ENSINO CONTEXTUALIZADO SOBRE pH ATRAVÉS DO PREPARO E DA UTILIZAÇÃO DE UM INDICADOR ÁCIDO-BASE NATURAL DE REPOLHO-ROXO

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Santiago, J.C.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Maia, M.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

A experimentação constitui uma ferramenta pedagógica capaz de aproximar o observador do fenômeno observado, facilitando sua compreensão sobre a natureza. No entanto, o que se observa em algumas escolas é a ausência de práticas experimentais que tornem significativos os conteúdos ensinados. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou realizar um experimento com materiais alternativos e de baixo custo para o estudo contextualizado sobre o conceito de pH. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário, computando com a participação de 23 alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Ananindeua/PA. Constatou-se que o experimento facilitou a compreensão dos alunos, os quais conseguiram relacionar a grandeza pH com os conceitos de acidez e basicidade.

Palavras chaves

Experimentação; Indicador de pH; Repolho-roxo

Introdução

O educador de Química é aquele que contextualiza os conhecimentos químicos com aspectos sociais, relacionando conceitos químicos com o cotidiano dos alunos por meio da reconstrução de ideias, com a finalidade de permitir o aluno compreender a natureza que o cerca (NARDI, 2009). Em muitas escolas, principalmente as da rede pública de ensino, há grande dificuldade na realização de aulas práticas devido à falta de estrutura e materiais, entretanto, é consenso que a experimentação desperta o interesse dos alunos, ajudam a enfocar a atenção no comportamento e propriedades de substâncias químicas e auxiliam no processo de aquisição de conhecimento científico do estudante de Química (PENAFORTE e SANTOS, 2014). Os autores Ferreira, Hartwig e Oliveira (2010) alertam para um Ensino de Química experimental de maneira contextualizada, na qual o aluno possa utilizar o trabalho nas aulas experimentais em situações reais do seu cotidiano. Segundo Antunes et al., (p. 283, 2009) “o potencial hidrogeniônico (pH) é um dos assuntos abordados no Ensino Médio que, salvo raras exceções, é relacionado com outras áreas do conhecimento e com a própria vivência do aprendiz. Na maioria das vezes, como a sua aplicação e importância não são contextualizadas, os alunos acabam por considerar o conteúdo sem sentido, já que não conseguem estabelecer relações entre ele e o seu cotidiano”. Nesse sentido, o intuito desta pesquisa foi realizar uma atividade experimental buscando relacionar os conceitos de pH ao cotidiano do aluno, e assim despertar seu interesse em compreender significativamente este conteúdo da Química.

Material e métodos

Esta pesquisa foi realizada no 1º semestre letivo de 2015, com 23 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Ananindeua/PA. Foi realizado um experimento para o estudo de conceitos específicos sobre pH, sendo o extrato de repolho-roxo o indicador ácido-base escolhido. O modo de preparo foi: cortou-se algumas partes de repolho-roxo e adicionou-se a mesma proporção de água, em seguida, a mistura foi fervida por aproximadamente dez minutos e filtrada, tendo sido recolhido apenas o líquido azul que é o indicador de pH. As soluções foram embaralhadas impossibilitando a sua identificação, o indicador natural foi usado para identificá-las. As amostras foram obtidas e organizadas de acordo com a escala de pH de 0 a 14, do mais ácido ao mais básico. As soluções foram: ácido muriático (HCl) que apresentou a cor vermelha e pH provável de 1-3, o ácido acético (CH3COOH) que apresentou cor rosa e pH provável de 4-6, a água (H2O) que apresentou a cor roxo neutro e pH provável de 7, a acetona (C3H6O) que apresentou a cor roxo claro e pH provável de 8-9, o álcool comum (CH3CH2OH) que apresentou cor roxa e pH provável de 8-9, a glicerina (C3H8O3) que apresentou cor roxa escura e pH provável de 8-9, a amônia (NH3) que apresentou a cor verde- amarelo e pH provável de 11-12,5 e a soda cáustica (NaOH) que apresentou a cor amarela e pH provável de 13-14. A escala de pH do extrato de repolho- roxo apresenta as colorações vermelho, rosa, roxo, azul, verde e amarelo, do mais ácido ao mais básico. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário constituído de 2 perguntas subjetivas, e 1 objetiva.

