Médio. Os jogos constituem uma metodologia alternativa para facilitar o estudo, não só da Ligação Iônica, mas de qualquer outro conteúdo, desde que faça adaptações de jogos para o ensino de Química ou até mesmo a criação de outros inéditos para serem utilizados nas aulas, visando aumentar o interesse dos alunos pela disciplina, favorecendo uma considerável melhoria no processo de ensino e aprendizagem.

Agradecimentos

Referências

AMAZONAS. Proposta Curricular de Química para o Ensino Médio. Manaus: SEDUC – Secretaria de Estado de Educação e Cultura, 2012.
FERNANDES, M. L. M. O Ensino de Química e o cotidiano. Curitiba: Ibpex, 2007.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades lúdicas para o ensino de Química. Goiânia: Kelps, 2013.

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