APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA SÃO FRANCISCO NO MUNICÍPIO DE PEDREIRAS - MA

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Moura, R.P. (UEMA) ; Maciel, M.J.S.S. (UEMA) ; Ericeira, E.R. (UEMA)

Resumo

A educação hoje tem se tornado mais fácil e acessível com tantos investimentos do governo, e por novas perspectivas de vida dos cidadãos, mas, o ensino de ciências ainda tem muito a melhorar, tabus a serem quebrados e muitos pensamentos “errôneos e exagerados” ao ensino na área das exatas. Diante de tantas dificuldades, há educadores que buscam meios para facilitar o ensino da química adaptando o estudo com a realidade do educando, e sonham com o crescimento, o entendimento e o amor pela ciência. O referido trabalho tem como objetivo mostrar o uso de equipamentos de forma simples e prática com alguns materiais alternativos.

Palavras chaves

EXPERIMENTOS; ENSINO DE QUÍMICA; METEDOLOGIA

Introdução

As atividades experimentais que sempre foram encaradas como sendo algo inatingível em escolas mais desprovidas de recursos, pois requer um investimento altíssimo. Mas se olharmos por outro lado veremos que é possível realizar experimentos de grande valia sem ter altos custos com aparelhos alternativos e qualquer aluno que venham a despertar o interesse de buscar outras formas de aprendizado mudando a forma tradicional do ensino que acaba por muitas vezes deixando a aula monótona e cansativa para sua compreensão e aplicação no nosso cotidiano. A própria essência da Química revela o objetivo de introduzir esse tipo de atividade ao aluno, esta ciência se relaciona com a natureza, sendo assim os experimentos propiciam ao estudante uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem. Por esse motivo então houve uma preocupação por parte dos acadêmicos do curso de química do programa Darcy Ribeiro do município de Pedreiras – MA para oportunizar o estudo de materiais alternativos para dinamizar as aulas e melhorar a absorção de conhecimentos dos diversos conteúdos que trazem confusão em sua compreensão e posteriormente aplicação nos vestibulares. Portanto o referido trabalho tem como principal alvo os alunos do ensino médio do colégio São Francisco, para os mesmos obterem um melhor rendimento nas aulas de ciências através de experimentos simples e demonstrações concisas dos cálculos e resultados esperados, aguçando cada vez mais a busca por conhecimento científico da química e das demais ciências.

Material e métodos

Com apresentação de proposta aos alunos e professores do colégio São Francisco, em sala de aula com demonstrações de aparelhos alternativos feitos pelos acadêmicos e algumas experiência como tais aparelhos podem ser aplicados nos conteúdos escolares, facilitando o entendimento dos mesmos. Os experimentos realizados na escola foram os seguintes: Destilação Simples, Elevador Químico e Sublimação da Naftalina.

Resultado e discussão

Os experimentos foram realizados na escola havendo maior absorção e compreensão dos conhecimentos científicos para aplicação desses resultados no cotidiano escolar, onde o aluno conseguiu através do experimento entender os assuntos abordados anteriormente nas aulas.

Conclusões

Os experimentos foram realizados na escola havendo maior absorção e compreensão dos conhecimentos científicos para aplicação desses resultados no cotidiano escolar, onde o aluno conseguiu através do experimento entender os assuntos abordados anteriormente nas aulas. A aplicação desses experimentos resultou em uma trazendo melhora para qualidade de ensino e estendendo conhecimentos práticos por meio desta ferramenta que é a prática através de experimentos simples e acessíveis aos mesmos e que proporcionam um ótimo resultado na fixação da disciplina.

Agradecimentos

AGRADEÇO PRIMEIRAMENTE A DEUS, POR ME SUSTENTAR A CADA DIA; A MINHA AMIGA DE TRABALHO, E AO QUERIDO ORIENTADOR E AMIGO, QUE NÃO TEM MEDIDO ESFORÇOS PARA QUE EU POSSA ESTA

Referências

Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702010000400017>.Acesso em:24Maio. 2015.
Disponível em <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/laboratorio-alternativo.htm>.Acesso em:24 Maio. 2015.
MATEUS, Alfredo Luís, Química na Cabeça, 4. Ed. Belo Horizonte, UFMG, 2001.
ROQUE CRUZ, Emílio Galhardo Filho, Experimentos de Química em Micro-Escala, Química Geral e Inorgânica Vol.1, 3. Ed. São Paulo, Scipione, 1997.
USBERCO, João, SALVADOR, Edgard, Química Geral Vol. 1, 12. Ed., São Paulo, Saraiva, 2006.
Disponível em:<http:www.feiradeciencias.com.br/sala21/21_07.asp>.Acesso em: 04 Ago.2015, LEMBO, Antônio, Realidade e Contexto, Química Geral Vol. 1, São Paulo, Ática, 1999.
LIMA, Joacy Batista de. Experimentos de Química Utilizando Materiais Alternativos com Aplicação no Ensino Médio. Monografia de conclusão de curso, UFMA, São Luís, 2004.
NOVAIS, Vera Lúcia Duarte de, Química Vol. 1, São Paulo, Atual, 1999.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás