SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE QUÍMICA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SANTA IZABEL DO PARÁ

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Santiago, J.C.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Leder, P.J.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Santos, V.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Costa, J.J.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

A busca por melhorias do trabalho docente em Química justificam a importância de pesquisas sobre o Ensino de Química. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo conhecer os saberes e práticas dos professores de Química nas escolas de nível médio da cidade de Santa Izabel do Pará. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário constituído de perguntas abertas, considerando os saberes e práticas dos professores de Química no que se refere aos objetivos do Ensino de Química. Pode-se afirmar, com base nos relatos, que os saberes e as práticas desses professores tem atendido os objetivos de um Ensino de Química para a formação de cidadãos críticos, que desenvolverão valores nas mais variadas dimensões, além de reconhecerem a função social da Química.

Palavras chaves

Ensino de Química; Práticas Docentes; Contextualização

Introdução

Em artigo publicado em revista, Schnetzler e Aragão (1995), justificam a importância da pesquisa no Ensino de Química afirmando que muitos professores de Química possuem uma visão simplista da prática docente, pois acreditam que para ensinar basta saber um pouco do conteúdo específico e utilizar algumas técnicas pedagógicas, pois a função do ensino seria a de transmitir conhecimentos que deverão se retidos pelos alunos. As consequências para este tipo de ensino é a formação de alunos desinteressados e que pouco aprendem sobre os conceitos que a disciplina Química tem para ensinar. A área de Educação Química se concentra em estudos e investigações acerca do processo de ensino e aprendizagem do conhecimento químico e destaca a importância de entendermos a complexidade do ato de ensinar, conhecendo as relações que se estabelecem entre alunos, professor e conhecimento químico, levando em conta as inúmeras variáveis que determinam o contexto social e político do processo educativo (MACENO e GUIMARÃES, 2013). Os conhecimentos teórico-metodológicos acerca do Ensino de Ciências orientam para que o Ensino de Química seja contextualizado, ou seja, leve em consideração os saberes e vivências de cada aluno, abordados na forma de temas geradores, com o objetivo de possibilitar ao aluno compreender tanto os processos químicos em si, quanto a construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. Se, portanto, o objetivo central da Educação Química é melhorar o ensino e a aprendizagem de Química, propomos como objetivo desta pesquisa investigar os saberes, concepções e práticas dos professores de Química, de modo a identificar variáveis que afetam o ensino e a aprendizagem.

Material e métodos

Com o objetivo de conhecer os saberes e práticas dos professores de Química nas escolas de nível médio, foi elaborado um questionário com perguntas abertas e aplicado aos professores de Química de três escolas de Ensino Médio da cidade de Santa Izabel do Pará. O questionário foi elaborado considerando os saberes e práticas dos professores de Química na escola no que se refere aos objetivos do Ensino de Química, a contextualização com os saberes locais e interdisciplinaridade, a abordagem na forma de temas e suas estratégias metodológicas. Os questionários foram aplicados durante os dias 6 e 7 de julho, computando com a participação de 5 professores questionados, sendo 4 professores do sexo masculino e 1 feminino, com tempo médio de atuação igual a 7 anos. A análise dos resultados teve uma abordagem qualitativa explorando os saberes e práticas realizadas no Ensino de Química e relacionando-os com os conhecimentos teórico-metodológicos que a Educação em Química recomenda como forma de oportunizar que alunos possam compreender a lógica, os conceitos e os princípios da Química, para poderem dialogar em melhores condições com a sociedade nacional e, ao mesmo tempo, apropriarem- se dos instrumentos e recursos tecnológicos importantes para a garantia de sua sobrevivência física e cultural.

Resultado e discussão

Foi perguntado aos professores: Para você o que significa contextualização no Ensino de Química? Todos os professores demonstraram estarem bem informados sobre o assunto, conforme é evidenciado no relato do P1: “Contextualizar o Ensino de Química é vincular os conceitos químicos à sua origem e a sua aplicação por meio da criação de situações comuns ao cotidiano do aluno”. Maceno e Guimarães (2013) apontam a contextualização como uma necessidade no Ensino de Química para estimular no estudante a curiosidade, a incorporação de vivências concretas e diversificadas, formular e reformular seus saberes e ter uma aprendizagem significativa. A Tabela 1 apresenta as respostas e as justificativas dadas pelos professores a respeito do uso da experimentação nas aulas de Química. Observa-se que o P1, P2 e P3 utilizam a experimentação no ensino de conceitos químicos por acreditarem na potencialidade desse recurso para estreitar a relação entre aluno, professor e conhecimento químico. Já a resposta do P4 e P5 nos dão uma noção das dificuldades enfrentadas por muitos professores para o emprego da experimentação nas aulas de Química, entre as quais podemos citar a falta de laboratórios de química, carga horária insuficiente e até mesmo a quantidade excessiva de alunos por turma. No entanto, a falta de laboratórios e equipamentos não se constitui em fator principal para a completa omissão de atividades experimentais no Ensino de Química (NANNI, 2004). A Tabela 2 apresenta os relatos de dois professores sobre a maneira que costumam trabalhar a Química com base no cotidiano do aluno. Tais relatos estão de acordo com as proposições de Schnetzler e Aragão (1995) que defendem um ensino relacionado a fenômenos que ocorrem na vida diária dos alunos com vistas à aprendizagem de conceitos.

Tabela 1

Concepções dos professores de Química sobre o uso da experimentação no Ensino de Química.

Tabela 2

Relatos de professores sobre as aulas de Química com base no cotidiano dos alunos.

Conclusões

Esta pesquisa possibilitou compreender de que forma a disciplina Química tem sido ministrada pelos professores da cidade de Santa Izabel/PA. Pode-se afirmar, com base nos relatos, que os saberes e as práticas desses professores tem atendido os objetivos de um Ensino de Química para a formação de cidadãos críticos, que desenvolverão valores nas mais variadas dimensões, além de reconhecerem a função social da Química. No entanto, vale ressaltar que a prática docente deve passar por um contínuo processo de aprimoramento profissional e de reflexão crítica visando a melhoria na qualidade do ensino.

Agradecimentos

Aos professores de Química da cidade de Santa Izabel do Pará pela participação voluntária nessa pesquisa.

Referências

MACENO, N. G.; GUIMARÃES, O. M. A Inovação na Área de Educação Química. [b]Revista Química Nova na Escola[/b], v. 35, n. 1, p. 48-56, fev., 2013.

MENDONÇA, A. M. G. D.; PEREIRA, D. L. Ensino de Química: Currículo, Diferenças Culturais e Saberes e Práticas no Processo de Ensino e Aprendizagem. [b]Revista CINTEDI[/b], v. 1, n. 1, p. 1-7, 2014.

NANNI, R. Natureza do conhecimento científico e a experimentação no ensino de ciências. [b]Revista eletrônica de ciências[/b], São Carlos – SP, n. 24, 26 mai., 2004. Disponível em: <http://cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_26/natureza.html>. Acesso em: 02 jul., 2015.

SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. Importância, Sentido e Contribuições de pesquisas para o Ensino de Química. [b]Revista Química Nova na Escola[/b], n. 1, p. 27-31, mai., 1995.

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