Ensino-aprendizagem em química por simulações do PhET envolvendo principais protagonistas

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Medeiros, E.X. (UFPA) ; Almeida, R.R.P. (UFPA) ; Dantas, H.A. (UFPA) ; Soares, M.P.S. (ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOUT) ; Oliveira, M.A.M.P. (ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOUT)

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido em novembro de 2014 em parceria da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Freitas e pesquisadores da UFPA foi utilizando o simulador PhET no que tange a dinâmica e tecnológica de conceitos químico e dentre 132 discentes que participaram das palestras aproximadamente 10% ainda não têm acesso a computadores, 6% sem acesso à internet e 8% não responderam a ambas as questões; as turmas de 1⁰, 2⁰ e 3⁰ anos avaliaram a contribuição favorável com PhET por meio de notas acima de 7 (94%, 60% e 90%, respectivamente). A parceria das instituições envolvidas neste trabalho continua a experimentar novas metodologias que facilitem o ensino- aprendizado da ciência experimental-virtual nas ciências exatas e naturais que é o fundamento das simulações do PhET.

Palavras chaves

Simulador PhET-química; Laboratório virtual; Parceria Institucionais

Introdução

A falta de dinâmica e tecnologia em salas de aulas fazem o ensino-aprendizagem arcaicos e desestimulantes aos discentes que são bombardeados por simulações “virtuais de jogos” e que os hipnotizam, mesmo os que não sabem manipulá-los, em pouco tempo conseguem aprender e manipulá- los como expertises “ao contrário do significado da palavra adquirem em muito pouco tempo o conhecimento de tais ferramentas para que possam, em certos casos viciarem-se”. Este trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Freitas (EEEFM DR FREITAS), localizada na Av. Generalíssimo Deodoro 220, Umarizal, Belém (PA) aplicações de conceitos em química utilizando o simulador PHET, participaram discentes do 1º, 2º e 3º ano dos turnos da manhã e tarde. As turmas de 1º ano as simulações foram aplicadas nos dias 27 e 28 de novembro de 2014 houve a participação de 17 discentes da manhã; à tarde 17 discentes da turma (A) e 10 da (B), respectivamente. As turmas da manhã do 2º ano participaram 26 discentes na turma (A) e 24 na (B) e os 3º ano com 20 discentes na turma (A) e 25 da (B) aplicadas no dia 25 de novembro de 2014. Este trabalho é uma parceria multi e interdisciplinar que contou com a participação de uma graduanda do curso de licenciatura, uma doutoranda (UFPA) e dois pesquisadores da EEEFM DR FREITAS.

Material e métodos

O simulador PhET no ensino-aprendizagem de conceitos em química que estão disponíveis e gratuitos oferecidos pelo grupo PhET da Universidade do Colorado (https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/chemistry) foi a ferramenta motivadora para os discentes e docentes e não apenas na ciência química, mais também em outras ciências como matemática, física (Arantes 2010, Vásquez, 2014), biologia, etc. Foram apresentadas palestras, onde abordamos os mais variados temas da química (potencial hidrogeniônico-pH, equilíbrio, balanceamento químico, entre outros), antes de iniciarmos as simulações alguns conceitos básicos eram revisitados pelas palestrantes, em seguida as simulações eram apresentadas como exemplo de como as simulações foram apresentadas observem as figuras 1 e 2. Todos os assuntos apresentados foram discutidos e questionados pelos palestrantes e participantes, tiveram muitas curiosidades, já que nesta escola não há aulas práticas, e um fato curioso é que fora questionado por todas as turmas por que que eles não conseguiam entender determinados temas, e que através das simulações tornavam-se compreensivos e de fácil entendimento e qual o site para acessar o programa. Nas palestras, que aconteceram na sala de computação da escola, também havia um docente de matemática que assistiu a uma palestra e se interessou pelo simulador e também fez muitas arguições sobre o simulador e uma das principais que chamou atenção das arguições foi "existe uma versão em português?" No final de cada palestra foi entregue a cada participante um questionário, onde foram feitas algumas perguntas para avaliarmos várias questões de melhoria, ou não com a ferramenta de simulação experimental-virtual de química.

Resultado e discussão

Dentre 132 discentes aproximadamente 10% ainda não têm acesso a computadores, 6% sem acesso à internet e 8% não responderam a ambas as questões. As turmas de 1⁰, 2⁰ e 3⁰ Anos avaliaram a contribuição favorável com PhETpor meio de notas acima de 7 (94%, 60% e 90%, respectivamente). A popularização das simulações em química faz parte de uma nova parceria de instituições em questão no âmbito de um laboratório experimental ensino-aprendizagem de futuros docentes, acompanhados por coordenadores de ambas as instituições no que tange o uso de novas ferramentas e utilização de espaço nas escolas públicas, como a sala de informática, apesar de não possuir um laboratório de química todas as simulações “experimentos” que o PhET dispunha puderam ser trabalhadas. A parceria iniciada em 2014 continuará e os protagonistas (discentes, futuros docentes e pesquisadores) tendem a testar simulações, até que em nossas escolas públicas possamos realizar experimentos reais. E até lá, possamos utilizar esta ferramenta no ensino-aprendizagem no que tange ferramentas dinâmica e tecnológica do mundo virtual em favorecimento aos conceitos e aplicações da ciências exatas. Uma questão prática que o PhET apresentou foi trabalharmos com soluções que não podemos trabalhar em laboratórios comuns de química como sangue, urina, vômito, água pura; enfim em uma aula de medida de pH podemos utilizar várias soluções, até mesmo as que contém alto riscos de contaminações quando manipuladas e também podemos diluí-las o observar em tempo real o que acontece com as novas concentrações, após seus novos equilíbrios, enfim as ferramentas experimental e teoria se complementando, O PhET é uma ferramenta que nos faz experimentar e a partir daí construirmos a teoria por detrás do fenômeno científico.

Conclusões

A parceria de instituições estadual e federal que se alicerçou por um ensino-aprendizagem diferenciador e que por mais que em nossos escolas públicas não haja laboratórios experimentais "alto custo", ainda assim podemos experimentar por meio de simulações páticas e exatas que requerem um bom alicerce teórico de futuros docentes que possam manipular ferramentas como o simulador PhET que proporciona tecnologia, diversidade, possibilidades de interação, além de tudo a experimentação do futuro docente, do discente e dos pesquisadores em uma perspectiva científica dos reais protagonistas da ciência

Agradecimentos

PhET Interactives Simulations, https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/chemistry. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Freitas (EEEFM DR FRE

Referências

Arantes, A. R.; Miranda, M. S.; Studart, N.; Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010
Oliveira, S. F.; Silva, J. T.; Melo, N. F.; PhET: Interactive Simulations to Chemistry. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X Eduqui) Salvador- BA 2012.
Vásquez, R. S. B. F.; Um Estudo do Laboratório Virtual no Ensino de Física e o uso do PhET como instrumento de ensino, 45p.:il, UEPB, 2014.

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