EXTRAÇÃO DO ÓLEO RESIDUAL DE TORTAS DE ANDIROBA (CARAPA GUIANENSIS AUBL.) POR MEIO DE CENTRIFUGAÇÃO: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Mata, M.S.L. (UEA) ; Souza, T.G. (UEA) ; Santos, H.C. (UEA) ; Melo, M.G. (UEA) ; Silva, J.D.Y. (E.E.B.A/SEDUC-AM) ; Tavares, G.S. (E.E.B.A/SEDUC-AM) ; Souza, A.C.T. (E.E.B.A/SEDUC-AM) ; Oliveira, M.E. (UEA) ; Eleutério, C.M.S. (UEA) ; Santos, R.X. (UEA)

Resumo

Esta experiência foi realizada no Laboratório de Educação Química e Saberes Primevos CESP/UEA. Foram envolvidos professores do Estágio Supervisionado, acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química, professores da educação básica e alunos do Ensino Médio. Foi utilizado como matéria-prima, tortas de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) que já haviam liberado óleo quando expostas ao sol. Para extrair esse óleo foi utilizada uma máquina de lavar roupas, marca Brastemp, modelo clean. Foram pesadas 15k de tortas distribuídas em três sacos de algodão para serem centrifugadas. Desses 15k de tortas foi extraído aproximadamente 3L de óleo residual. A partir dos resultados foi possível estabelecer diálogos entre o conhecimento acadêmico e escolar de forma interdisciplinar.

Palavras chaves

Extração/centrifugação; Óleo residual; Andiroba

Introdução

Esta experiência foi desenvolvida com o propósito de atender algumas das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (1999) que é encontrar formas de aproximar o aluno da educação básica ao trabalho de investigação científica e tecnológica, como atividades institucionalizadas de produção de conhecimentos, bens e serviços. A experiência envolveu professores que ministram disciplinas vinculadas ao Estágio Supervisionado, acadêmicos do 8º período do Curso de Licenciatura em Química, professores e alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Brandão de Amorim, no município de Parintins-AM. O processo de extração artesanal do óleo de andiroba é lento e segue várias etapas: coleta e seleção das sementes; armazenamento; cozimento das sementes e repouso; despolpagem, homogeneização; formação das tortas; extração do óleo ao sol. O óleo extraído é acondicionado em recipientes e comercializado para fins medicinais em feiras e mercados. Esse é o processo comumente utilizado nas comunidades tradicionais da Amazônia. Durante a experiência foi percebido que as tortas de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) após liberarem o óleo durante a exposição ao sol, continuavam úmidas, fato que nos levou a utilizar uma máquina de lavar roupas para centrifugálas, observar a quantidade de óleo extraído e verificar a partir dos resultados, a possibilidade de se estabelecer diálogos entre o conhecimento acadêmico (científico), o escolar e o tradicional de forma interdisciplinar.

Material e métodos

Para extrair o óleo das tortas de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) foi utilizada uma máquina de lavar roupas, marca Brastemp, modelo clean. Foram pesadas 15k de tortas distribuídas em três sacos de algodão para iniciar o processo de centrifugação. O óleo foi recolhido, filtrado, acondicionado em recipientes PET’s e encaminhado para o Laboratório de Educação Química e Saberes Primevos para posteriores análises. Pelo fato do óleo residual ter sido extraído em uma máquina de lavar roupas que estava em uso, o óleo foi utilizado na confecção de sabonetes antibacterianos e a massa na produção de velas inseticidas.

Resultado e discussão

O resultado da experiência mostrou que de 15k de tortas de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) centrifugadas foi extraído aproximadamente 3L de óleo residual (Figura 1). Quando utilizamos a função centrifugar percebemos a existência de uma rotação em alta velocidade que separava o óleo das tortas. De acordo com Zuñiga et al. (2003) as centrífugas são usadas para separar sólidos, desde caseínas, glutinas, leveduras, bactérias e células até meios fermentados contendo enzimas funcionais, anticorpos e proteínas terapêuticas. As considerações desses autores vêm corroborar a eficiência do processo de centrifugação, pois, por inércia, as tortas de andiroba (Carapa guianensis Aubl.), foram lançadas contra as paredes da máquina, extraindo uma boa parte do óleo. Durante as aulas de Química foi perguntado aos alunos quantos quilos de tortas de andiroba seriam necessários para se extrair 12L de óleo residual? considerando que de 15k de tortas é possível extrair 3L de óleo. Primeiramente foi mostrada aos alunos a possibilidade de se resolver este problema através de uma regra de três simples (processos práticos para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais três são conhecidos). Para isso, os alunos construíram uma tabela, agrupando as grandezas semelhantes em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência. Depois identificaram as grandezas que eram diretamente ou inversamente proporcionais e por último montaram a proporção e resolveram a equação(Figura 2): Ressaltamos que o óleo residual por ter sido extraído em uma máquina de lavar roupas que estava em uso, foi utilizado na confecção de sabonetes antibacterianos e a massa na produção de velas inseticidas.

Figura 1: O óleo de andiroba recolhido da centrifugação

Foto: ELEUTÉRIO, C. M.S. (2015)

Figura 2: Regra de três simples

Imagem: MATA, M. S. L. (2015)

Conclusões

Esta experiência comprovou que é possível relacionar o conhecimento teórico com o prático e estabelecer diálogos entre as disciplinas. As Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2008) asseguram que esse diálogo é favorecido quando se considera o contexto, as vivências dos alunos, os fenômenos naturais, as aplicações tecnológicas como objeto de estudo. Mas, para que isso se efetive como prática pedagógica é necessário que os professores adotem atitudes dialógicas, compartilhem ideias e experiências, busquem novos saberes, condição sine qua non no processo ensino- aprendizagem.

Agradecimentos

UEA; Escola Estadual Brandão de Amorim, Benedito Castro Ferreira, Edmundo Guedes Serrão, Raimunda das Neves Serrão, Djalma da Silva Pereira, Maria de Naza

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2008.
ZUÑIGA, Abraham Damian Giraldo. REVISÃO: técnicas usadas no processo de purificação de biomoléculas. B.CEPPA, Curitiba, v.21, n.1, p.61-82, jan./jun. 2003.

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