ARTE SUSTENTÁVEL E RECICLAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/PUC GOIÁS

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Rodrigues, L.B.C. (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS) ; Potenciano, H.C.D. (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS) ; Gomes, L.C. (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS) ; Silva, A.M.L. (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS) ; Andrade, S.S. (CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)

Resumo

Este trabalho relata as intervenções do subprojeto PIBID/Química da PUC Goiás envolvendo a temática “Arte Sustentável e Reciclagem” voltada para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de diferentes práticas de ensino. A temática foi selecionada com o objetivo de estudar a reutilização de materiais, reciclagem e coleta seletiva. Os recursos utilizados foram data show, aulas dialogadas, vídeos e apresentação de produtos preparados com material reciclado. Ao desenvolver as intervenções percebeu-se o interesse dos alunos e as ideias criativas que surgiram. Conclui-se que os alunos obtiveram mais conhecimento sobre o assunto e aprenderam maneiras de reutilizar materiais considerados lixo, que podem ser uma fonte de renda.

Palavras chaves

Ensino de Química; reciclagem; modalidade EJA

Introdução

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa financiado pela CAPES que oportuniza os licenciandos a prática docente para atuar na educação básica. O PIBID/Química da PUC Goiás vem trabalhando com temas geradores para abordar conteúdos da química voltados para a Educação de Jovens e Adultos. Neste trabalho, a temática “Arte Sustentável e Reciclagem” foi selecionada como assunto transversal para mostrar que a química está presente no cotidiano. Para ensinar ciências é importante trabalhar de forma dinâmica e contextualizada, com intuito de desenvolver o interesse e a compreensão do conhecimento científico pelos alunos (OKI e MORADILLO, 2008). A temática sobre reciclagem no ensino da EJA é um tema facilitador para o processo de ensino-aprendizagem, pois é possível abordar conteúdos de química geral, ao mesmo tempo que se trabalha educação ambiental, fazendo com que os alunos desenvolvam capacidades de interpretação e argumentação, tirando suas próprias conclusões dos benefícios que se tem, de entender melhor a química juntamente com o meio em que vivemos (ZANON e MALDANER, 2007). Sendo assim, este trabalho foi desenvolvido como uma alternativa de explorar nas aulas de química a temática reciclagem e, assim, promover uma mudança de paradigmas nos alunos sobre o que eles tinham como lixo, consequentemente, os seus impactos ambientais associados antes das aulas ministradas. Podemos dizer que a reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou em outro produto. A reciclagem por si só não pode ser considerada a solução, mas a mudança de hábitos e atitudes podem levar a sociedade a tomar medidas mais abrangentes, com ações que minimizem a quantidade de resíduos gerados.

Material e métodos

A temática foi aplicada no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), setor Universitário, em Goiânia/GO, de agosto a dezembro de 2014, na turma 3ºJ, turno vespertino, com a participação de 15 alunos. O desenvolvimento envolveu quatro intervenções: i) Apresentação do PIBID e aplicação de um questionário sobre o conhecimento prévio; ii) Realização de uma dinâmica de grupo utilizando alguns papeis em branco colocados no quadro, onde continha o ano de decomposição de vários materiais no solo; iii) Aula expositiva sobre sustentabilidade e coleta seletiva, além da apresentação de vídeos sobre Rio+20: desafios da sustentabilidade; iv) Revisão sobre reciclagem e importância no dia a dia. A avaliação da aplicação da temática foi contínua. Foi construído um quadro com as informações sobre o tempo de decomposição dos materiais, seguida de uma apresentação pela bolsista correlacionando com os conteúdos da química. No final da última intervenção foram expostos no auditório da escola diversos objetos reciclados, tais como, telhas, canetas, porta-retratos entre outros, assim como foi aplicado um questionário para saber o que os alunos haviam aprendido sobre o tema. Os alunos ganhavam brindes contendo garrafinhas e panfletos educativos, juntamente com objetos feitos com materiais recicláveis (canetas, porta cartão, porta caneta), a fim de incentivar a prática da reciclagem.

Resultado e discussão

Antes de realizar as atividades os alunos foram questionados sobre o que eles entediam sobre a temática. Os resultados mostraram que a maioria utiliza a coleta seletiva no seu dia a dia. Com relação a dinâmica feita em sala, as respostas foram distantes da realidade, mostrando que existem limitações no ensino e que apesar das respostas do questionário prévio e da abordagem diária pelos veículos de comunicação, os alunos pouco conheciam sobre os processos de reciclagem. A falta de compreensão da relação do tema com a química, também foi um resultado a ser considerado, pois os alunos não conseguiam associar a química com os materiais recicláveis, por exemplo, que o papel reciclado passa por um processo para ser reutilizado. Ao término das intervenções pode-se observar que os alunos desenvolveram uma conscientização ambiental mais crítica, principalmente quanto a necessidade da reciclagem e da coleta seletiva, dentro e fora da sala, fazendo com que eles pudessem levar todo o conhecimento também para a sua vida e compartilhar o que foi aprendido com seus familiares, oferecendo sugestões para minimizar o impacto causado pelo lixo no nosso dia a dia. O êxito da aplicação desta temática foi observado pela participação e respostas aos questionamentos, mostrando que as metodologias utilizadas interferiram na consciência dos alunos ao perceberem que tudo que muitos materiais considerados lixos podem ser reaproveitados.

Conclusões

As intervenções realizadas numa escola EJA possibilitaram uma melhoria no conhecimento sobre reciclagem aos alunos. As metodologias empregadas motivaram a participação e interesse sobre o tema. As aulas diferenciadas chamaram a atenção, fazendo com que os alunos também passassem a ter mais interesse pela química, adquirindo maior conhecimento e compreensão da importância da reciclagem, assim como reforçaram as questões de Educação Ambiental.

Agradecimentos

Ao CEJA e a PUC-GO juntamente com o PIBID/CAPES e a todos os professores e coordenadores que estiveram presentes durante a realização do projeto.

Referências

OKI, M, C. MORADILLO, E, F. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 67-88, 2008.
ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2007.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás