INVESTIGAÇÃO DO TEMA ALIMENTOS COMO CONTEXTO PARA ENSINAR QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Guerino, R.G. (INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA) ; Gomides, J.N. (INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA)

Resumo

A temática alimentos é um tópico amplo que pode ser usado no ensino de Química, possibilitando ao aluno relacionar conteúdos aprendidos em sala de aula com seu dia a dia. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi analisar artigos publicados em eventos e revistas científicas nacionais na área de Ensino de Química no período de 2012 a 2014, verificando se os mesmos utilizaram metodologias diversificadas ou recursos facilitadores com o tema alimentos como contexto para ensinar Química no Ensino Médio. Após análises dos artigos científicos que abordaram a temática alimentos, constatou-se que as metodologias utilizadas nas três séries do Ensino Médio facilitaram o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Palavras chaves

QNEsc; ENEQ; Nutriente Alimentar

Introdução

O ensino é um método norteador, utilizado pelo professor durante as aulas para transmitir o conteúdo específico aos alunos, mas as dificuldades observadas na aprendizagem dos alunos contribuíram para que, atualmente, surgissem formas diferenciadas de contextualizar as aulas. Diante disso Pazinato (2012, p.31) relata que, “a abordagem dos conteúdos de Química através da temática alimentos possibilita a utilização de várias metodologias de ensino, o que pode ajudar a compreensão do aluno”. A partir da temática abordada, problematizou-se: Os artigos científicos publicados, nos últimos anos, utilizam o termo “alimentos” com metodologias diversificadas com o propósito de facilitar o ensino e aprendizagem dos conteúdos em Química? Nesse sentido, essa pesquisa buscou, de forma geral, investigar artigos de eventos nacionais e revistas científicas na área de ensino de Química no período de 2012 a 2014, verificando se os mesmos utilizaram o tema alimentos como contexto para ensinar Química no Ensino Médio. De forma específica, buscou pesquisar, nos anais de eventos e revistas científicas, artigos que trabalhassem com o tema “alimentos” no ensino de Química; Quantificar apenas os artigos que apresentassem metodologias diversificadas ou recursos facilitadores, contextualizados com conteúdo químicos; Avaliar metodologias propostas nos artigos publicados, destacando os conteúdos de Químicas que foram abordados e quais foram os recursos didáticos, utilizados para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Este projeto justificou-se devido ao fato de verificar a existência de pesquisas desenvolvidas como a “temática alimentos” nas aulas de química no Ensino Médio para facilitar o aprendizado dos alunos com conteúdo de Química.

Material e métodos

Esse projeto teve como marco teórico a pesquisa bibliográfica de caráter quanti-qualitativa. Nessa direção, Oliveira (2002), destaca como pesquisa “quantitativa aquela que quantifica dados, opiniões, na forma de coleta de dados”, e a “qualitativa como o processo de análise de um problema levantado”. Dessa forma, foram pesquisadas em artigos científicos de revistas impressas, e eletrônicas, informações que permitissem o conhecimento geral e específico sobre o tema alimentos. Diante deste contexto,Carvalho (2006, p. 100) relata que: “pesquisa bibliográfica é a atividade de localização e consulta de fontes diversas de informação escrita, para coletar dados gerais ou específicos a respeito de determinado tema”. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2015, tendo como material avaliativo os artigos científicos publicados em revistas e eventos de abordagem nacional na área de ensino de Química. Os artigos científicos foram analisados entre o período de 2012 a 2014, tendo como critério de seleção a busca por artigos em anais e periódicos que possuíssem em seu contexto a palavra“alimentos”. A escolha para a pesquisa dos artigos se deu pelo fato de estar no âmbito nacional de publicação. Os artigos foram investigados e, posteriormente, quantificados, prezando apenas os artigos que abordassem a temática alimentos, destacando as metodologias utilizadas e quais foram os conteúdos abordados dentro da disciplina de Química no Ensino Médio. Os resultados observados foram comparados, confrontando os dados obtidos nos artigos com os métodos abordados, levando em consideração a contextualização no ensino de Química.

Resultado e discussão

Foram avaliados artigos científicos publicados no período de 2012 a 2014 nos anais do evento ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química), sendo um evento bianual, que estimula a pesquisa na área de ensino de Química, e na revista QNEsc (Química Nova na Escola), com periodicidade trimestral, propondo subsidiar trabalho, formação e a atualização da comunidade do Ensino de Química brasileiro, ambos de nível nacional, onde todos artigos que abordassem a temática “alimentos” foi analisado, totalizando-se vinte e quatro (24) artigos, porém apenas sete (07) artigos do ENEQ e dois (02) da QNEsc trabalharam com metodologias diversificadas, utilizando recursos facilitadores com a abordagem do tema “alimentos” para contextualizar o ensino de Química no Ensino Médio, totalizando nove (09) artigos avaliados. Diante disso para Kato e Kawasaki (2011), a contextualização do ensino de química não é promover uma ligação artificial entre o conhecimento e o cotidiano do aluno, é propor situações reais que faça o aluno buscar o conhecimento necessário para entendê-las e procurar solucioná-las. Nós nove artigos analisados, verificaram-se as metodologias abordadas em cada artigo facilitaram o ensino e aprendizado dos alunos durante as aulas de Química, destacando as formas diversificadas de trabalhar com a temática alimentos. Após análise dos artigos, pôde-se observar que a maioria iniciou suas atividades a partir da aplicação de teste para avaliar o conhecimento prévio dos alunos. Esse teste permite que o professor conheça a dificuldade do aluno em relação ao conteúdo a ser abordado, em sequência ao questionário, através da contextualização do ensino as aulas foram desenvolvidas utilizando diversas metodologias e recursos didáticos com o tema alimentos.

Conclusões

A partir das análises dos artigos científicos, pôde-se constatar a abordagem da temática alimentos nas suas metodologias com o propósito de ensinar Química. Todos os artigos científicos analisados mostraram resultados positivos de acordo com as metodologias utilizadas nas três séries do Ensino Médio, relacionando diferentes conteúdos químicos, contribuindo para que o aluno saia da rotina de sala de aula, e consiga relacionar o seu dia a dia aos conteúdos abordados dentro de sala de aula.

Agradecimentos

Referências

CARVALHO. M. C. M. Construindo o Saber - Metodologia Científica Fundamentos e Técnicas. 17ª ed. Campinas. SP. Papirus, 2006.

KATO. D. S.; KAWASAKI. C. S. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Revista Ciência & Educação. Vol. 17. N° 1. p. 35-50. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n1/03.pdf>. Acesso em: 28 Jun. 2015. 22h13.

OLIVEIRA. L. S.Tratado de Metodologia Científica. São Paulo. Pioneira. 2002.


PAZINATO. M. S.Alimentos Uma Temática Geradora do Conhecimento Químico. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria. (UFSM). Rio Grande do Sul. p. 1 – 177. 2012. Disponível em: <www.cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4486>. Acesso em: 16 Set. 2014. 16h 20.

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