Resultado e discussão

Os conhecimentos sobre pH foram relacionados ao cotidiano do aluno, possibilitando seu entendimento sobre o assunto de forma contextualizada e interdisciplinar, demonstrada através do experimento que melhor exemplificou o que ocorre na realidade. Questionados se: Você já estudou o conteúdo sobre pH? De que modo se deu esse ensino? 100% afirmaram já terem estudado, mas sem a utilização de recursos didáticos que facilitassem o processo de aquisição de conhecimento, conforme relata A1: “Já estudei ano passado, mas o professor não realizou experimentos que mostrassem para que serviria conhecer esse assunto”. Questionados sobre: De que modo você poderá utilizar os conceitos aprendidos com esse experimento na sua vida cotidiana? A2 diz: “Eu posso testar e descobrir quais substâncias são ácidas ou básicas, posso também fazer testes e ter uma ideia se o pH informado em alguns produtos são verdadeiros ou não”. Estes relatos corroboram com Ferreira, Hartwig e Oliveira (2010) que afirmam que se bem trabalhados, os experimentos auxiliam os alunos na compreensão da natureza e na busca por soluções de situações/problemas reais. Na Imagem 1 o aluno adiciona o extrato de repolho-roxo nas soluções e analisa as amostras quanto a variação na coloração, as semelhanças e divergências, que podem classificar as substâncias em suas devidas funções. Já na Imagem 2 percebemos que o estudante entendeu a escala de pH e alinhou as soluções de forma correta com base na sua coloração, registrando nome e fórmula molecular. Questionados se o experimento facilitou a compreensão do conteúdo, 100% afirmaram que “sim”, comprovando que o Ensino de Química de forma contextualizada e interdisciplinar é essencial para se alcançar êxito no processo de construção do conhecimento científico.

Imagem 1

Adição do indicador ácido-base natural de repolho- roxo nas soluções.

Imagem 2

Alinhamento das soluções de acordo com a escala de pH do extrato de repolho-roxo.

Conclusões

Os relatos dos alunos apontam um problema comum no Ensino da Química, a não utilização de recursos didáticos que promovam maior interação entre professor- aluno e que despertem o interesse do aluno em estudar a disciplina. Desse modo, a experimentação no ensino sobre o pH foi essencial para que os alunos pudessem relacionar a grandeza pH com os conceitos de acidez e basicidade. Quando se tem o Ensino de Química de forma contextualizada e interdisciplinar é possível conseguir um bom proveito para o ensino e estimular o estudante com seu material potencialmente significativo.

Agradecimentos

Aos alunos participantes dessa atividade experimental e a professora Dulcimar Brito pela orientação dessa pesquisa.

Referências

ANTUNES, M.; ADAMATTI, D. S.; PACHECO, M. A. R.; GIOVANELA, M. pH do Solo: Determinação com Indicadores Ácido-Base no Ensino Médio. [b]Revista Química Nova na Escola[/b], v. 31, n. 4, p. 283-287, nov., 2009.

FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. e OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. [b]Revista Química Nova na Escola[/b], v. 32, n. 2, p. 101-106, mai., 2010.

NARDI, R. [b]Questões atuais no Ensino de Ciências[/b]. 2. ed., São Paulo: Escrituras Editora, 2009.

PENAFORTE, G. S.; SANTOS, V. S. O Ensino de Química por meio de atividades experimentais: aplicação de um novo indicador natural de pH como alternativa no processo de construção do conhecimento no ensino de ácidos e bases. [b]Revista EDUCAmazônia[/b], v. 13, n. 2, p. 8-21, 2014.

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