O papel do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Licenciatura em Química do IFPI - Campus Picos: Contribuições e Implicações

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Sá, L.C. (IFPI) ; Barros, S.B.A. (PROFESSOR DA UFPI) ; Barros, F.A.A. (PROFESSOR DO IFPI) ; Brito, J.I. (IFPI) ; Brito, I.A. (IFPI) ; Santos, R.I. (IFPI) ; Davi, A.O. (IFPI) ; Silva, M.E. (IFPI) ; Barros, V.F.S. (IFPI) ; Cardoso, J.R.A. (IFPI)

Resumo

O presente trabalho descreve a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na formação docente. Apósobservação e aplicação de um questionário aos bolsistas PIBID, graduandos do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), fez-se uma análise sobre a importância e as contribuições que o PIBID fornece para a formação docente. A pesquisa objetivoudemonstrar a importância do PIBID para o início da formação docentes licenciados em Química. Observou-se a importância do programa PIBID para os licenciados, na medica em que este trás aos bolsistas a oportunidade de auxiliar os estudantes em suas atividades de ensino e pesquisa e, dessa forma, contribuindo em seu processo de formação.

Palavras chaves

Formação inicial; PIBID; ensino de Química

Introdução

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) advémde uma política pública de valorização do magistério, o que a princípio possibilita aos licenciados a atuação no seu campo de trabalho desde o início de sua formação. O PIBID consiste numa nova proposta de incentivo e valorização do magistério, possibilitando aos acadêmicos dos cursos de licenciatura, como por exemplo, o de Química, a atuação em experiências metodológicas inovadoras ao longo da graduação. O programa trás inúmeras vantagens para os iniciantes da formação acadêmica de licenciatura em química. Uma grande oportunidade que as instituições propõem para os formadores de licenciatura em químicaé o (PIBID), é um dos projetos financiados pela CAPES em parceria com o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esse programa possibilita aos bolsistas um contato direto, como professor em progresso de sua formação docente com a escola,o aluno e todos os aspectos- pedagógicos instituição educativa de forma diferenciada (SILVA, 2012). Um dos grandes desafios dos cursos de formação docente é o estabelecimento de uma interação efetiva entre o acadêmico com o ambiente escolar de maneira ativa (Almeida, 2010). Dessa forma, o PIBID surgiu como uma possibilidade no sentido de contribuir para uma melhor interação entre licenciados, professores, escola e universidade. Constando mudanças curriculares e projetos que visam a um currículo de licenciatura que analise a identidade do curso de formação de professores e propiciem aos alunos das licenciaturas integrarem teoria e prática com a especificidade do trabalho docente.

Material e métodos

A pesquisa foi feita com alunos bolsistas participantes do projeto PIBID de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Picos. Foi realizada umainvestigação qualitativa com o objetivo de avaliar a importância do programa para os mesmo. Assim, os bolsistas foram acompanhados durante o processo de planejamento de algumas atividades relacionadas ao programa e, posteriormente, foram coletadas as impressões sobre as experiências que os bolsistas obtiveram. A pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira foi uma análise sobre o programa, onde foi feito um estudo sobre a importância do PIBID na formação acadêmica,e a segunda, consistiu da aplicação de um questionáriocom (5) cinco questões abertas sobre a importância do programa, para (30) trinta bolsistas do PIBID do 5º período do curso de Licenciatura em Química do IFPI.

Resultado e discussão

Através da observação e estudo sobre o programa PIBID com os alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Química do IFPI, Campus Picos, foi possível observar que os bolsistas apresentaram um grande interesse pela área de ensino, diante do entusiasmo demonstrado pelos mesmos no exercício de suas atividades referentes ao programa. Tal interesse por parte dos bolsistas provavelmente se deve as vantagens que o PIBID proporciona aos mesmos, os colocando em contato com atividades que buscam facilitar a fixação do conteúdo de Química. As respostas fornecidas pelos bolsistas PIBID ao questionário aplicado indicam a grande importância deste programa para o incentivo e fortalecimento da carreira docente aos licenciados do curso de Química, já que foi unânime por parte dos bolsistas PIBID envolvidos na pesquisa que‘‘o programa traz diversas melhorias para a formação acadêmica, possibilitando conhecimentos sobre o ensino da Química’’. Quando perguntado “O PIBID ajuda na iniciação a docência? Como?”, o bolsista 1 respondeu‘‘sim, com esse programa nós teremos grandes oportunidades durante nosso curso, pois através dele teremos atividades desenvolvidas e um contato direto com os alunos’’. Ainda diante da pergunta “Quais a contribuições que o PIBID proporciona aos bolsistas?” o bolsista 2 respondeu ‘‘inúmeras, uma delas é a experiência que adquirimos durante o período que teremos com a atuação docente’’. Também foi perguntado sobre a participação dos alunos do ensino médio para com os bolsistas, e muitos deles se queixam que não há grande participação dos alunos, eles procuram os bolsistas para sanar dificuldades no conteúdo somente em períodos de provas ou mesmo quando esses alunos tiram notas baixas. O PIBIB para os bolsistas consiste de grande alicerce.

Conclusões

Com esse estudo, pôde-se observar que PIBID é uma ferramenta de incentivo e fortalecimento à formação docente para os licenciados de Química. Além disso, o PIBID contribui com valores significativos para a formação inicial de docentes de Química. Tais aspectos são importantes na medida em que se observa a enorme carência de professores de Química, incentivando aos licenciados envolvidos no programa a seguirem na carreira do magistério, e auxiliar na formação docente no sentido de minimizar os entraves educacionais que os alunos do ensino básico possuem em relação à disciplinna de Química.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus, a minha família e aos meus professores. Em especial ao professor Francisco de Assis Araújo Barros,PIBID/CAPES e IFPI.

Referências

ALMEIDA, E.C.S; ANDRADE, J.M.; BRASILINO, M.G.A. e FONSECA, M.G. A contribuição do PIBID/UFPB na formação inicial de alunos de licenciatura em química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15. Anais... Brasília, 2010. Disponível em: http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/ R0851-2.pdf. Acesso em abr. 2012.

BRAIBANTE, M. E. F; WOLLMANN, E. M. A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química nova na escola, v. 34, n. 4, p. 167-172, 2012.

STANZANI, E. L; BROIETTI, F. C. D; PASSOS, M. M. As Contribuições do PIBID ao Processo de Formação Inicial de Professores de Química. Química nova na escola, v. 34, n. 4, p. 210-219, 2012.

SILVA, C. S.; MARUYAMA, J. A.; OLIVEIRA, L. A. de O.; OLIVEIRA, O. M. M. de F. O Saber Experiencial na Formação Inicial de Professores a Partir das Atividades de Iniciação à Docência no Subprojeto de Química do PIBID da Unesp de Araraquara. Química Nova na Escola. Vol. 34, N° 4, p. 189.

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